Informaçãoes sobre versão de BIOS

Há um tempo atrás eu postei aqui sobre uma dúvida de versão de BIOS, que me gerou mais dúvidas do que esclarecimentso; Vejam bem:
Em todos os programas que utilizo para verificar a minha versão de BIOS, sempre é retornado o mesmo resultado na aba “bios” → MS-7C52.
Mas o pessoal disse que isso não é a versão da minha bios, o que eu achei confuso, já que no próprio site da MSI a nomenclatura das BIOs seguem esse mesmo padrão, exceto pelo MS, que não consta. Ex; 7c51v10.
Eu quero fazer um upgrade para um ryzen 7 5700g que carrega na BIOS (7c51v16).

O que eu quero saber é:

MS-7C52 – > isso se trata ou não da minha versão de BIOS?
Eu usei os programas;
*everest
*cpuZ
*DXdiag (no windos mesmo)
E todos sempre retornam o mesmo valor para (BIOS version).

Os firmware de placa mão pode mostrar a versão do mesmo acessando as suas configurações.

1 curtida

Pelo que vi no post anterior, o que você mencionou, sua placa mãe é uma A320-A PRO MAX, a versão que você mencionou (7c51v16) é da A320-A PRO, é outra placa-mãe.

Também uso MSI e realmente é complicada a nomenclatura de BIOS que ela utiliza, a maioria dos programas pega apenas a versão e não a revisão.

O 7CXX é a versão da bios (assim como também o modelo da placa-mãe) o vXX é a revisão, logo MS-7C51 é a versão da bios e v16 é a revisão da mesma.

O processador não carrega em uma BIOS especifica, desde que você use a BIOS mais atualizada/recente (no caso da A320-A PRO MAX é a 7C52v2F) o processador será suportado, no seu caso.

Att, Jean.

2 curtidas

Agradecido. Enfim uma solução :laughing:

2 curtidas

Uma coisa que eu também tenho dúvida; depois que eu atualizar para a versão que dará suporte ao novo CPU, o CPU antigo deixa de ser compatível?

1 curtida

Isso é informado pelo fabricante na descrição de cada atualização de BIOS, não é comum ocorrer. Mas, sempre leia as instruções e informações fornecidas pelo fabricante antes de instalar qualquer atualização de BIOS.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Sim, devido a que o BIOS(chip) tem uma memória limitada a um tamanho pequeno de armazenamento, então para abrir espaço para adicionar novos arquivos de firmware de CPUs no firmware(software) é preciso excluir alguma coisa, como não da para remover as funções da MOBO porque se fizesse ela ficaria com hardware sem funcionar eles resolvem remover arquivos de firmware de CPUs antigos para substituir por arquivos de firmware dos CPU mais recentes

Ai se vai ser removido vai depender se o BIOS(chip) tem espaço o suficiente de armazenamento para adicionar sem remover.

Isso mesmo, BIOS é um chip e não o software que da imagem na tela, o software que da imagem na tela é um firmware que fica gravado no chip(BIOS).
Podem ver nesta imagem de uma MOBO escrito fisicamente BIOS para que técnicos encontre com facilidade este chip:

Eu não sei a ideia de quem de chamar o firmware desse chip de BIOS, acabo que ficando.
Se for alguma convenção ou outra coisa, alguém poderia me explicar?
A lendo um pouquinho aqui entende, BIOS é o software firmware gravado nos chips “EEPROM, EPROM, NVRAM, Memória Flash” mostrado na imagem.

1 curtida

Firmware é o nome correto, mas há firmwares que são apenas o código de inicialização, sem qualquer configuração, portanto fica invisível ao usuário. Há outras que podem ter interação com o usuário, como no caso dos computadores, e outras inclusive que é o sistema inteiro do dispositivo, como no caso dos roteadores!

No começo da computação, só havia as firmwares bem simples, sem possibilidade de interação. Quando a firmware foi revolucionária ao permitir que o usuário comum de computadores pudesse editar e salvar as configurações, começaram a chamar de BIOS (Basic Input Output System ou em português Sistema básico de entrada e saída).

Eu entendo que a forma geral é usar firmware, mas quando se trata de computador eu acho indiferente usar BIOS ou firmware, mas eu dou preferência a falar BIOS se a pessoa é bem leiga, e firmware se demonstra algum conhecimento.

Só um detalhe da imagem postada, o B_BIOS é na verdade o chip acima, que foi recortado. Geralmente ele tem 8 pernas. O chip abaixo parece um regulador de tensão ou transistor de potência.

Sim, eu pesquisei na wikipedia sobre o BIOS que é um firmware, e o chip que é onde fica gravada a BIOS é uma memória de armazenamento não volátil que pode ser “EEPROM, EPROM, NVRAM” , A Memória Flash(chip de memória de pendrive) é uma evolução do chip de memória EEPROM. Logo não sei porque a Memória Flash ainda não é usada para armazenar o firmware BIOS. Ai agora saiu outro firmware BIOS que chama UEFI, o povo chama UEFI de BIOS, confundiu a cabeça do povo.

Um dia eu liguei em uma loja de informática ai eu comecei a falar da minha UEFI, ai parece que o povo não entendia nada.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.