Instalação de Linux em HD externo

É o seguinte, queria instalar Linux em um HD externo que tenho aqui para backup, mas tenho algumas dúvidas.

1 - Caso eu queria tirar o Linux instalado nele, há a possibilidade de remover o Grub dele?

2 - A performance fica muito reduzida pela conexão USB?

3 - Vale a pena usar Linux em HD externo?

1- ?

2- depende se for um pc antigo e portas usb2.0 poderá reduzir o desempenho

3-Sim, recomendo o ubuntu mate. É leve e bonito, no canal diolinux tem um video a falar disso.

Eu uso linux a algum tempo e recomendo plenamente!!!

Só explicando a primeira pergunta: no meu PC antigo quando quero tirar o Linux dele, eu entro pelo Windows 10, vou modo de recuperação, modo prompt de comando, escrevo bootrec.exe /fixmbr que remove o grub e restaura a mbr, será que no HD é necessário algo assim?

1 curtida

1 - Caso eu queria tirar o Linux instalado nele, há a possibilidade de remover o Grub dele?

Sim. O modo de fazer vai depender se você instalar o bootloader via MBR ou UEFI.

2 - A performance fica muito reduzida pela conexão USB?

Relatos aqui do fórum que pode acontecer microtravamentos usando o USB, mesmo que seja USB 3. Porém um colega meu já usou e não reportou esse comportamento.

3 - Vale a pena usar Linux em HD externo?

Se não acontecer os microtravamentos, tanto faz se for interno ou externo. A vantagem de usar ele externo é que pode levar para outro computador e sair usando lá. A desvantagem é que a desconexão acidental do disco pode acontecer e danificar o sistema de arquivos.

1 curtida

Se for UFEI seria só deletar a partição do Grub já se for legacy MBR tem que escrever com zero todos os 512 bits iniciais do HD o que destruiria a tabela de partição perdendo tudo que tenha no HD.
bootrec.exe /fixmbr acredito que isso instala o boot loader do Windows no lugar do Grub a pergunta dele é como remover o boot loader e não trocar o boot loader.

Outra dúvida. Eu posso instalar o grub só no HD externo? Ou precisa ser no HD principal?

Pode ser no externo, sem nenhum problema!

Depois que você testar avisa a galera ai se funcionou bem, faz tempo que quero testar isso

Não deu certo. Eu instalei tanto o sistema quanto o GRUB no HD externo, não deu nenhuma mensagem de erro mas não deu boot em três computadores que testei aqui.

UEFI ou Legacy?

Atualizou a ordem de procura de boot no BIOS?

UEFI

Além de alterar a ordem, selecionei manualmente para dar boot pelo HD externom mas dá erro de que o sistema de arquivos não foi reconhecido.

Tem foto disso? Foi no grub? No Kernel? Ou na montagem do raiz?

Chegou a dar erro uma vez, não tirei foto, nas outras vezes, era como se o HD não fosse reconhecido.

Parece que uso um filesystem que o suporte do kernel esta como modulo instala no EXT4.
Qual filesystem você uso?

Usei o filesystem ext4.