Inconsistências visuais, um mal necessário?

Todos estamos cientes dos problemas de inconsistência entre apps de Linux, alguns tem um design moderno e muito bem integrado com o sistema, enquanto outros parecem programas de Windows XP (Sim LibreOffice, estou falando de você).
Só que, hoje eu por curiosidade resolvi ativar uma opção do Vivaldi que te permite usar a barra superior do sistema ao invés da barra padrão do navegador, e meus amigos…

Essa barra cinza totalmente deslocada do resto do app e fora de proporção é bizarra de feia, agora, em contra partida eu tenho o Chromium instalado, e vejam a diferença na integração.

Claro, aquela setinha ali da lista de leitura ataca um pouco por estar desalinhada do X, mas isso passa desapercebido depois de um tempo.
Eu já acho ruim quando a maioria das aplicações que eu uso no Gnome não possuem todas as bordas redondas, e um exemplo que particularmente me estressa é o leitor de pdf Zathura, que fica com essa barra cinza do Gnome ao invés de uma janela quadrada ou simplesmente não ter nada, já que o leitor é minimalista.
Claro, esse problema é fruto justamente da natureza livre dos softwares, cada dev pode construir da sua forma sem necessariamente seguir especificações, acho que é a mesma questão das diferentes distros que aparecem todos os anos e praticamente não trazem nada novo, é fruto da popularização e liberdade, um mal necessário talvez?
É nessas horas que dá vontade de usar WM ao invés de usar DE, apenas para fugir dessas inconsistências, vocês tem alguns outros exemplos pessoas com esses problemas entre diferentes toolkits gráficos e temas ?

1 curtida

Esse problema de inconsistência visual acontece até no Windows com as próprias ferramentas do sistema e outros programas.
No MacOS tem menos esse problema devido ao guideline da Apple, pois para adicionar o software na loja deles é bem criterioso.
A distro que eu tenho conhecimento que possui essa preocupação com a consistência visual é o Elementary OS, eles possuem uma documentação de guideline que facilita o desenvolvedor a integrar o programa com a DE.
Atualmente estou usando uma distro com KDE e quando tem programas GTK ele tenta manter a consitência visual do tema escolhido em QT, mas ainda não é perfeito.

4 curtidas

Poucos são os programas que eu uso todos os dias que seguem uma padronização, arrisco a dizer que quase nenhum fora do ecossistema Gnome.

1 curtida

Verdade. Assim como você mencionou acima é uma caractrística do software livre que permite o desenvolvedor utilizar qualquer toolkit gráfico sem se preocupar com a integração com as principais DEs, acredito que como o Gnome é mais utilizado vai ser mais comum programas escritos em GTK. Acho que esse “problema” não será resolvido tão cedo.

1 curtida

Eu diria que nunca vai ser resolvido na realidade, só consigo pensar em formas centralizadoras para resolver o problema, algo como o elementary OS que você citou, criar guidelines para todo mundo seguir. E mesmo assim, você fazer um software para Linux e ainda ter que se preocupar com a integração visual é bem complicado, custa tempo e dinheiro, imagina fazer o software e ter que criar uma versão que integra com KDE, outra com GNOME, outra com XFCE e assim sucessivamente, é impossível KKKKK
O caminho que eu vejo, é apostar nos ecossistemas como o GNOME e o KDE fazem

Gedit | Kate
GNOME Terminal | Konsole
GSconnect | KDE Connect

E assim sucessivamente

A questão da setinha com certeza é problema com o tema que está utilizando, aquele pequeno espaço acima das abas se você utilizar adwaita ou adw-gtk não existe, então os elementos ficam alinhados, infelizmente é dificil achar temas consistentes no momento que já são compatíveis com a libadwaita eu tentei pelo menos un 3 e todos tem problemas em algum lugar da interface.

2 curtidas

Sim, é uma alternativa e acaba sendo menos “estressante” para quem desenvolve.

Uso o WhiteSur GTK Theme fui checar aqui e parece que adicionaram suporte ao libadwaita, talvez o meu tema esteja desatualizado haha.

No caso aí o chrome utiliza o .css do gtk3, então o autor do tema deve adequar os elementos ao libadwaita como no caso do adw-gtk3 que é o mais consistente no momento como por exemplo o nautilus e o gnome-console tem alterações fornecidas pelo adw-gtk-adittional, hoje é o tema gtk3 mais completo para usar com libadwaita nos aplicativos legados e deveria ser utilizado como base para outros, não é perfeito mas é bom.

2 curtidas

Vou dar uma olhada

O exemplo específico do Vivaldi parece ser causado por você ter um tema de Metacity (botões de janela desenhados pelo próprio shell do GNOME) inconsistente com o tema de GTK (ou pelo Vivaldi ter um tema diferentão de propósito, assim como infelizmente acontece com muitos aplicativos fechados derivados do Chromium).

Nem assim você é poupado disso. Quando eu uso qualquer aplicativo feito por desenvolvedores influenciados pelo GNOME, eu tinha que lidar com os CSD (programas desenhando suas próprias barras de título). Daí eu tenho situações como o Flatseal e o Wdisplays tendo botões de fechar e minimizar em um TWM.

Eu utilizo patches pra desativar CSD de vez. Isso e utilizar esquema de cores Nord para todos os aplicativos do sistema me deixa satisfeito no quesito de consistência visual.

1 curtida

Não sabia dessas nuances, até nos WM existem esses problemas.

O meu LibreOffice está compatível com o tema do sistema. Mas meus apps feitos em Qt tem um visual Windows-like.

Minha solução para seu problema é usar um tema mais compacto. Vou lhe mostrar fotos do meu XFCE quando eu chegar em casa.

3 curtidas

Para quem tem problemas com o visual dos aplicativos Qt, eu sugiro usar o Qt5Ct e o motor de temas Kvantum. Alguns temas GTK têm port para o Kvantum e ajuda muito com a consistência visual entre esses dois toolkits.

2 curtidas

Bah, tchê!

Capaz que eu use um tema mais compacto hehe Brincadeiras a parte, o meu tema deixa o visual do Libreoffice melhor, e eu modifiquei os ícones para deixar mais bonito

1 curtida

Digo que seria impossível resolver essas inconsistências com trocentos kits de desenvolvimento e mais trocetas DEs.

3 curtidas

Exatamente, só dentro dos ecossistemas da própria DE que vc tem essa consistência e olhe lá, não sei se pq eu uso o Pop! que não tem um GNOME 100% puro, mas nem todos os apps tem as bordas inferiores redondas.

É difícil definir essa questão, especialmente porque para eliminar qualquer dúvida, as DEs precisariam lançar uma documentação definitiva a qual deveria ser considerada mandatória dentro dos projetos oficiais.

O problema é que algumas DEs nem tem como realmente definir qualquer tipo de gestão top-bottom, outras tem uma documentação quase nula da sua identidade visual. E assim vai.

Realmente a única empresa que cobre esse problema bem é a Apple. Até existem programas deslocados, mas geralmente ha uma alternativa melhor e esteticamente alinhada com a plataforma.

Só as vezes eu acho que o pessoal exagera e coloca variações previstas dentro de uma identidade visual como inconsistência.

3 curtidas