Indicação de notebook com linux

Por gentileza quero ajuda para comprar um bom notebook, com linux, para trabalho de escritório como corretor de seguros. Cansei do win. Agradeço a atenção

Gosto da Dell

Procure por dell, lenovo.

Ou samsung

Com linux.

Se não me engano, dell vem com. Ubuntu

Qualquer um que você comprar pergunte para empresa se tem suporte

Dell normalmente tem suporte de 1 ano, no mínimo

Uso dell que tem mais de 10 anos , sem problema

Os novos Sony Vaio vem com Debian 11 de fábrica. O preço está bem atrativo, ainda mais por virem com AMD Ryzen 7 5825U! Veja aqui!

Outra opção são os Positivos R15M vem com Linux baseado no Debian 11 e com os mesmos processadores AMD Ryzen 7 5825U e com 32gb de ddr4. Veja aqui!

Nessa faixa de preço, pelo que pude ver no mercado e ambos com possibilidade de upgrade de memória ram para até 64Gb e SSD de até 4TB, esses são as melhores opções disponíveis!

Vale ressaltar que, para deixar o sistema de ambos os notebooks bem atualizado, basta editar os arquivos de repositórios (sources.list) para o do Debian 13 Trixie.

Tenho um Positivo com mais de 8 anos em perfeito estado eum Acer com quase 5 anos e nenhum apresentou problema algum. Espero ter ajudado! Um abraço.

Ao buscar um novo computador, precisamos analisar algumas coisas para tomar a melhor decisão em custo-benefício voltado ao nosso uso.

Coisas para se levar em conta acima de marca, cor, ou tamanho: do notebook:

• Processador: marca, família e geração

• Memória Ram: quantidade e tipo.

• Armazenamento: rapidez e confiabilidade.

Para o seu tipo de uso eu buscaria notebooks com essas características:

Processador:

Não precisa ser muito potente, essas opções vão te atender bem:

• AMD Ryzen 3 ou Intel Core i3 - Custo-benefício
  • AMD Ryzen 5 ou Intel Core i5 - Pensamento futuro

Memória RAM

Aqui é um ponto bem importante de se avaliar. Quanto mais, melhor. Mais tranquilidade para o computador rodar mais programas simultaneamente sem travar ou ter seu desempenho atrapalhado.

Preste atenção se o notebook permite expandir a memória ram, quantos slots dispõe para isso e até quanto permite expandir para não ter surpresas desagradáveis depois.

Geralmente computadores com 8GB têm 4GB soldados na placa e apenas um slot com 4GB. Para aumentar você acaba perdendo esses 4GB para ter espaço no slot para colocar uma memória maior de 8 ou 16GB e totalizar 12/20GB.

Sendo assim:

• 8GB - Já te atende para rodar a maioria das distribuições, mas pode ser pouco em algumas interfaces gráficas como GNOME e KDE. Custo-benefício, mas não vale muito a pena, pois a memória ram está bem cara atualmente para comprar depois para fazer upgrade.

• 16GB - Aqui você vai conseguir trabalhar com tranquilidade com seu sistema, navegador com várias abas abertas e mais programas rodando ao mesmo tempo. Embora seja mais caro, é preferível para não ter dor de cabeça e pensar que o sistema operacional que é ruim.

Armazenamento

Esse é um ponto que vai influenciar TOTALMENTE na velocidade que seu computador liga e os programas abrem. São eles:

• HDD: Extremamente lento e antigo. Seu sistema vai demorar para iniciar e para abrir programas. Armazenamento mecânico com disco e agulha que causa mais fragmentação dos dados. Mais suscetível a problemas. Não recomendo como armazenamento principal.

• SSD M.2 SATA: Bem mais rápido que o HDD. Aqui seu sistema operacional vai iniciar em até 30 segundos e os programas que você quer abrir serão carregados na memória ram mais rapidamente. Memória do tipo flash (como um pendrive grande), sem partes internas móveis. Menos fragmentação dos dados. Melhor custo-benefício.

• Nvme: Mais caro que SSD M.2 SATA comum, porém mais rápido. Aqui seu sistema vai iniciar em menos de 15 segundos e você terá felicidade em usá-lo. Tipo flash também, sem partes móveis e bem mais compacto. Possibilita notebooks mais leves e finos.

Geralmente os notebooks que vêm com nvme, têm um espaço disponível para adicionar um segundo disco (ssd ou hdd). E vice-versa. Quanto maior o nvme ou ssd, mais caro. Combinações interessantes para manter a rapidez:

• Somente NVME: Apenas um armazenamento Nvme maior de 500GB ou 1TB. Mais caro, porém a versão mais rápida das 3.
  • NVMe + SSD SATA: Um nvme menor (256GB) e um ssd maior de 500GB ou 1TB para o /home. Vai ser rápido, mas um pouco menos do que somente nvme.
  • Somente SSD SATA: Apenas um ssd maior com 500GB ou 1TB. Já te atende bem. Rápido, porém é o mais lento das 3 versões. Melhor custo-benefício aqui.

