Pessoal,
Após um período de uso de Linux desde maio deste ano, gostaria de ajuda com a seguinte questão. Utilizei por dois meses (sem problemas) o Kubuntu. E gostei muito. Após este uso, e de maneira que não consigo explicar, alguns drivers param de funcionar ou apresentaram instabilidade (audio, video, placa de rede, touchpad). Depois de tentar resolver, reinstalei o sistema (o timeshift não funcionou: alguns aplicativos pararam de funcionar).
Então tentei o Zorin, que gostei muito, mas com uma semana de uso o desktop ficou diferente, sem menus de contexto e exibia somente o panel com o calendário. Nem o lançador funcionou.
Buscando confiabilidade, tentei o Debian 12. De cara o sistema já apresentou artefatos após interação com o desktop. Não fiquei muito tempo por lá e instalei o Ubuntu 24.04 LTS.
Apenas instalei o sistema e o aplicativo que preciso (Geant4) e atualizar o sistema (sudo apt update && sudo apt upgrade) e já tive problemas de travamento/lentidão após inicializar.
Gostaria de saber se é assim mesmo (rsrsrs) ou se estou experimentando incompatibilidade de hardware, ou de usuário. Tem sido difícil ficar no Linux, uma vez que a produtividade está prejudicada pelas constantes reconfigurações.
Alguém tem alguma recomendação, ou simplesmente uma dica do que pode estar causando isso?
Pode ser memória, tenta tirar ela, limpar e colocar de volta. Faz um reset CMOS (salva as configs antes!) e tenta bootar com a BIOS totalmente nos padrões de fábrica. Pode ser algum pau no armazenamento ou placa de vídeo, é difícil dizer assim, vai ter que tentar eliminando as variáveis. Eu começaria pela memória que geralmente é a que apresenta esse tipo de problema.
Uma vez minha máquina deu um problema similar e depois de bater a cabeça descobri que o SSD que meu /home estava montado tinha dado pau. Dava uns problemas bem similares, o sistema ficava todo lento, sumia elementos da interface, uma porção de bizarrices. Como você citou “artefatos” eu já chutei memória de cara.
Salve, @sr_llucas
Sugiro que você informe:
- os repositórios que está usando
- os softwares que não são oficialmente fornecidos pela(s) distro(s) que você está / esteve usando
Por exemplo, vi aqui essa informação sobre o Geant4:
Supported and Tested Platforms:
Linux, gcc-14.2.0.
Tested on 64 bit architectures (Intel or AMD) with Alma Linux 9 (based on RedHat Linux Enterprise 9).
Como você baixou e instalou?
Eu baixei o código fonte e as dependências dele, e utilizei cmake e make. O software usa apenas repositórios do próprio ubuntu, do build-essential em sua maioria, pois é todo escrito em c e cpp. Após baixar, e compilar rodei os benchmarks sem mensagens de erro. Mas a ctz que tive que não era o software que estava causando os problemas é que eu não instalei ele em todas as distros que testei.
Depois que tive problemas com a primeira (kubuntu LTS 24.04), após quase dois meses tranquilos, como dá bastante trabalho para montar todas a bibliotecas, testei outras distros por um tempo para só refazer tudo quando tivesse encontrado uma que eu não tivesse problemas. Neste meio tempo testei Zorin, Mint, Debian, Kubuntu e Ubuntu 25.04. Daí instalei o Geant4 novamente somente no ubuntu LTS 24.04 (última distro que testei). Mas novamente comecei a experimentar problemas
A sensação que tenho é que estou tendo problema após atualizar as distros. Mas não sei direito se é isto que está causando, pois ainda não sei como usar logs de erros.
Não usei mais nada que não veio com as distros. Até instalei o timeshift em algumas, para tentar recuperar após problemas, mas não funcionou muito bem.
Foi bom descartar que a causa pudesse ser o Geant4 – do qual você precisa.
Inúmeras outras hipóteses poderiam ser examinadas, mas faltam dados sobre a “lentidão” que você fala: – É direto, o tempo todo? Ou algumas ocasiões?
Também não sabemos quais repositórios você configura, quais serviços você deixa habilitados em background, quais pacotes você instala. – Sem isso, só podemos ficar imaginando coisas, e dificilmente vamos acertar.
Em quase 20 anos, experimentando mais de 30 distros, eu nunca passei por essa experiência, de uma distro ficar lenta depois de uma atualização.
