Inicialização Mint Cinnamon/Mate

Olá pessoal. Estou com um problema para iniciar o Linux Mint Cinnamon/Mate, conforme o print abaixo. Inicialmente eu até consegui instalar e cheguei na tela com a interface do Cinnamon, mas estava recebendo um erro de instalação e não conseguia prosseguir após inserir o local/horário (a tela com o mapa), e com esse primeiro erro eu simplesmente desisti e reiniciei a máquina. Após reiniciar e tentar rodar o UEFI novamente venho recebendo essa mensagem de erro em todas as tentativas.

Fiz todos os processos que encontrei disponíveis no YouTube e ChatGPT (pois não encontrei o erro em buscas normais no Google), mas sem sucesso. O único processo que ainda não fiz é tentar com outro pendrive. Fora isso, já testei esses dois flavors e formatei o pendrive pelo CMD, mas sem sucesso.

Pra bootar tentei o etcher informado na documentação, mas recebi um erro que talvez não seja tão relevante, pois consegui bootar pelo unebootin em um pendrive de 16gb, e como informei, deu tudo certo na primeira tentativa até a tela com a interface do Cinnamon e os erros seguintes.

Poderiam me auxiliar com mais opções, por gentileza?

O notebook é um Positivo Motion Q232B x64

Processador: Intel Atom x5-z8350 CPU 1.44GHz

RAM: 2 GB

Nada urgente, apenas tentando dar uma sobrevida a um note antigo.

Obrigado adiantado!

O problema é que o sistema não encontrou a imagem do kernel e outras coisas, provavlemtente, vai precisar reinstalar ou refazer a configuração do bootloader, mas não conheço se o mint usa grub ou outro.

1 curtida

Consegui acessar o live Mint novamente. Na pasta EFI mudei o nome do arquivo Grub para o arquivo inexistente do erro e aparentemente deu certo, não apareceu mais essa tela e avançou normalmente pra interface do live. Agora estou com erro de Input/output durante a instalação. Vou tentar resolver depois mas qualquer dica é bem vinda.

Obrigado!

do

Aparentemente. você está tentando fazer a instalação em um cartão sd. O que é possível de instalar, mas geralmente fica meio lento.
Primeiro, vc presisa verificar se a chavinha de proteção de escrita do cartão não está setado.
Segundo, para instalar sistemas linux em hardware mais modernos, a partição “efi” deve estar formatado em vfat que é o mesmo de fat 32 e a partição /. Isso no mínimo, tem distro que criar também a partição boot também. No caso do mint, não sei como funciona, mas para fazer com que o grub mantenha a configuração, mesmo em cartão sd, é setar a opção “removable”.

Então, pelos testes parece um pendrive legítimo, não um SD disfarçado. Já tentei todos os testes possíveis, e no terminal até aceitou escrever no disco mas sempre recebo o mesmo erro de i/o. Enfim, desisto mas fica aí o erro para ajudar futuras consultas.

usa o lsblk -f para mostrar tudo de uma vez e tbm use o fdisk para formatar o mmcblk0
As opções no fdisk são d para deletar + o número da partição. g para criar uma tabela de partição gpt, n para criar uma nova partição, t para o tipo de partição. no caso da partição efi tem que setar o tipo 01, e sete o tamanho da partição com M para megabytes ou G para gigabytes. w escreve o novo sistema de partição e pronto.

1 curtida

Esse é o problema, eu até consigo excluir as partições pelo gparted, pelo terminal e pelo próprio instalador nas opções avançadas (criando as partições manualmente), mas na hora de salvar, em todos o erro é o mesmo, input/output

Pensei em desativar o bitlocker pq vi alguém aqui resolvendo o erro com isso. Mas como formatei não tenho mais acesso ao windows, e mesmo sem o boot as partições windows continuam aparecendo

Edit.:

Tentei limpar todo o eMMC com “sudo dd if=/dev/zero of=/dev/mmcblk0 bs=4M status=progress” e até concluiu normalmente, somente com erro de No space left on device. E ao tentar criar a partição com “sudo parted /dev/mmcblk0 mklabel gpt” ele retornou o mesmo erro de Input/output

Deve ser algo relacionado a quantidade de ciclos de gravação no eMMC, não vi nenhum erro desse tipo em Positivo pq acho que é realmente “impossível” gravar outro OS nessa bomba

Poderia criar o pendrive utilizando o ventoy?

Verifica nos logs do kernel quais mensagens aparece referente ao armazenamento mmcblk0 com o comando abaixo

sudo dmesg

O Windows funciona?

O erro em dmesg:

Por algum motivo não consegui usar Rufus, Balena nem ventoy, nos 3 ele ou não localizou o pendrive (Balena e ventoy) ou simplesmente não habilitava para prosseguir (Rufus). Só consegui pelo unebootin.

Com a formatação perdi o boot windows, ele entra direto do Cinnamon, e mas posso bootar de novo pra testar o bitlocker.

Inicie o windows pela bios

Estranho possui outro pendrive para testar? No rufus em seleção de boot deixe em não bootavel e veja se o pendrive fica acessível no ventoy ou no próprio rufus
O unetbootin não recebe atualizações há 2 anos.

Outra coisa que você pode testar e criar uma tabela de partições pelo gparted (isso no emmc do “notebook”)