Toda novidade enfrenta resistências e com as distros Linux imutáveis não é diferente.
Estou usando uma distro imutável como sistema principal, e não mudou absolutamente nada no meu workflow. Já usava flatpaks e appimage fazia muito tempo então pra mim migrar foi bem simples. Estou usando o Bluefin.
Sobre o modelo de atualizações uma mudança positivo foi que simplesmente parei de ligar para elas. Meu sistema faz td em background e quando inicializo de novo no outro dia tudo que deve estar atualizado já está pronto. Claro eu posso verificar manualmente mas simplesmente não faz mais sentido.
Agora eu só simplesmente ligo meu sistema, uso e desligo. Recebo as atualizações de correções e melhorias e nem percebo. N atrapalha o meu fluxo de trabalho.
Estou testando o Bluefin em máquina virtual há dois dias, e estou gostando bastante. Já baixei mais duas ISOs de outros sistemas imutáveis para testá-los tbm. Muito provavelmente, irei adotar uma delas como SO principal futuramente.
Não uso.
Mas acho que dependendo do pacote não tem como instalar.
Flatpak e snaps e outros se existir não tem banco de dados grande, apesar de serem bons.
Tem, porém se o usuário escolher fazer isso da maneira tradicional foge da proposta do sistema de separar a imagem “pura“ do S.O dos apps e arquivos a parte do usuário.
Dependendo do pacote/software o usuário tem a disposição a instalação via contêiner que está sim não vai mexer na imagem base do sistema. Sinceramente tem que usar/instalar algo muito exótico pra não conseguir trabalhar com distro imutável. Pelo menos essa é minha percepção a partir de experiencia e estudo sobre.
Ok.
Vou testar numa vm.
Ainda não usei nenhuma distro imutável, mas tenho bastante curiosidade. Um ponto que me deixa com um pé atrás, é em relação a desenvolvimento. Atualmente, uso o VS Codium via Flatpak e as vezes acabo me vendo sofrendo um pouco com relação a acessar o ambiente da máquina (usar os programas q estão instalados na máquina ao invés dos ambientes de desenvolvimento próprio do Flatpak).
Mas sei que no fim é mais uma questão de adaptação.
O Android atende à definição de “imutável”?
Considero o Android extremamente engessado.
Nossa aconteceu o mesmo comigo. Antes eu ficava sempre clicando no ícone de atualização do mint e atualizando tudo. Agora no bluefin eu simplesmente só uso o pc
Estava testando duas distros imutáveis aqui, Kalpa e KDE Linux, e até que estava curtindo. Mas apesar de gostar, ainda não estou preparado para adotar como distro principal. Quem sabe daqui a um tempo.