Iniciante fazendo coisa de iniciante(Linux Mint congelando)

Opa galera, boa tarde!
Vim aqui compartilhar uma experiência engraçada, mas que pode vir a ser útil para iniciantes e usuários com menos conhecimento…

Bem off-topic, e vai ser um textão. Se tiver com tempo…

Contexto geral:

Meu sistema (Linux Mint) começou, de um dia para o outro, a ficar instável, lento, animações quadradas, travamento, download e upload caíram para menos de 50kb/s (isso eu não sei se foi real, impressão minha ou qualquer outra coisa no caminho, mas foi resolvido também risos). Navegação na internet prejudicada, além de alto uso de CPU e memória pela interface padrão (Cinnamon), etc.
Tinha virado uma carroça… Mas eu ainda estava usando porque era o que eu tinha.

Peguei meu pendrive Ventoy, que tinha algumas distros, e nelas, mesmo em modo live, o hardware estava 100%, o que já me fez eliminar a hipótese de defeito no hardware.
Meu próximo passo foi fazer aquela pesquisa marota na internet, e fui parar em fóruns e tudo mais. A sugestão quase sempre era reiniciar a interface ou o sistema que tudo voltava ao normal, mas comigo não…

Tentei até mesmo perguntar para o ChatGPT. Evitem fazer isso ao máximo, especialmente se você for novato, e tomem cuidado com os comandos sugeridos. Ele chegou a sugerir que eu desinstalasse a interface do sistema. Poderia até resolver, mas destruiria toda a personalização feita pela equipe do Mint e as minhas também. Ao reinstalar, meu sistema viraria apenas um Ubuntu do qual removeram o GNOME e instalaram o Cinnamon pelo apt install.

Aqui alguns macetes pra reiniciar o Cinnamon que aprendi nos fóruns e salvei em um arquivo .txt na minha home:

1. Hit Ctrl+Alt+Esc  
2. Hit Alt+F2, type r, and press Enter  
3. Switch to another TTY, for example TTY6, by pressing Ctrl+Alt+F6  
   Run:  
   pkill -HUP -f "cinnamon --replace"  
   Return to TTY8 by pressing Ctrl+Alt+F8  

Fui tentando várias coisas para descobrir o que era. Apesar do hardware ruinzinho para os padrões atuais, ele me atendia em tudo e sempre foi bem fluida a interface e “usável”(8GB RAM DDR3, i3 3rd gen, HD Graphics e um SSD de 120GB).

Tentei de tudo e nada. Meu próximo passo foi cogitar que era um defeito de um update do Cinnamon que tinha deixado ele ruim, zuado, pesado para hardware como o meu… (Desculpe, equipe do Linux Mint, por duvidar de vocês risos).

E foi isso que me levou à solução. Já fazia dias tentando de tudo, mas continuava igual. Cheguei até a me cansar de usar o PC assim e fiquei só no meu Androidzão brabo…

A conclusão foi: Putz, vou ter que formatar e instalar de novo? Que saco!
Vou ter que fazer backup, reinstalar tudo, personalizar de novo… aquelas coisas que, ao mesmo tempo que são fáceis, são meio irritantes e dá uma preguicinha. Mas, num último pensamento, lembrei que podia testar instalar outra interface gráfica.

Era uma gambiarra, mas um teste acima de tudo. Pensei no XFCE. Então, antes de fazer isso, fui ver se ainda dava para trocar a interface na hora do login do sistema. Assim, antes de instalar o XFCE, achei o problema:

Por algum erro meu(creio eu), o sistema estava rodando em SOFTWARE RENDERING!

Foi só voltar para o padrão, e voilà, novo de novo. Relaxou meu coração!

O Cinnamon, que estava usando quase 75% de CPU, agora ficou bem manso:

ignorem os icones do desktop, arquivos e personalizações, como diz a minha mãe quando chega visita em casa:
-Entre mas não repare a bagunça!

Com essa farofada, aprendi que, mesmo já fazendo uns 4 anos que uso Linux (quase predominantemente o Linux Mint com Cinnamon), também cometi e cometo erros bobos. Uma verdadeira lição de humildade.
Sempre bom lembrar que, mesmo andando desde os primeiros anos de idade, você ainda pode escorregar, cair e ralar o joelho porque não viu que o chão estava molhado!
Aprendendo sempre, senhores!

Próxima meta é comprar um hardware mais potente, espero que o papai noel me traga um pc gamer de presente risos.

Comentem aí o que acharam, se voces desconfiariam disso de cara… e que COISAS DE INICIANTES voces já aprontaram nos seus sistemas
Valeu!

2 curtidas

Diria que nem é culpa sua ou de outros usuários que passaram ou passarão pelo mesmo problema, este modo “software rendering” não existe em outros gerenciadores de login de ambientes modernos como GNOME e KDE, que lembro apenas o LinuxMint achou isso uma boa ideia…

1 curtida

Eu nem sei o que é ao certo esse software rendering, a impressão que eu tenho é que ele era pra ser um fallback se tudo der errado nas outras sessões, funciona até, fica “usável”, mas é triste…
O estranho foi ele entrando sem eu mudar isso, mas enfim, nada como resolver, deu até a impressão de que é outro computador, parece que eu fiz upgrade de hardware kkkkkk

Não acho que eu iria conseguir notar isso logo de cara. Acho que eu iria mandar uma formatação no sistema, só de raiva xD

Não sei se encaixaria, mas tenho três situações em que eu “noobei” legal.

A primeira situação, foi quando deixei de usar Linux, lá pelos idos de 2013. Eu fui instalar o Slackware, e tinha um espaço no HD reservado pra ele, e o Slackware iria compor um triboot com o Debian e o Windows 8.

Acabei me confundindo nas partições e obliterei o meu Debian, que estava redondinho. Bom, daí foi uns dez anos usando o Windows e adiando a instalação do Linux “para a semana que vem”, até perder o interesse no Linux.

A segunda situação foi quando eu já estava usando o Windows em meu netbook. O beta do Windows 8.1 havia saído e eu queria testar e ver como que se saía no meu netbook, e a minha meta era já migrar para o 8.1 que estava em desenvolvimento (já que nunca gostei muito do Windows 7).

Com isso, baixei a ISO do Windows 8.1, instalei o Deamon Tools, montei a ISO e tive a brilhante ideia de já executar o instalador do Windows 8.1 e apagar o HD inteiro. Resultado: O Windows 7 foi obliterado, a ISO do Windows 8.1 foi deletada junto com o Windows 7 e a instalação deu erro.

E eu não estava em casa, e não tinha nenhum pendrive disponível. Quando cheguei em casa, tive que refazer tudo. A minha sorte é que eu tinha um DVD do Windows 7, e usei um leitor USB para reinstalar o Windows 7, preparar um Pendrive com o Windows 8.1 para instalar ele.

A mais recente foi quando atualizei o meu Debian Bookworm para o Testing no meu notebook antigo.

Esse Debian era um LMDE 5, com base no Bullseye, que atualizei na marra para o Bookworm. Usei por um tempo assim e depois fui atualizar para o Trixie, que é o Testing atual.

Acabei esquecendo de dar um sudo apt upgrade antes de mexer na sources.list. Acabei indo direto no sudo apt dist-upgrade e foi uma quebradeira geral no sistema.

1 curtida

Otimas histórias, a terceira foi a melhor top 10 coisas que eu ja pensei em fazer quando tava usando o LMDE e não fiz porque tive um momento de lucidez e pensei: vou quebrar a bagaça, melhor não…

1 curtida