Tenho instalado o Ubuntu 18.10 gnome 3.30.1 kernel 4.18.0-25-generic e habilitei alguns icones na area de trabalho. Alguns dias pra ca eles ficaram sem imagem do icone e qdo tento abrir o programa respectivo me e informado que ele nao e confiavel. ja tentei resolver apagando e criando outro, cliquei como confiavel. sem sucesso… o que posso fazer para restaurar? tal situaçao no windows eu consigo resolver clicando no painel de tarefas, finalizando o explorer e apagando o iconcache…
veja se tem a permissão de executar o arquivo.
tente executar o coando
gio set yourfile.desktop "metadata::trusted" yes
a partir do parametro que vc passou ```
gio set yourfile.desktop “metadata::trusted” yes
gio: Erro ao definir os metadados do arquivo: Arquivo ou diretório inexistente
Modifique yourfile.desktop para o nome do arquivo desktop…
E para fazer isso antes entre no diretório desktop com o comando cd
obrigado pelas dicas, mas pode especificar melhor. yourfile.desktop e um diretorio do linux ou vou modicar o nome do aplicativo que quero usar no atalho
Execute o comando ls -l no diretório da área de trabalho
ls -l
copie o nome do arquivo desktop e modifique pelo yourfile.desktop.desktop do comando citado acima
agradeço novamente a iniciativa de ajuda, mas foi improdutiva a dica. eu consegui listar o arquivo com nomenclatura example.desktop, mas nao consegui localizar para renomea-lo. agradeceria se alguem tiver uma soluçao diferente. reiterando que o atalho na area de trabalho aparece, mas esteticamente ele nao possui o icone relativo ao programa e quando se clica nele ele informa que nao e confiavel.
queria saber porque ocorreu essa alteraçao porque estava funcionando normalmente. nao sei onde começar, pois se achar o que corrompe quando crio um atalho novo ficara mais facil de corrigir. ate mesmo queria aprofundar nesse caso academicamente, pois ja penso na possibilidade de formatar/reinstalar o sistema
Qual a saída do comando na pasta desktop
ls -l
lista os diretorios padroes do linux, mas o que se refere a desktop:
-rw-r–r-- 1 ed ed 8980 mar 14 2017 examples.desktop
Qual a saída do comando quando vc executa o comando abaixo
gio set examples.desktop “metadata::trusted” yes
Se não me engano o 18.10 já perdeu o suporte.
Verdade o 18.10 já perdeu o suporte compensa mais você formatar do que corrigir.
Tente corrigir fazendo correção do filesystem (fsck)
desculpe a demora: a saida é:
gio: Não há suporte à definição do atributo “metadata::trusted”
então não tem mais suporte
tente desativar a extensão desktop e ativar novamente
desculpe,mas como faço isso
vai no Gnome Tweak Tool ou Ajuste no menu de aplicativos.
Depois vai em extensões…procure pela desktop
mais extensões aqui: https://extensions.gnome.org/
amigos obrigado, tentei tudo, mas nao tive sucesso. vou tentar mais algumas coisas aqui, mas o mais provavel q reinstale tudo novamente. caso consiga restaurar, reporto.
vc pode remover o pacote e instalar novamente
sudo apt remove gnome-shell-extension-desktop-icons
reinicie o computador
apague a pasta ~/.cache
e a pasta
~/.local/share/gnome-shell/extensions/
procure se tiver a extensào desktop e apague só ela
mais info What are GNOME Shell extensions?
apos iniciar
sudo apt install gnome-shell-extension-desktop-icons
reinicie e veja se funciona
tentei essa ultima dica, tambem nao funcionou, msg do terminal antes e apos os comandos: E: Não foi possível encontrar o pacote gnome-shell-extension-desktop-icons
alguém tem alguma solução diferente