Iniciando no Zorin OS – Drivers NVIDIA, Monitoramento de Recursos e Dicas Gerais

Olá pessoal, tudo bem?

Estou começando agora no Zorin OS e tenho algumas dúvidas iniciais sobre a distribuição. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para esclarecer alguns pontos.

1. Drivers NVIDIA — Qual devo instalar?

Tenho dúvidas sobre qual driver NVIDIA é o mais indicado para o meu hardware. Seguem as especificações da minha máquina:

• Processador: Intel Core i7-7500U @ 2.70/2.90 GHz

• RAM: 8 GB

• Sistema: 64 bits

• GPU: NVIDIA GeForce 940MX

O Zorin OS me apresentou algumas opções de drivers (imagem anexa). Qual seria o mais recomendado para melhor desempenho e compatibilidade? (aceito também dicas de configurações de consumo de energia)

2. Monitoramento de recursos no Zorin OS

No Windows eu tinha o hábito de deixar o Gerenciador de Tarefas aberto para acompanhar o uso de CPU, RAM, GPU etc. No Zorin OS imagino que exista alguma ferramenta semelhante, mas ainda não consegui encontrar.
Qual aplicativo ou recurso vocês recomendam para monitoramento em tempo real?

3. Dicas para começar bem no Zorin OS

Por fim, gostaria de ouvir sugestões gerais de quem já usa o sistema.
Quais dicas vocês podem me dar para iniciar bem no Zorin OS, melhorar a experiência e tirar o máximo proveito da distribuição?

Agradeço desde já pela ajuda! :folded_hands:

Eu instalei o Zorin OS recentemente no meu laptop e ainda estou instalando meus apps.
Veja se te ajuda:

1. Eu iria no 535, porque ele esta com a flag de testado (proprietario, testado)
    Há pessoas no fórum que entendem mais dessa parte de placas dedicadas e podem fazer outra indicação ou dar uma resposta melhor.

2. O padrão é o Sysmte Monitor (Monitor de Sistema), mas você pode instalar outros. Eu instalei o btop que roda no terminal.
    Tem o Mission Center por exemplo, tem artigo no Dio falando dele aqui

1. Vai do que você precisa no dia a dia, pegar essa lista de necessidades e com paciência ir encontrando o necessário para deixar o sistema confortável para você.
1 curtida

Além do “btop” que o rapaz acima disse, tem o “Glances” que também é muito bom

1 curtida