Olá pessoal, tudo bem? recentemente comprei um Aspire 5 da acer e ele veio com linux gutta, e está sendo realmente péssima a experiência com o mesmo. Comprei um Pen drive para trocar o sistema operacional e gostaria da ajuda de vocês para me indicarem Quais são os melhores softwares para um iniciante como eu e se possível um tutorial de como o instalo; Mais uma coisa estava vendo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=8ynj_-SmLow e exatamente no 8:52 ele faz uma alteração no arquivo porém ele não falou como salvar, se possível também podem me dizer como salvar essa alteração de arquivo?
podem me dizer como salvar essa alteração de arquivo?
Ele está usando um editor de textos chamado Nano. Para salvar, você pode pressionar CTRL+x e depois y para confirmar.
Não se esqueça de executar sudo apt update depois de salvar para que o GuttaOS possa reconhecer as linhas que você acabou de inserir.
Se você quer um bom sistema para usar, experimente o Linux Mint. Baixe o arquivo ISO do site, grave-o no seu pendrive e faça a instalação.
Se lhe for útil, aqui tem uma maneira explicada de fazer isso:
Existem vários programinhas para criar o seu pendrive bootável com o arquivo ISO que você baixou, no vídeo eles usam o Yumi, mas outros populares incluem o Ventoy e o Balena Etcher.