Impressora Samsung M2020w ou não imprime ou imprime extremamente devagar

Estou com um problema aqui numa impressora Wi-fi Samsung M2020w que, ao mandar imprimir, acontece 1 dessas coisas:

1- Não faz nada
2- Os leds piscam, indicando que vai iniciar trabalho de impressão, mas não imprime e no computador aparece uma mensagem de “Erro na impressão”
3- Ela imprime, mas, quando imprime documentos de várias páginas, imprime 1 página, fica 30 segundos (mais ou menos) sem fazer nada, imprime mais uma página, fica mais 30 segundos sem fazer nada, e repete até terminar de imprimir tudo.

Já quis fazer a impressão de um TCC (o meu) para checar por erros e fazer anotações no que mudar mas, mesmo imprimindo 2 páginas por folha, fica uma eternidade imprimindo. Já aconteceu de ela imprimir 6 folhas (12 páginas, já que são 2 páginas por folha) e ela parou de imprimir o resto, voltando uma mensagem de erro no computador. A impressora ainda estava com folhas, ligada na energia e conectada a rede.

OBS: Foram testados 3 micros diferentes (2 com Windows 11 e 1 com Zorin OS Lite), dando os mesmos resultados nos 3.

Talvez seja a hora de levar sua impressora para um técnico verificar o que está acontecendo com ela. Se vc utiliza o cabo USB o problema também ocorre?

Geralmente, com o cabo USB, não ocorrem erros com o Windows 11. No Zorin OS, as vezes não imprime.

Faz uma pesquisa de como fazer um reset nela

vou passar minha experiencia. espero que ajude:

a) experimente no windows. se funcionar, ela tá ok (óbvio)
b) se a detecção for automática, abra o gerenciador de impressoras e veja qual driver usa. pesquise na www se tem outro.
c) configure as permissões de usuario para imprimir:

$ sudo usermod -a -G lp,lpadmin,adm,bluetooth,avahi,avahi-autoipd seu_login

d) reinicie a interface gráfica e tente uma impressão.

comigo resolveu fazendo esses passos. se eu não o fizer, não imprimo via rede.

e) pesquise na www a instalação de sua impressora. pode ser que haja algum passo extra a fazer.

1. printing - Trying to connect a Samsung m2020w printer to wireless network - Ask Ubuntu

2. networking - change M2020 printer WiFi configuration using USB - Ask Ubuntu

3. Impressora Samsung SL-M2020W Como instalo o driver >>>resolvido>>>