Inkscape 1.0.1 é lançado com várias melhorias e recursos novos

No lançamento da versão 1.0 do Inkscape, fizemos um artigo super completo dando um panorama do que viria nesta versão e alguns recursos que estavam presentes ainda em fase final de testes.

Desde o lançamento, muitos usuários vinham reclamando de bugs e a falta de algumas otimizações nas ferramentas. Parece que a equipe atendeu ao “chamado” :sweat_smile:.

Quem estava querendo usar o Selectors and CSS dialog agora vai poder, visto que o mesmo não se encontra mais em fase beta.

Agora uma novidade que ainda está em fases experimental mas que promete muito, é o Gerenciador de cores usando o Scribus para exportar. Isso quer dizer que vai ser possível usar o CMYK. Como está em fase experimental, bugs, correções e ajustes serão necessários, mas é um avanço e tanto.

Quem utiliza o Inkscape via Snap, o pŕograma vai usar o cache de fontes do sistema, assim todas as fontes instaladas no sistema serão encontradas e o formato AppImage agora está sendo entrega com a versão 3.8 do Python.

Para conferir todas as melhorias, correções e recursos novos, você pode ler a release note ou a “versão resumida”.

Para fazer o download, você pode escolher a versão de Linux (PPA ou AppImage) ou a versão Snap e até o momento a versão Flatpak ainda se encontra na versão 1.0 (mas pode mudar a qualquer momento).

Se você usa Windows, basta escolher a arquitetura do seu sistema e seguir as instruções da página de download.

Quem tem macOS ainda precisa de algumas aprovações da Apple.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 Curtida