Sim, não consigo desativar o “Secure Boot” da minha placa mãe e estou enfurecido igual ao Emoji do título.
Explicando melhor:
Para desativar o “Secure Boot” na minha BIOS, é preciso primeiro desativar o “CSM Support”, em seguida surge a opção “Secure Boot” que já fica desativada logo que desativa o suporte CSM. Após realizar esses procedimentos, dar “Save & Exit Setup”, quando volto para a BIOS a alteração que fiz é desfeita, ou seja, o “CSM Support” retornar a ficar ativado e o “Secure Boot” - provavelmente - volta a ficar também.
E, sim, a BIOS consegue salvar as alterações já que a data e hora estão ajustadas para o horário correto e também é obedecida a opção de desativar a trilha de led da minha placa mãe.
Alguém tem alguma ideia do que posso fazer para conseguir desativar o “Secure Boot”?
Por quê quero desativa essa joça de “Secure Boot”: pra instalar uma distro de GNU/Linux (Pop!_OS) no meu Desktop!
Minha mobo: Gigabyte B450M DS3H, versão da BIOS é F52. Tenho apenas instalado o Windows 10 na máquina.
Procedimentos que já fiz:
Adicionei senha tanto pra “Administrator” como “User”, numa vez, apenas para o primeiro, na segunda apenas para nível usuário, na última para ambos, eles não tem nenhum efeito em salvar as alterações que preciso;
Já tentei desativar a inicialização segura pelo Windows 10, através da ferramenta “Inicialização Avançada”, mas sem sucesso.
Claro que não, que isso você é experto. Estas coisa confundem porque são variadas fabricantes diferentes, umas agem um pouco diferente das outras, pode ser por motivos de copyrights. Então isso confunde qualquer um . Mas deu certo?
Legacy? Essa placa suporta UEFI é muito melhor usar esta tecnologia especialmente em dual boots e tals. Legacy é tecnologia antiga já, tem problemas em detectar armazenamentos mais novos, não acerta a velocidade real de um ssd entre vários outros detalhes. Minha sugestão seria instalar em UEFI mesmo.
Usar Legacy hoje seria algo muito específico, eu acredito…
CSM é uma tecnologia do UEFI ele permite que sejam instalados “Legacy” em seu ambiente… Deixa ele ativado e repito, prefira UEFI. Em Legacy você vai estar disperdiçando o potencial desta placa mãe e os hardware atrelados nela.
A razão de eu ter criado este tópico é justamente porque estou tendo problemas com a instalação do Pop!_OS no meu Desktop. Será vale apenas abrir um outro tópico apenas sobre?
Enxugando os detalhes, basicamente, pra conseguir instalar essa distro, estou precisando fazer uma RTA (vulgo gambiarra, quem não conhece?) que impede de instalar também /boot/efi.
As configurações da placa mãe do jeito que estão era para funcionar mas ae tem um detalhe. O Pop!_OS não é muito amigo do Windows, ele encrenca ao fazer dual boot com o Windows. Acho melhor então abrir ou pesquisar algo do genero no Fórum.
No site da System76, eles mesmos pedem para, caso faça dualboot com o Windows 10, que instale primeiro o Pop!_OS e depois o Windows, mas vi muita gente também conseguindo fazer o contrário, conseguindo adicionar um inicializador já com o Windows instalado na máquina antes.