Incentive o uso de Linux em crianças

Atualmente possuo um pc com core 2 duo que irei dar para meu primo de 8 anos. Vou instalar o RebornOS por servir como uma rápida instalação para o Arch, que é o sistema que eu sou mais familiarizado e fica fácil prestar suporte se acontecer algo, até aí blz.
A questão é a seguinte, na opinião de vocês, qual seria a melhor interface gráfica? Estou entre o Deepin, o Cinnamon e o Gnome.

Deepin se o PC aguentar

O Fedora SOAS Desktop é focado nisto. Sugiro que pesquise a respeito.
https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/soas/

A interface é a Sugar, tá disponível no arch, mas e necessário instalar manualmente

1 curtida

Não estou subestimando a inteligência de uma criança de 8 anos, que por sinal tiraria de letra qualquer que fosse a escolha, mas eu iria de Gnome, mas pensei no Gnome lá do Endless. Mas como sua base será o Arch, bom, vai de Gnome puro mesmo.

Uma criança de 8 anos se adapta facilmente a qualquer uma dessas interfaces.

Eu me preocuparia mais em limitar o conteúdo que ela vai ter acesso na internet (tentaria limitar shuahsaa)

1 curtida

Entre as 3 Deepin se a máquina aguentar, mas, a DE mais infantil mesmo é a Sugar:

Mas, existem distros próprias para crianças:

Fora as educativas.

Provavelmente ele já usou windows,e como usuário de windows,eu me adaptei bem ao cinnamon do linux mint

O SOAS é um fork/adaptação do Sugar.

1 curtida

Grato pela informação.

Não sou grande conhecedor de hardware, mas Core 2 Duo é bem antiguinho, né? Ou o processador desse computador era top de linha de forma que ele ainda dê conta do recado para tarefas simples de hoje em dia?

Bom, voltando ao assunto do tópico, não tenho experiência com o Arch Linux (o mais próximo que cheguei foi um dia ou dois com o Manjaro) e com nenhuma dessas interfaces gráficas citadas. Mas sou da opinião de que se todos os programas que a criança necessita estão lá e muita coisa é automatizada, até mesmo o FluxBox serve, é só gastar sessenta segundos ensinando como abrir o menu para acessar os programas e como desligar o sistema, o resto que necessita ser explicado basicamente será o mesmo para qualquer outro ambiente gráfico.

Minha única sugestão é que você escolha o ambiente gráfico que rode bem nessa máquina e deixe o ambiente de trabalho visualmente agradável. Desses que você citou, o Budgie e o GNOME são os mais bonitos, embora eu não goste o “conceito visual” do GNOME, pois prefixo um desktop mais “tradicional”.

1 curtida