Só explicando a primeira pergunta: no meu PC antigo quando quero tirar o Linux dele, eu entro pelo Windows 10, vou modo de recuperação, modo prompt de comando, escrevo bootrec.exe /fixmbr que remove o grub e restaura a mbr, será que no HD é necessário algo assim?
1 - Caso eu queria tirar o Linux instalado nele, há a possibilidade de remover o Grub dele?
Sim. O modo de fazer vai depender se você instalar o bootloader via MBR ou UEFI.
2 - A performance fica muito reduzida pela conexão USB?
Relatos aqui do fórum que pode acontecer microtravamentos usando o USB, mesmo que seja USB 3. Porém um colega meu já usou e não reportou esse comportamento.
3 - Vale a pena usar Linux em HD externo?
Se não acontecer os microtravamentos, tanto faz se for interno ou externo. A vantagem de usar ele externo é que pode levar para outro computador e sair usando lá. A desvantagem é que a desconexão acidental do disco pode acontecer e danificar o sistema de arquivos.
Se for UFEI seria só deletar a partição do Grub já se for legacy MBR tem que escrever com zero todos os 512 bits iniciais do HD o que destruiria a tabela de partição perdendo tudo que tenha no HD.
bootrec.exe /fixmbr acredito que isso instala o boot loader do Windows no lugar do Grub a pergunta dele é como remover o boot loader e não trocar o boot loader.
Não deu certo. Eu instalei tanto o sistema quanto o GRUB no HD externo, não deu nenhuma mensagem de erro mas não deu boot em três computadores que testei aqui.