O iLinux OS esta na versão 2 “Galaxia” e tem um Desktop diferente, parece ter sido inspirado no Super Mario Galaxy. Ele tem um formato diferente de interagir onde os apps circulam em torno do Desktop com a “categoria” no centro.
Parece ser bem legal, acredito que os fãs de Super Mario irão gostar. Detalhe: na minha opinião os 2 melhores Super Mario que tive a oportunidade de jogar foram o World do Nintendo Snes e o Galaxy do Wii.
É bem insteressante as idéias, mas precisa lapidar muito, um recurso que eu achei muito interessante é as pastas semânticas, eu fui lendo com calma até que eu chequei no workflow do recurso:
Pick a Color, pick a Symbol, pick an Icon.
Escolha uma cor, escolha um símbolo, escolha um ícone, até que eu descobri que é assim:
Isso me jogou um balde de água fria, imaginei que fosse:
Semantic Folders → Sub menu com as cores → Sub menu com os ícones
Claramente não sou o púbico alvo do sistema, mas parece promissor
Rapaz, a ISO tem 13 GB (diz que vem com 500 aplicações) até parece o Debian de 3 DVDs ou o Endless OS, parecem os ícones do Gnome 2 só que com um retrabalho em HD.
Realmente estava fora do ar pela manhã. Eu tentei acessar mais ou menos na mesma hora que o Daigo mandou a mensagem.
Com o site fora, acabei olhando uns vídeos oficiais no YouTube. É uma distribuição com um MATE customizado, usando o Centro de Controle para invocar ferramentas externas ao ambiente, usando o Localizador de aplicativos do Xfce como uma opção adicional para abrir programas, entre outras coisas.
Percebi uma customização agressiva dos menus contextuais do Caja no desktop também, uma pena que os separadores nativos parecem não ter funcionado, com um “:” servindo para separar as entradas. Ficou meio esquisito.
Achei a intenção boa. Parece ser baseado no Debian ou no Ubuntu, porque suporta pacotes “.deb”, além de suportar Flatpak e Snap.
Acho que é Debian pelo que li. Inclusive, pelo tamanho da iso tudo indica que é uma versão customizada da iso de 3 DVDs que já vem com repositórios offline.
Então. a princípio todo sistema é imutável, o que diferencia é o grau de dificuldade pra fazer um “rollback”, se não me engano vc disse que usa o Fedora Silverblue, experimenta rodar um:
Mais isso pode acontecer, da mesma forma, se você não instalar softwares que alteram o filesystem de forma agressiva as chances de você quebrar um Debian e um Fedora é basicamente a mesma