Instalação do debian para inciantes como servidor de arquivos e com banco de dados Mysql liberado para acesso externo

Bom dia a todos, sou iniciante em linux mas usuário do mesmo a muitos e muitos anos.
Tenho um Not da Dell modelo 1720 que esta parado e gostaria de reativa-lo.
Gostaria da ajuda de vocês sobre como instalar uma versão do debin e deixa-lo como servidor de arquivos, samba ativado, instalar e configurar um banco de dados Mysql (sem ser o Mariadb), deixando nele configurado o acesso tanto interno como externo.

Obrigado a todos

Amaury

Sua ¨dúvida¨ não se encaixa na sessão iniciantes. hehe
Se vc é iniciante, em fórum dificilmente irá conseguir passo à passo para montar um servidor… Sugiro a leitura de guias: Servidor Debian [Servidor Debian] ou https://hcnlinuxblog.wordpress.com/2018/06/08/instalando-um-servidor-de-midia-e-arquivos-super-simples-e-barato-debian-9-emby-samba-e-netdata/, pesquisas no Google, vídeos no Youtube… E conforme os erros ou dúvidas forem aparecendo durante o processo de configuração, ir debatendo o assunto no fórum… Ou fazer uso de alguns outros fóruns com um foco mais voltado para servidores, etc… Mas ai o pessoal não vai ser tão ¨amigável¨.

Bom dia a toos, alguem pode me ajudar a instalar linux debian como servidor de arquivos, banco de dados mysql,samba,acesso externo ao mysql ?

No aguardo

Amaury

Obrigado pelo retorno meu amigo vou procurar.

Ola,
Precisa ser Debian ? Pq o Dio postou um video para a instalacao de um Ubuntu Server no qual eu instalei um aqui em casa …
Preciso somente colocar o Samba para rodar … e etc…