Incompatibilidade entre apps flatpaks e temas GTK4

Olá pessoal, tudo certo?
Não sei vcs, mas de uns dias pra cá, notei que os apps flatpaks não estão mais puxando os temas gtk, mesmo que vc instale eles do flathub ou faça instalação manual pelo script stylepak.
Desconfio que isso tenha começado a partir do momento em que as distros passaram a adotar o padrão libadwaita/gtk4.
Alguem sabe se existe alguma maneira de contornar essa situação?
Sou muito chato com a aparencia dos apps do sistema

1 curtida

Acho que outro dia mesmo o @JG22 perguntou algo parecido. Apps como o Shortwave e o Bottles não seguem mais o tema e/ou o modo escuro. E me parece não haver solução a vista exceto instalar de repo ou compilar

1 curtida

Só forçando a variável GTK_THEME e ainda sim não fica 100%

Como até o Natanael disse naquela minha postagem, só forçando a barra com o cli do flatpak ou o flatseal, como ilustra a imagem a seguir:
image

3 curtidas

Nem com isso funcionou

Uso a versão em flatpak de ambos aplicativos em modo dark @Rodrigo_Chile . Não foi preciso utilizar as variáveis no Flatseal.

A variável no flatseal não seria GTK_THEME=Adwaita-dark (com traço ao invés de dois pontos) ? Ou isso não faz diferença? @JG22 @Natanael.755

Você instalou o org.gtk.Gtk3theme.Adwaita-dark @Jr80 ? flatpak install org.gtk.Gtk3theme.Adwaita-dark

Para aplicar o tema Dark no sistema (Gnome 42):

settings set org.gnome.desktop.interface color-scheme "prefer-dark"

gsettings set org.gnome.desktop.interface gtk-theme "Adwaita-dark"

Preferência pelo tema dark nos aplicativos GTK.
No arquivo /home/seu_usuário/.config/gtk-4.0/settings.ini e /home/seu_usuário/.config/gtk-3.0/settings.ini mude o valor de gtk-application-prefer-dark-theme=0 para =1.

Existe um tema que deixa os aplicativos legados (GTK-3) parecidos com o GTK-4. Eu não testei.

Há a opção de aplicação em apps flatpaks dessa tema. Veja na página do Github.

É que eu uso tema específico e os temas custom só funcionam em modo light no Gnome 42. Alguns flatpaks pegam o tema (Ferdium ou Bitwarden, por ex.), outros não - mas o esquema que o @JG22 lembrou funcionou bem

Bottles e Shortwave, pelo que me lembro, tiveram declarações de seus devs sobre o debate dos temas custom no Gnome, a libadwaita e o GTK4 (pro qual acho que já estão portados) - em algum(ns) post(s) aqui no fórum se fala, perdoem a falta de memória e a preguiça pra pesquisar isso

1 curtida

Ao trocar o tema, já tentou sair do nautilus para ver se funciona?

nautilus -q

@Rodrigo_Chile

Esse é um teste que tinha feito sim, faz um tempo… Nautilus no modo claro:

(Tema Bubble-Dark-Blue funcionando corretamente)

Nautilus no modo escuro do Gnome:

(Foi pro Adwaita Dark, sacou?)

Testei com - e : na época, pelo que me lembre, mesmo resultado para as duas formas. Hoje nem toco ali mais, quero é só ter meu teminha escuro sem agredir vinha visão ferrada de desenvolvedor.
Edit: lembrei agora que precisei baixar o pacote libwaita antes
image

Bom, por hora estou usando o manjaro cinnamon e pegando todos os apps que uso do aur afim de manter a compatibilidade com os temas, mas mantenho o suporte snap e flatpak ativos no sistema.