Quando minha máquina e minha conexão eram fraquinhas, eu percebi lentidão:
- Quando o unattended-upgrades começava a baixar e instalar coisas silenciosamente, em background, sem nenhum aviso. – Eu só pude entender o que estava acontecendo, porque eu monitoro pelo Conky os processos em execução, e lá estava ele, quando isso acontecia. – Atualmente, eu removo logo o unattended-upgrades, pois faço as atualizações manualmente, em geral aos Domingos. – Mas, isso não acontecia “depois das atualizações”, como é o seu caso.
Monitorando os processos em execução:
Monitorando o uso de CPU e de Memória RAM:
-
Outro caso, era quando eu abria o Synaptic – e o apt-xapian-index começava a indexar os dados de 50.000 pacotes, para habilitar o Filtro Rápido. – Mas isso também não combina com “depois de uma atualização”. E provavelmente, você nem usa Synaptic.
-
Outra lentidão que eu percebia, era causada pela enxurrada de anúncios, popups etc. em muitos portais da internet. – Isso melhorou muito, depois que passei a usar uBlock Origin no meu navegador. – Mas isso também não parece provável, pois você não diz que só ocorre quando está navegando.
-
Eu enfrentei lentidão quando alguma distro habilitava OpenGL, mas meu hardware fraquinho empacava. Só ficava esperto com XRender. – Também não parece ser o seu caso.
-
Em algumas distros, usar o Chromium com “Hardware Acceleration” dava ruim. Eu tinha que desabilitar. – Também não parece ser o seu caso.
Restam 2 áreas, das quais não posso falar:
-
Não uso placa NVidia
-
Não tenho 24 Flatpaks instalados, nem Snaps. – Não sei se eles se atualizam sozinhos, na moita, em silêncio.
Portanto, não posso imaginar hipóteses relacionadas a essas 2 áreas.
E de qualquer modo, seu hardware é bem mais parrudo do que o que eu tinha naquela época.
EDIT - Ia esquecendo:
- Eu também tinha lentidão ao iniciar openSUSE, instalado em BtrFS com serviços de manutenção de “instantâneos”.
Fiz a limpeza, mas ainda não sei se funcionou. Vou precisar de mais tempo para avaliar.
Hoje, um amigo conversou comigo sobre a experiência negativa que ele teve com gráficos híbridos.
Ele me sugeriu verificar o site do fabricante. Ao verificar no site da Lenovo, meu modelo não está na lista de sistemas testados para Linux da Lenovo. Acho que isso não significa que não vai funcionar, mas apenas que a Lenovo não certificou.
Mas começo a acreditar que possa estar relacionado a questão do vídeo híbrido.
Estou tendo a oportunidade de utilizar uma outra máquina com o Mint, e hoje não tive problemas nenhum com ela. Vou ficar com ela cerca de 6 meses. Vai ser uma boa experiência para avaliar a questão de compatibilidade do hardware, pois utilizarei exatamente os mesmos softwares e pacotes que preciso na minha pesquisa.
Eu tive problemas de lentidão no Linux e mais ainda no Windows. Resolvi trocando o ssd por um nvme. Meu ssd era um white label da pichau, não sei se é ruim mesmo ou se veio com problema, mas a troca resolveu.
Eu uso ssd, mas a lentidão que estava experimentando é logo na inicialização do OS usando X11 apenas. No Wayland não ocorre, mas o Geant4 (software que preciso) é baseado no X11. Não consegui fazer ele funcionar em Wayland. Então não sei dizer se está relacionado ao SSD. Acredito que não.
Acredito que é difícil até para ajudar com descrições tão genéricas… vida de noob rsrsrs.
Acho que vou estudar um pouco sobre os logs do Linux antes de pedir ajuda. Senti boa intenção de todos vcs. Mas ajudar baseado só nas informações que consigo prestar no momento, fica difícil p vcs. Mas obg o esforço msm assim!
Humm
Mas o que eu quis dizer é que pode ser realmente um problema de hardware, podendo ser memória como o colega acima disse ou outra coisa, ou até mesmo um pouco de cada
Pelo seu relato, tenho a impressão que pode ser uma falha no SSD, tive uma situação similar, em que meu servidor apresentava instabilidades e sempre precisava rodar fsck para consertar o que havia sido corrompido para conseguir bootar o sistema. Troquei o disco e tudo funcionou normalmente. Enfim, é apenas uma impressão e é impossível colocar o dedo no problema dessa maneira.
