Instalação de novo sistema no Aspire 5

preciso de ajuda com linux gutta

Olá pessoal, tudo bem? recentemente comprei um Aspire 5 da acer e ele veio com linux gutta, e está sendo realmente péssima a experiência com o mesmo. Comprei um Pen drive para trocar o sistema operacional e gostaria da ajuda de vocês para me indicarem Quais são os melhores softwares para um iniciante como eu e se possível um tutorial de como o instalo; Mais uma coisa estava vendo este tutorial https://www.youtube.com/watch?v=8ynj_-SmLow e exatamente no 8:52 ele faz uma alteração no arquivo porém ele não falou como salvar, se possível também podem me dizer como salvar essa alteração de arquivo?

1 curtida

Procure tutorial sobre a distro que tu quer instalar, de preferencia documentação oficial ou algo que chegue mais proximo disso.

1 curtida

podem me dizer como salvar essa alteração de arquivo?

Ele está usando um editor de textos chamado Nano. Para salvar, você pode pressionar CTRL+x e depois y para confirmar.

Não se esqueça de executar sudo apt update depois de salvar para que o GuttaOS possa reconhecer as linhas que você acabou de inserir.

Se você quer um bom sistema para usar, experimente o Linux Mint. Baixe o arquivo ISO do site, grave-o no seu pendrive e faça a instalação.

Se lhe for útil, aqui tem uma maneira explicada de fazer isso:

Existem vários programinhas para criar o seu pendrive bootável com o arquivo ISO que você baixou, no vídeo eles usam o Yumi, mas outros populares incluem o Ventoy e o Balena Etcher.

1 curtida