Inkscape 1.4 terá recurso desejado por quem produz material impresso

Martin Owens, desenvolvedor do Inkscape, comentou num vídeo sobre o que podemos esperar para o próximo lançamento da ferramenta, que deverá ficar pronto para o ano que vem. Basicamente, a principal novidade é algo muito desejado por designers que trabalham com material impresso: o suporte a perfis de cores CMYK.

Até o momento, o Inkscape trabalha apenas com cores RGB, um padrão criado tendo em mente cores emitidas por luzes, como ocorre na tela do seu computador. Entretanto, para a impressão, é utilizado a matriz CMYK, mais adequada à tintas.

Em programas como o CorelDraw, você pode escolher qual perfil de cores deseja utilizar para o documento todo, ou para cada elemento, inclusive a resolução das cores, para depois exportar em PDF e enviar para a impressão.

Segundo Owens, para o Inkscape 1.4, a intenção é reformular todo o método de exportação em PDF para o usuário ter a opção de escolher um perfil de cores CMYK, além de definir margens, para deixar o documento pronto para a impressão.

A decisão de priorizar este recurso foi baseada em votações da própria comunidade. Foi a partir de outra votação como essa, que o desenvolvimento do novo recurso de construção de formas, presente no Inkscape 1.3, ganhou tração.

Outra novidade que estão estudando adicionar, são meios de trabalhar em documentos de múltiplas páginas, mantendo padrões, como grids, cabeçalhos e número da página, de maneira prática e intuitiva.

2 curtidas

Eu espero que seja feito de forma sã, geralmente o que as pessoas querem, é poder fazer o proofing e/ou exportar em CMYK, as vezes editar, espero que tenha estas opções.

1 curtida