Este ano irei começar a faculdade de ADS, desenvolvendo alguns projetos pessoais e trabalhando na área da TI. Estou utilizando Win11, porém noto que o desempenho poderia ser melhor como em um Linux, já utilizei manjaro e Ubuntu, porém faz um tempo que utilizei e na época tive uma dor de cabeça com o vs-code (consegui resolver, mas lembro que o .deb do Ubuntu me incomodou).
Venho perguntar para vocês qual OS vocês indicam atualmente? gosto de simplicidade, porém um OS refinado tanto no design quanto em suas ferramentas é essencial.
Se puderem me recomendar também um notebook novo, eu agradeceria kkkkkk
Notebook tem esse link que já vem com linux instalado. O Objetivo é, caso queira instalar uma distro diversa da que vem neles, a compatibilidade com o linux está garantida (espero):
Você gosta de ter o seu sistema atualizado continuamente? Tem o Solus, Arch, OpenSuse Tumbleweed e o Debian Testing.
Você quer uma distro que lance uma nova versão de tempos em tempos? Tem o Ubuntu (e todos os seus derivados), Fedora e Debian.
Você quer ter uma distribuição que tenha sempre as últimas novidades? Tem o Arch e o Fedora.
Você quer algo extremamente confiável, mesmo com softwares um pouco antigos? Tem o Ubuntu LTS (e nisso, o Mint e o ZorinOS) e o Debian.
Há uma miríade de distros por aí. Nesse caso, você tem que saber o que você gostaria de ter numa distro.
Qualquer distro que utilize os ambientes Gnome ou KDE Plasma já são bonitas e com boas funcionalidades. Embora que em filosofias bem opostas.
O Gnome segue aquele “Menos é mais”, o que pode levar a você precisar de extensões para algumas funcionalidades como a System Tray.
Já o KDE Plasma, é um ambiente extremamente poderoso, mas que muitas distros não entregam ele lá tão polido. O que é uma pena, pois é um excelente ambiente.
Se puder comprar, vá de Thinkpad. São notebooks bem robustos e confiáveis.
E mesmo se comprar usado, dá pra encontrar um bom Thinkpad por um bom preço. Recomendaria procurar os de 14" se você quer expandir a RAM, pois os de 12" e 13" são sofríveis de encontrar algum que não tenha a RAM soldada na placa.
Se não puder ir de Thinkpad, tem os da Dell. Também são muito confiáveis. Ao menos o meu Dell 5558, que usei por oito anos sem me dar dor de cabeça.
Mas cuidado que alguns modelos da Dell podem ser meio chatos com Linux. O que é uma pena. Mas a vantagem da Dell, é que ela tem modelos com Ubuntu, que já é uma boa distro.
Eu estou pensando ou no Manjaro ou no Ubuntu LTS mesmo, apesar de serem distros com propostas diferentes são distros que já usei e tenho familiaridade, a questão é que o Ubuntu Gnome me agrada muito mas em questão de atualizações o Manjaro é melhor, então vou pesquisar para encontrar uma forma de mesclar os 2.
Eu estava olhando exatamente os da Dell, penso em pegar algum que tenha no mínimo um ssd de 512gb e 8gb de RAM, aí posso ir fazendo upgrades. em relação a tela, quero um de 14" mesmo, acertou em cheio.
Galera, por favor vamos dá uma chance ao TigerOS com kernel 6.8, KDE Plasma tá mais que excelente para esse rapaz sem contar que aqui no diolinux podemos dá assistência e suporte a ele no que precisar.
Se em questão de atualização, o Manjaro te agrada mais, talvez você deva buscar distros Rolling Release. Não sei se tem uma forma de tornar o Ubuntu uma distro Rolling Release.
É uma boa configuração.
Também é uma excelente pedida, o TigerOS. Além disso, quem desenvolve ele está por aqui no Fórum.
Bom ja estou em TI a algumas Décadas, e comecei com Linux Com revistas e o conectiva (gosh so os velhos conhecem) mas com o passar do tempo Me apeguei ao Debian… Eu não ligo muito pra beleza da interface, eu gosto de algo mais light e andei colocando MX Linux em uns PCs velhos por ser prático e mais leve que o Ubuntu, no entanto, voltei uns PCs com o Debian por achar mais minimalista, bootar com o instalador mínimo, colocar o SSH, LXDE (tá eu não ligo pra gráficos kkk), apache, e coisas básicas… Mas Linux e gosto, eu posso achar Debian bom, tem pessoas que podem preferir o Fedora, Arch, Mint, Zorin, etc.
Recomendo testar pra vc entender qual serve pra vc. Cria umas VMs e fica instalando até achar a combinação que te satisfaz