Bateria

Quando mais capacidade energética em Watt-hora (Wh) a bateria tiver, mais ela vai durar. Saiba também que quando mais potente o processador e o computador em geral, mais ele vai consumir.

Conexão Wireless

Prefira computadores que tenham a conexão Wi-Fi Gigabit 802.11ac (Wi-Fi 5) ou 802.11ax (Wi-Fi 6).

Sobre as marcas

As marcas mais comuns ao meu ver são:

• Lenovo

• Dell

• Acer

• Positivo

• Asus

• HP

Já tive Positivo que queimou placa-mãe, mas tive Acer que aconteceu a mesma coisa. Eu tomaria muito cuidado com notebooks, principalmente da Positivo, que são na verdade hardware de tablet e não notebooks de verdade. Mas isso é contornável se seguir os requisitos citados acima.

Dell é uma marca que vejo como confiável, muitas empresas compram, geralmente não há muito problema. Mas um problema que vejo como crônico que sempre acontece é quebrar a dobradiça da tela. Ela vem muito apertada e, com o uso de abre e fecha, acaba quebrando o plástico da carcaça. É aconselhável abrir e afrouxar um pouco o parafuso da dobradiça.

Hoje uso Lenovo, é um bom custo-benefício e, ao meu ver, boa marca. Comprei meu notebook há 7 anos e está em perfeitas condições (eu cuido bem também e abro pra limpar a cada 6 meses, limpo com álcool isopropílico para não ficar gorduroso). Ele tem 256GB de Nvme e mais um HDD de 500GB que quero substituir em breve por SSD. Fiz upgrade de memória ram, coloquei uma de 16GB totalizando 20GB (que é o máximo que o modelo aceita). Minha reclamação é apenas quando a placa de rede wireless que não veio Gigabit, então ela só consegue utilizar 350Mbps da largura de banda da minha internet. Mas isso é facilmente trocável.

Sobre as outras marcas não tenho como falar, pois nunca comprei. Mas, principalmente sobre a HP, cuidado com carregadores com pontas muito diferentes. Já vi notebooks de amigos com plug bem fininho como se fosse carregador dos antigos Nokia. Pode ser difícil ou caro de encontrar carregadores assim ou universal caso o seu quebre em algum momento.

Sistema operacional

Eu não usaria o sistema que já vem com o computador, eu faria uma instalação nova zerando todo o armazenamento e configurando partições da melhor maneira para mim (com /home separado), para facilitar em futuras formatações ou backup.

Eu instalaria um Debian 13 com o ambiente desktop mais agrável para você. No meu caso Gnome mesmo ou KDE.

Resumo da ópera

Esses requisitos são os mais importante para fazer uma boa escolha e não se arrepender depois. Outras características como faixa de preço, cor, tamanho etc são totalmente pessoais.

Agora você tem uma boa colinha de como escolher um bom computador. Vá nas lojas online dessas marcas, filtre pelos requisitos, compare modelos, compare preço com outras marcas e faça sua escolha.

Cuidado com escolher por valor mais baixo. Às vezes por escolher um computador 200 reais mais barato, você acaba perdendo uma baita qualidade como NVMe x SSD, por exemplo.

Procure analisar mais ficha técnica e menos aparência.

Para qualquer dúvida estamos aqui para ajudar.

Uma dica para não passar raiva, apesar eu ter um dell que em teoria é certificado para o ubuntu 14.04 e 18.04, eu tenho placa atheros e hoje no ubuntu 26.04 é roda em 2.4ghz

Segue a lista de placas que não gostam muito de linux:

Fabricante e Chip Padrão Driver Principal O que acontece no Linux?
Realtek RTL8852 AX rtw89 Quedas frequentes e Bluetooth instável.
MediaTek MT7921 / MT7922 AX mt76 Interface some do sistema; bug com redes Mesh.
Qualcomm QCNFA765 / WCN6855 AX ath11k Trava o Wi-Fi após o notebook entrar em suspensão.
Realtek RTL8821CE / RTL8822CE AC rtw88 / Externo Tela preta/sem Wi-Fi no boot; exige instalação manual.
Broadcom BCM43xx AC wl (Proprietário) Para de funcionar sempre que o Kernel atualiza.
Qualcomm QCA6174(A) AC ath10k O firmware trava sob estresse de rede.
Qualcomm QCA9377 AC ath10k Cai por inatividade e demora para reconectar.

Minha solução no caso comprei um adaptador wifi 6 que estava na lista que funcionam no kernel do linux.

Verifica neste site: