Imagem de outubro do Arch Linux atualiza Kernel e Arch Install

Apesar de usuários Arch Linux já terem acesso ao kernel 6.5.7 via atualização, a nova imagem do sistema, lançada neste mês, é a primeira a oferecer logo após a instalação, uma versão do kernel 6.5. Sendo assim, mesmo computadores mais recentes terão compatibilidade com o sistema operacional.

Falando em instalação, o instalador Arch Install 2.6 recebeu três atualizações de manutenção desde o último mês, alçando a versão 2.6.3. Dentre as novidades apresentadas, temos:

• A possibilidade de escolher a quantidade de downloads paralelos durante a instalação;
  • Suporte ao Slick-Greeter, com o gerenciador de login LightDM;
  • Ao instalar o sistema com o Hyprland, agora podemos optar pelos softwares Kitty, Dolphin e Wofi;
  • Suporte à marcações ESP em partições;
  • A capacidade de atribuir pontos de montagem em partições existentes;
  • As instruções em português foram aprimorada e agora também temos o idioma romeno.
4 curtidas

será que arrumaram o problema do “Can not find block device: /dev/sda1”?

na última instalação que fiz usando o archinstall, a primeira vez dá esse erro, aí você o archinstall de novo e funciona

ainda não testei a atualização

Experimente remover o pendrive após a imagem de instalação carregar e abrir a linha de comando. Aqui sempre funcionou. :wink:

Isso ocorreu porque houve uma mudança onde a .iso do Arch passou a carregar a imagem de instalação totalmente na RAM. Esse bug veio junto, mas creio que já foi corrigido.

2 curtidas

bootar pelo pendrive e ainda na tela inicial do instalador, remover o pen drive, né?mesmo se eu, por exemplo, pegar um ssd novo (sem partições nem nada)? vou tentar na próxima vez. vlw kairan

Isso, remover o pen drive logo que o instalador terminar de carregar e você já puder digitar comandos. :wink:

2 curtidas

Ontem testei em uma maquina virtual e o problema “Can not find block device: /dev/sda1”? não aparece mais, instalação sem problema.

3 curtidas

Tive o mesmo problema ontem…

Vou testar isso aí :smiley:

1 curtida

com a versão nova?

rapaiz nem sei, só sei que o @KairanD falou deu certo, eu removi o pendrive após ele passar pra ram e deu super certo.

3 curtidas

Arch KDE instalado aqui com sucesso.
A placa de rede Fenvi T919 (Broadcom 4360) não é detectada na instalação.
Nem usando o módulo wl e nem o bcma.
Só com o módulo broadcom-wl.

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.