Como você bem disse, os logs do Kernel (journalctl) seriam bastante valiosos para te ajudar a chegar nessa conclusão do que está sendo, de fato, o problema.
Boa sorte!
Existe alguma maneira de rodar um diagnóstico do ssd?
Por partes:
Já vi vários tópicos sobre problemas com gráficos híbridos, aqui no Fórum. – É fácil pesquisar aqui.
Isso é uma pista interessante, para pesquisar no Google, ou aqui mesmo no Fórum.
Falhas de hardware não afetariam só X11.
Conheço “smartmontools”. Já usei muito, horas e horas, dias e dias. – Ou não tinha nada de errado com meus SSDs e HDDs, ou eu não fui capaz de entender os relatórios.
vc testou com distros que tem por base o debian. experimente uma diferente, como archlinux. rode num pendrive e veja se os problemas reaparecem. se reaparecerem, pode ser do seu hardware mesmo, pois isto não é comum.
qual sua placa de vídeo? faça umapesquisa no google, em inglês. traduza no gemini ou cgatgpt e vej se encontra algo.
Respondendo a pergunta da placa dedicada: GeForce 940 MX. Não estou usando o driver proprietário no momento. Estou usando o nouveau.
Estava com vontade de testar outra base mesmo, para verificar se o problema poderia ser instabilidade relacionada com hardware + Debian.
Ao digitar no console “journalctl -p err”, recebi o seguinte feedback:
ago 05 06:27:02 linuxpc-80yh kernel: platform MSFT0101:00: failed to claim resource 1: [mem 0xfed40000-0xfed40fff]
ago 05 06:27:02 linuxpc-80yh kernel: acpi MSFT0101:00: platform device creation failed: -16
ago 05 06:27:02 linuxpc-80yh kernel: integrity: Problem loading X.509 certificate -65
ago 05 06:27:05 linuxpc-80yh kernel: nouveau 0000:01:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 6013d4 [ PRIVRING ]
ago 05 06:27:07 linuxpc-80yh bluetoothd[986]: profiles/sap/server.c:sap_server_register() Sap driver initialization failed.
ago 05 06:27:07 linuxpc-80yh bluetoothd[986]: sap-server: Operation not permitted (1)
ago 05 06:27:19 linuxpc-80yh kernel: nouveau 0000:01:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 6013d4 [ PRIVRING ]
Duas observações, o Kernel aparentemente não está conseguindo acessar certo certificado, que provavelmente é relacionado à configuração de Secure Boot da placa-mãe. Esse erro não parece ser a causa do problema.
O que aparenta ser o problema, na minha rasa visão, é o driver nouveau. Recomendo instalar os drivers proprietários e fazer um blacklist do nouveau, caso a instalação já não o faça (deduzo que faça sim). A inicialização do Kernel com nomodeset também pode ajudar.
Com isso, recomendo os passos pro troubleshooting:
- Adicionar o nomodeset na linha de inicialização do Kernel (sendo
GRUBo bootloader pode adicionar o parâmetro no final da linha, após pressionar E na tela do bootloader). Essa solução é temporária e apenas para testar se o comportamento se estabiliza. - Instalar os drivers proprietários da NVidia.
- Reiniciar os padrões de fábrica dos certificados do Secure Boot.
Espero que ajude. Abraço.
Fala Ian,
Mudei para o driver propriétário, e os erros realmente sumiram. Parece que o nouveau tenta acessar alguma parte privada da memória interna da GPU. Como ele não é o driver proprietário, não consegue fazer isso.
Já o comando nomodeset fez com que o sistema não exibisse vídeo. Testei digitando diretamente no grub, sem tornar isso permanente.
Quanto a instabilidade, parece que realmente a dificuldade é video (gpu híbrida). Continuo tendo alguns bugs, principalmente quando uso dois monitores.
Passei a monitorar o kernel através do journalctl e do dmesg. Esses comandos não apontam nada de errado. Mas os bugs diminuíram muito com a versão 575 do driver da nvidia. O erro de desktop “desaparecido” não aconteceu novamente e os dois bugs que tive voltaram ao normal após reiniciar a sessão.
Obg a todos que colaboraram. Caso eu tenha novidades eu retorno mais informações.