Eu tentei instalar o LinuxMint XFCE no meu notebook no SSD, mas quando dava o reboot para usá-lo, sempre caía em uma tela com algo escrito como “device…”. Então desisti e instalei o Windows 11, que funcionou perfeitamente por certo período. Depois o notebook começou a iniciar pelo HD (antigo windows) e agora não inicia pelo ssd. Ressaltando que eu reinstalei o Mint no SSD novamente, mas não inicia pelo ssd de forma alguma. O que fazer?
Eaí rapaz beleza ?
Já tentou desabilitar o secure boot pelo setup ?
Já tentou também mudar o boot para o ssd pelo setup ?
Depois dessas configurações dê um F10 para salvar as configurações e sair e veja se resolve o problema.
Já tentou mudar a forma de boot para UEFI? (Opção na BIOS).
As vezes acontece do instalador (no pendrive) iniciar em um modo diferente do padrão. Eu recomendo deixar o modo de boot com “UEFI Only” e reinstalar o sistema caso não funcione o boot. Isso garante que o instalador também vai ser iniciado em modo UEFI.
Esse problema parece estar relacionado à forma como o sistema está tentando inicializar (boot) o SSD — pode ser um conflito de UEFI vs Legacy BIOS, problemas com a ordem de boot, ou com o GRUB (o gerenciador de boot do Linux).
Vamos por partes para te ajudar a resolver isso.
ETAPAS PARA CORRIGIR O BOOT DO LINUX MINT NO SSD
1. Verifique a ordem de boot no setup (BIOS/UEFI)
Reinicie o notebook e entre na BIOS/UEFI (geralmente apertando F2, DEL, ESC, F10 ou F12, depende do fabricante).
-
Vá até a aba Boot.
-
Certifique-se de que o SSD com o Linux Mint esteja como primeiro na ordem de boot.
-
Verifique também se o sistema está em UEFI mode ou Legacy:
- Se você instalou o Mint em modo UEFI, o sistema precisa estar em UEFI mode.
- Se você instalou em Legacy, o boot também precisa estar em Legacy/CSM.
Dica: Normalmente, Linux Mint (e a maioria das distros modernas) funcionam melhor quando o sistema está em UEFI mode com Secure Boot desativado.
2. Desative o Secure Boot (se ainda não fez)
- No mesmo menu da BIOS/UEFI, procure a opção Secure Boot e desative-a.
- Isso pode interferir no carregamento do GRUB, especialmente se o Mint foi instalado sem suporte a Secure Boot.
3. Use um live USB para corrigir o bootloader (GRUB)
Se o SSD não aparece no boot mesmo com tudo ajustado, pode ser que o GRUB (gerenciador de boot do Linux) esteja corrompido ou não instalado corretamente.
a) Boot pelo Live USB do Linux Mint (modo “Experimentar o Mint”)
Depois que estiver no sistema live:
b) Abra o terminal e rode:
sudo mount /dev/sdXn /mnt
Substitua
sdXnpela partição onde o Mint está instalado (ex:/dev/sda2). Você pode usarlsblkousudo fdisk -lpara descobrir qual é.
Depois rode os comandos:
sudo mount --bind /dev /mnt/dev
sudo mount --bind /proc /mnt/proc
sudo mount --bind /sys /mnt/sys
sudo chroot /mnt
Agora dentro do chroot (como se estivesse no sistema instalado):
grub-install /dev/sdX # Exemplo: grub-install /dev/sda
update-grub
exit
Depois:
sudo umount /mnt/dev
sudo umount /mnt/proc
sudo umount /mnt/sys
sudo umount /mnt
Reinicie o computador.
4. Verifique se o SSD tem partição EFI (caso esteja em UEFI)
Se o Mint foi instalado em modo UEFI, o SSD precisa ter uma partição EFI (do tipo FAT32, com ~100–300 MB) montada em /boot/efi.
Você pode verificar isso pelo GParted ou lsblk -f.
Alternativa Rápida: Usar Boot Repair
Você também pode instalar o Boot Repair, uma ferramenta gráfica que faz quase tudo isso automaticamente.
- No Live USB:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt update
sudo apt install -y boot-repair
boot-repair
- Siga as instruções padrão (recomendada).
Possibilidades a considerar
- O instalador do Mint pode ter gravado o GRUB no HD antigo, não no SSD.
- Você pode ter dois sistemas (Windows e Mint) com bootloaders em discos diferentes.
- Se o HD antigo ainda está plugado, pode estar interferindo no boot. Tente deixar só o SSD conectado para testar.
Se quiser, posso te ajudar a interpretar a saída de sudo fdisk -l ou lsblk para guiar o reparo.
Quer que eu te oriente passo a passo com os comandos e identificação das partições?
Se sim, envie a saída de:
sudo fdisk -l
lsblk -f
Rodados no modo Live do Mint.