Impressora Canon G7010 - Instalação de Drivers e Dúvidas

Estou tentando fazer a migração do Windows 10 para Linux (Arch ou Pop Os), e para isso tenho que poder utilizar os periféricos que possuo.

Inicialmente, não consigo instalar os drivers disponibilizados pela Canon no endereço PIXMA G7010: Built-In Ink Tank Printer: Canon Latin America, conforme imagem a seguir

.

Também gostaria de saber se é possível utilizar o wine para instalar os aplicativos da impressora para windows. Ou se existe alguma alternativa para isto.

Agradeço qualquer ajuda. Obrigado!

1. pq vc n consegue instalar os drivers desta página? tem rpm, deb e código fonte para compilar.

2. recomendo nem tentar usar o wine. use os apps que vem nos pacotes da canon.

PS: prefira o pop por causa dos pacotes deb. fica mais facil para vc.

PS2: veja que o pacote deb instalou sem problemas no meu kubuntu 24.04:

1 curtida

Ok, acvsilva, porém mesmo após essa instalação, não consigo instalar a impressora, simplesmente não é reconhecida. A única distro que encontra a impressora, e já na sua instalação, é o BigLinux. Mas preferia uma em que pudesse ter um controle maior, tanto na parte de configurações, quanto de ambiente gráfico, motivo pelo qual preferiria o Arch. Citei o Pop Os, em função das recomendações do Dio, mas ainda não me acostumei com o Cosmic/Gnome, sou mais XFCE.
Mas obrigado vou continuar buscando soluções, afinal meu PC não aceita o Windows 11 e o fim do Suporte ao Windows 10 está chegando.
Obrigado!!!
Valeu!!!

tem dois deb: a impressora e o scanner. instale os dois. depois conecte na usb ou via wifi, usando o gerenciador de impressora de sua interface gráfica.

usar xfce, lxde, kde, gnome é tudo a mesma m… apenas gosto pessoal desta ou daquela pessoa. por debaixo dos panos funciona do mesmo jeito.

esse PPA aqui tem trocentos drivers para canon. procure a versão que é compatível com seu xfce, pop ou outra distro baseada no ubuntu: Canon printer driver : Thierry FR

aqui fala como fazer para instalar driver de canon no ubuntu e dreivadas e no arch. veja se é útil: Installing Canon Printers Ubuntu · GitHub

Olá Carlos!
A minha impressora infelizmente não está listada entre suportadas pelo PPA de Canon Printer driver: Thierry FR.
Quanto a instalação sugerida para Canon Printers no GitHub, vou tentar realizar e volto para atualizar os resultados.
Mais uma vez obrigado!!!

Se você quer usar alguma distribuição que use .deb, o procedimento é esse:

Baixe esse pacote que está marcado embaixo:

Depois que terminar o download, descompacte esse arquivo. Abra o terminal e navegue até a pasta que apareceu. Provavelmente será a pasta cnijfilter2-6.00-1-deb. Dentro dela, terá um arquivo install.sh

Execute esse install.sh com um sudo ./install.sh. E vai seguindo as instruções na tela.

E nesse link tem uma explicação bem mais detalhada de como você pode instalar impressoras Canon no Linux: