Ícones no panorama de atividades do ubuntu 22.04 ficam pequenos

Estou usando o novo Ubuntu 22.04 com gnome. Acontece que os ícones do panorama de atividades (quando aperta tecla super) ficam pequenos.

ícones pequenos

Tentei verificar se existe um padrão, mas não há, aparentemente.

Quando diminuo o tamanho dos ícones (da doca, não do panorama) em configurações, os ícones voltam a ficar grandes. Mas logo depois voltam a ficar pequenos.
image

ícones grandes

Alguém saberia como resolver isso?

Em aparência do dash to dock marqie a opção encolher o dash, acho que é isso.

Sua tela tem resolução 1366x768p?

O pequeno espaço disponível no sentido horizontal faz o GNOME reduzir o tamanho dos ícones. É importante salientar que a doca do Ubuntu, na lateral, não é um elemento natural ao GNOME 42, e o espaço que ela ocupa provoca isso.

Não entendi onde fica isso, amigo.

Não sei dizer exatamente, mas aparece a opção aqui nas configurações. É isso?

Sim, sua tela tem resolução máxima de 1366x768p. O que ocorre é exatamente o que descrevi acima. Para ter mais espaço horizontal, ou você reduz bastante o tamanho dos ícones da doca na lateral ou então a coloca na parte de baixo.

poxa… obrigado @KairanD . Imaginei algo assim…
O pior que já reduzi ao mínimo o tamanho da doca (16) e só adianta na hora. poucos minutos depois os ícones voltam a ficar pequenos. Parece um bug mesmo.

Acho que é algo que poderiam corrigir futuramente, né? Não parece ser complicado.

Mas obrigado aí!

1 curtida

Meu laptop também tem essa limitação (tela de baixa resolução). Nas pesquisas que fiz, parece que o pessoal chegou a reportar isso.

O GNOME atualmente usa a doca na parte inferior, então qualquer correção a respeito, no Ubuntu, dependeria dos próprios desenvolvedores do Ubuntu (que colocam a doca na lateral), pois no GNOME padrão isso não ocorre.

No futuro você pode tentar corrigir isso com a extensão App Grid Tweaks, ao reduzir o número de colunas ou forçar um tamanho pré-definido para os ícones. Atualmente não há compatibilidade com o GNOME 42: App Grid Tweaks - GNOME Shell Extensions

Massa demais. Bom saber!

Obrigado @KairanD

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.