iLinux OS - Será o Sistema Operacional que equipa o Comet Observatory da Princesa Rosalina?

Saudações :wave: :star:

Conhecem o iLinux OS? Eu estava navegando e de repente me deparo com esta informação:

https://forum.linuxfoundation.org/discussion/857631/ilinux-os-a-new-debian-stable-based-distro

O iLinux OS esta na versão 2 “Galaxia” e tem um Desktop diferente, parece ter sido inspirado no Super Mario Galaxy. Ele tem um formato diferente de interagir onde os apps circulam em torno do Desktop com a “categoria” no centro.

https://ilinuxos.com/screenshots.html

Parece ser bem legal, acredito que os fãs de Super Mario irão gostar. Detalhe: na minha opinião os 2 melhores Super Mario que tive a oportunidade de jogar foram o World do Nintendo Snes e o Galaxy do Wii.

:v: :milky_way:

2 curtidas

É bem insteressante as idéias, mas precisa lapidar muito, um recurso que eu achei muito interessante é as pastas semânticas, eu fui lendo com calma até que eu chequei no workflow do recurso:

Pick a Color, pick a Symbol, pick an Icon.

Escolha uma cor, escolha um símbolo, escolha um ícone, até que eu descobri que é assim:

Isso me jogou um balde de água fria, imaginei que fosse:

Semantic Folders → Sub menu com as cores → Sub menu com os ícones


Claramente não sou o púbico alvo do sistema, mas parece promissor

1 curtida

Rapaz, não conhecia e é lindo, vou até baixar a iso aqui.

1 curtida

Isso é um LXDE modificado?

1 curtida

Rapaz, a ISO tem 13 GB (diz que vem com 500 aplicações) até parece o Debian de 3 DVDs ou o Endless OS, parecem os ícones do Gnome 2 só que com um retrabalho em HD.

1 curtida

Parece ser uma mistura de Cinnamon e Mate, mas, tem nome próprio: iLinux Adaptive User Interface (iAUI).
https://ilinuxos.com/ilinux-adaptive-user-interface-iaui.html

2 curtidas

Tentei entrar no site mas não consegui.

Eu sei que o Plasma tem o máximo de 20 áreas de trabalho. Em uma captura do iAUI também mostra esse limite… Será?

Parece que sim.

Aqui entrou normalmente, troque de navegador, talvez funcione.

Realmente estava fora do ar pela manhã. Eu tentei acessar mais ou menos na mesma hora que o Daigo mandou a mensagem.

Com o site fora, acabei olhando uns vídeos oficiais no YouTube. É uma distribuição com um MATE customizado, usando o Centro de Controle para invocar ferramentas externas ao ambiente, usando o Localizador de aplicativos do Xfce como uma opção adicional para abrir programas, entre outras coisas.

Percebi uma customização agressiva dos menus contextuais do Caja no desktop também, uma pena que os separadores nativos parecem não ter funcionado, com um “:” servindo para separar as entradas. Ficou meio esquisito.

Achei a intenção boa. Parece ser baseado no Debian ou no Ubuntu, porque suporta pacotes “.deb”, além de suportar Flatpak e Snap.

2 curtidas

Acho que é Debian pelo que li. Inclusive, pelo tamanho da iso tudo indica que é uma versão customizada da iso de 3 DVDs que já vem com repositórios offline.

O ilunix é baseado no debían?
Se fosse uma distro imutável eu até testaria

1 curtida

Então. a princípio todo sistema é imutável, o que diferencia é o grau de dificuldade pra fazer um “rollback”, se não me engano vc disse que usa o Fedora Silverblue, experimenta rodar um:

sudo ostree admin unlock --hotfix
sudo rm -rf /usr/bin/*

Seu sistema é destruído e tudo que foi preciso foi um comando a mais apenas

Removendo diretórios não vale ,refiro me na questão de atualizar o sistema

Mais isso pode acontecer, da mesma forma, se você não instalar softwares que alteram o filesystem de forma agressiva as chances de você quebrar um Debian e um Fedora é basicamente a mesma