Instalaçao deepin dualboot

ola, estou com problema de instalar deepin15.10, eu instalo dualboot, fazendo partiçoes /, /home e swap, depois de instalado nao vai para o grub e da boot direto indo para windows

Quantos HDs tu tem?
O quê pode estar acontecendo é de estar instalando o Grub em um disco diferente do disco do boot. Isso é selecionável na instalação.

Além disso também pode estar acontecendo de o Grub estar sendo instalado em uma partição ao invés de no disco por “inteiro”.

Atente-se ao que está selecionado no campo “Instalar carregador de inicialização” na etapa de particionamento durante a instalação.

Vc precisa criar a partição /boot de 300mb. Se for em UEFI, é /boot/efi.

@anon48034656 Sério!? Por quê? Eu nunca criei essa partição.

Só é necessário a /boot se você estiver usando tabela GPT.

1 curtida

ola, meu note tem o boot do windows como EFI, e quando vou instalar pelo deepin, la tem a opçao sistema efi, so que nesse caso nao tem como selecionar ponto de montagem, depois fiz ext4 com /, ext4 com /home e outra de swap

é só um hd, sera que tenho que instalar o efi em cima do efi do windows?

onde mostra se é tabela gpt no instalador deepin?

No caso do UEFI, o instalador avisa que precisa criar. É provável que sua BIOS esteja no Modo Legacy.

minha bios esta UEFI rs

estou agora vendo um video de instalação do deepin que o cara usa ext2 com /boot

Instalação do Deepin (em UEFI)
/boot/efi - 300mb - o sistema de arquivo é definido automaticamente
/ - aonde sera instalado o sistema (o minimo requirido é 16gb)
/home e /swap - fica a seu criterio criar. Eu não as uso.

baixei agora a versao 15.9, vou tentar com ela, obrigado

Para serve a swap e quanto recomendado deixar?

A Swap é uma “entensão da memória RAM”, que é usada quando o Linux não consegue alocar memória RAM jogando vários dados no HD, mas como ele tende deixar o sistema mais lento quando é usado em excesso (até em ssds isso é perceptivel), dependendo do que faz no computador talvez nem precise da memória swap (computadores com 4GB de Ram ou mais) mas se você:

  1. Tem entre 2GB e 4GB de Ram, recomendado é ter uma swap com a metade do valor da quantidade de Ram inserida, já em computadores com menos de 2GB de Ram teria que ter a swap com o mesmo tamanho.

  2. Faz edição e/ou renderização é recomendado que se tenha um partição swap com a metade da quantidade de Ram instalada, por exemplo se o seu computador contém 16GB de Ram, o recomendado seria ter 8GB de swap.

1 curtida

Só tem utilidade se for usar a hibernação. Antigamente, qdo a memória ram era de 256mb tinha utilidade… Hoje com 4GB pra cima, ela torna o sistema lento (é o HD sendo usando como memória RAM).

O recomendando é que tenha o mesmo tamanho da sua RAM instalada. Se vc tem 4gb de RAM… coloque 4gb (ou 6gb) de /swap.

1 curtida

Acredito que não seja o seu caso, mas só para acrescentar…

Você pode aumentar um pouco o tamanho da /boot se você pretende compilar vários kernels e gosta de manter versões anteriores para possíveis downgrades.

1 curtida