Impressora Samsung Xpress M2020W só imprime após reboot

Olá, pessoal! Estou tendo um problema com minha impressora. Quando mando imprimir algo ela envia o trabalho, mas não imprime nada e mostra como status “processando”. Assim que reinicio o sistema, ainda na tela de login ela começa a imprimir o trabalho, antes mesmo de dar tempo de entrar com a senha…

Antes de sair reiniciando já tentei o seguinte, sem sucesso:

1. via localhost:631, não parece ter nada estranho no CUPS;
  2. cancelar os trabalhos via terminal ($lprm -) e tentar novamente;
  3. reiniciar o cups ($sudo systemctl restart cups.service);

A impressora (Samsung Xpress M2020W) está conectada via USB e instalei o módulo (“driver”) que baixei da HP/Samsung. Meu sistema: Mint 19.1, Cinnamon 4.0.10, Kernel 4.15.0-55-generic.

No log de erro do CUPS vi a seguinte mensagem, que corresponde a uma tentativa de impressão:

E [22/Jul/2019:22:45:59 -0300] [cups-deviced] PID 3741 (gutenprint52+usb) stopped with status 1!

O que seria este status 1?

Depois de ler muita coisa, vi dicas tais como reinstalar o CUPS e o Gutenprint, mas fiquei com receio de estragar alguma coisa.

Que outras informações eu deveria consultar para tentar resolver isto?

Eu tenho a impressão (risos) que este problema ocorre quando ligo o computador com a impressora desligada e ao ligá-la ela permanece em um estado que não processa a fila. Depois de reiniciar o sistema (portanto, com ela ligada agora) ela imprime o trabalho anteriormente enviado (no caso de não ter limpado a fila de impressão) e não volta a dar problema mesmo depois de entrar em modo de espera (modo de economia), imprimindo imediatamente tudo que é enviado, até desligar o computador. Faz sentido? Por que isto ocorreria?

Obrigado!

Não sei se vai funcionar pra você mas na minha impressora eu precisei mudar do driver proprietário da Hp (professinal) para o open Source (pro). Pelo que eu entendi você está usando o driver proprietário. Veja se não existe nenhum open Source que você possa usar.

Valeu, @axel. Pesquisando no Google, sobre este modelo de impressora, quase tudo que consegui foram resultados (aksubuntu.com, ubuntuforums.org, etc) que apontam para o driver da Samsung mesmo (atualmente, HP).
Achei no sourceforge.com um driver chamado Splix que seria para impressoras Samsung, mas tem pouca informação sobre ele e não quis arriscar.
De qualquer forma, fiz testes mais padronizados e, de fato, o problema ocorre mesmo quando eu ligo o computador com a impressora desligada. Ligá-la com o sistema já funcionando resulta em não conseguir imprimir. Entretanto, não sei o porque disto ainda.
Estou lendo sobre CUPS, mas tem muita informação para digerir… existe algum conjunto de comandos de terminal para checar o status da impressora ou dos serviços do CUPS?

Olá, @Terci .
Eu tenho essa impressora.
Você fez a instalação dos drivers que a HP fornece ??

Fiz esse tutorial de instalação que se aplica a qualquer distribuição.

1 curtida

Olá, @claudiomar_RC, blz? Instalei sim, baixado da HP e conforme o procedimento descrito. Até aqui tudo bem. A impressora funciona tranquilamente. Se eu ligo a impressora e depois o computador, tudo funciona sem problemas. Se ligar a impressora com o computador já em uso, aí dá pau na fila de impressão, que recebe o arquivo mas fica processando pra sempre, até reiniciar o computador.
O que é estranho é que isto não ocorre na versão WiFi dela, só na USB. Ou seja, posso ligar o sistema, depois ligar a impressora e se imprimir na versão USB, ocorre o problema, mas funciona perfeitamente na versão WiFi.
De qualquer forma, coloquei a versão WiFi como Default e tudo funciona. Só queria mesmo entender o que está acontecendo…
Checando o CUPS, via web e terminal, tudo parece correto. Reiniciar o CUPS, desabilitar e reabilitar a impressora na sequência, etc, nada disto faz com que ela funcione na situação descrita. Mas como ao reiniciar ela imprime o trabalho enviado, então acredito que seja alguma configuração que não está sendo “lida” ao ligar a impressora no caso da conexão USB… só que funciona na WiFi…
Pode até ser algum problema de configuração do USB… tipo, liga o computador, o sistema varre as portas USB e não encontra nada, então desativa algum driver ou recurso que impede que a impressora seja detectada ao ser ligada.
Imagino que o WiFi tenha algum método de “varredura” sempre ativo… quando ativo a impressora ela é reconhecida…
Sei lá… Enfim, funcionando está. Só queria mesmo aprender mais sobre o problema.

Oi Terci.

Também tive algumas dificuldades com minha multifuncional Samsung C480FW e consegui resolvê-los com as dicas sdeste blog: Impressoras Samsung para Debian, Ubuntu e derivados

Boa sorte.

Olá, @s3r8i0, blz? Valeu pela dica. Vou tentar instalar esse configurador com interface gráfica para ver se muda algo. Mas, aparentemente, o driver (ULD mesmo) está instalado ok. É mais o comportamento de reconhecimento que eu descrevi que é estranho.
Sabe o que é mais doido? Eu rodei um Kubuntu 19.04, live via pendrive em um notebook, e no painel de impressoras, sem eu fazer absolutamente nada, a impressora (Wifi) já estava lá, reconhecida (com imagem e tudo), configurada e imprimindo um teste que fiz no Inkscape, sem nenhum problema. Até minha avó usaria de boa (risos). Linux é fantástico!