Olé pessoal tudo bem? A fins de experimento eu fiz um comparativo na instalação do Windows 10 Home e do Linux Mint Cinnamon. O “equipamento” que usei foi o seguinte:
- Processador com 4 núcleos e 4 threads
- 4Gb de memória RAM
- 30Gb de espaço no SSD
- GPU SVGA com 256Mb e aceleração 3D ativa
Os sstemas usados para o comparativo foram:
- Linux Mint Cinnamon 25.04
- Windows 10 22h2 Home
Todas as ISOs foram baixadas do site dos respectivos desenvolvedores. Sem nenhum tipo de modificações.
O comparativo foi feito da seguinte maneira, contei a partir do início da máquina e do instalador até a primeira inicialização da área de trabalho.Utilizei o Gnome Boxes para fazer esse comparativo. Usei o mesmo estilo de hardware e configuração para ambas as instalações. “Usei” um SSD como o armazenamento onde os sistemas foram instalados.
O Windows 10 Home eu fiz a instalação pelo método de inicialização da mídia de instalação “no boot”. Já o Linux Mint eu instalei, tanto pela via “direta”, quanto por dentro do sistema iniciado em modo Live.
Nos dois casos o Linux Mint Cinnamon ganhou com vantagem considerável. Mesmo que no começo do processo parecesse que o Linux demoraria mais para instalar do que o Windows 10 Home. O Linux reiniciou o sistema apenas uma vez. O Windows reiniciou mais de uma. Se tivesse, também, feito uma instalação do Windows 10 Home por dentro de um windows já instalado, demoraria ainda mais.
O resultado desse comparativo foi muito interessante e pode ser conferido nesse vídeo:
Espero que gostem desse comparativo. O Linux anda cada vez melhor que o Windows.