Importar Vetores EPS no Inkscape

Bom dia a todos.

Constantemente eu trabalho arquivos .eps no Inkscape e em alguns casos .Ai sem nenhum problema. Acontece que em alguns casos alguns não abrem/importam corretamente, e as imagens ficam apresentando na maioria das vezes linhas(junção) ao invés de efeitos degradê. Vejam o exemplo abaixo e se alguém souber o que pode ser e como resolver, fico grato.

Imagem original com efeito degradê de vermelho/laranja.

Imagem importada no Inkscape, degradê bugado e linhas aparecendo.

Olá @PedroHenique, tudo beleza?

Na maioria das vezes em que a importação fica bugada é porque foi utilizado algum recurso “exclusivo” do software original. O “gradiente mesh” do Illustrator por exemplo sempre dá uns bugs enormes na importação, assim como sombras com transparência, etc.

Muitos recursos da suite Adobe/Corel são proprietários e não seguem padrões publicamente documentados tornando muito difícil para softwares como o Inkscape importá-los com 100% de precisão. Nestes casos não há muito o que fazer a não ser tentar refazer partes das artes que ficarem muito estranhas.

:vulcan_salute:

Já tentei recriar mas dá um trabalho que nem vale a pena. Já tentei encontrar uma solução, usei conversores online de eps p/svg e não resolve. Agora estou aqui em um dilema, instalar ou não uma VM com Windows + IIlustrrator, porém tomei “nojo” do WIndows e não uso mais para nada.

Até tentei seguir essa dica mas sem sucesso. adobe illustrator - Inkscape import .AI file appears blocky - Graphic Design Stack Exchange

Qual conduta seguir neste caso é uma decisão bastante pessoal, sempre que eu uso imagens de bancos de dados procuro dar meu toque pessoal por menor que seja.

Depois de fazer vários testes você deve conseguir melhorar um pouco a qualidade da importação, mas devido às limitações dos formatos é quase impossível conseguir 100% de qualidade.

:vulcan_salute:

Agradeça que abre. :rofl: :rofl: :rofl: No Fedora o Inkscape não trabalha com EPS. Não reage… aí é um tal de verificar o “Ghostscript”… adicionar o “phyton-interpreter=”/usr/bin/python2.7"" no XML do Inkscape… e nada.

Eu descobri que tem como importar sem bugar os degradês, era só selecionar a opção “importar via poppler”. Ele importa 100%, mas a alegria durou pouco kkkkkk… usando “poppler” não tem como desagrupar a imagem.

1 curtida

Não sabia disso. Nas distros baseadas em Debian(o que sempre usei), consigo abrir normal.

A propósito. O EPS que mencionou abre assim aqui (Debian):

Pois é, assim está com os degradês bugados. Para abrir normal tem que marcar a opção “poppler” no momento da importação. Só que surge um novo problema; não tem como desagrupar a imagem para trabalhar cada parte.

Hoje peguei um arquivo e deu certo desagrupar. Importei como Poppler.