Instalação: comparando o Windows 10 Home com Linux Mint Cinnamon

Olé pessoal tudo bem? A fins de experimento eu fiz um comparativo na instalação do Windows 10 Home e do Linux Mint Cinnamon. O “equipamento” que usei foi o seguinte:

• Processador com 4 núcleos e 4 threads
  • 4Gb de memória RAM
  • 30Gb de espaço no SSD
  • GPU SVGA com 256Mb e aceleração 3D ativa

Os sstemas usados para o comparativo foram:

• Linux Mint Cinnamon 25.04
  • Windows 10 22h2 Home

Todas as ISOs foram baixadas do site dos respectivos desenvolvedores. Sem nenhum tipo de modificações.

O comparativo foi feito da seguinte maneira, contei a partir do início da máquina e do instalador até a primeira inicialização da área de trabalho.Utilizei o Gnome Boxes para fazer esse comparativo. Usei o mesmo estilo de hardware e configuração para ambas as instalações. “Usei” um SSD como o armazenamento onde os sistemas foram instalados.

O Windows 10 Home eu fiz a instalação pelo método de inicialização da mídia de instalação “no boot”. Já o Linux Mint eu instalei, tanto pela via “direta”, quanto por dentro do sistema iniciado em modo Live.

Nos dois casos o Linux Mint Cinnamon ganhou com vantagem considerável. Mesmo que no começo do processo parecesse que o Linux demoraria mais para instalar do que o Windows 10 Home. O Linux reiniciou o sistema apenas uma vez. O Windows reiniciou mais de uma. Se tivesse, também, feito uma instalação do Windows 10 Home por dentro de um windows já instalado, demoraria ainda mais.

O resultado desse comparativo foi muito interessante e pode ser conferido nesse vídeo:

Espero que gostem desse comparativo. O Linux anda cada vez melhor que o Windows.

pra mim isso não é uma surpresa grande, sempre que eu fazia uma instalação de windows 10 eu achava ela muito lenta, até mesmo antes de ter qualquer contato com linux, quando instalei linux pela primeira vez no meu notebook eu pensei:
“nossa! Rápido assim?”
enquanto a do windows demorava mais de 1 hora pra terminar, as instalações de linux demoravam menos de 30 minutos, e isso sempre usando a versão mais recente dos sistemas.

1 curtida