Ícone de bateria da Barra de Ferramentas do Windows 10 fica desaparecendo

É o seguinte, troquei a bateria de um notebook antigo que tenho aqui e apesar da mesma estar funcionando perfeitamente (inclusive no Linux) o ícone de indicação da carga na Barra de Ferramentas do Windows 10 está bugado desde a troca.
Quando inicio o ícone simplesmente não aparece, sua ativação também fica impossível pelo Painel de Controle porque o ícone aparece apagado como se o computador fosse um desktop. A única forma em que o ícone aparece é quando desinstalo o driver da bateria ou através do “Gerenciador de Dispositivos” clico na opção “Verificar se há alterações de hardware”, mas, essa solução é temporária haja visto que ao reiniciar o sistema o ícone não inicia junto com o mesmo tendo que repetir o processo manualmente.
Já tentei de tudo CMD, Promp, PowerShell e nada. Alguém sabe o que posso fazer? Desde já agradeço.

e se vc instalar o driver direto da fabricante ? as vezes também o Windows fica atualizando os driver sozinho e causa esses problemas.

1 curtida

Tive esse problema anos atrás com bateria “de segunda”. Circuito dela que manda a informação de carregamento errava. Windows passa a achar que é desktop mesmo. A solução foi comprar uma original bem mais cara.

Não sei se é seu caso, até porque comentou que no Linux funciona. Estranho.

Tentou desinstalar a bateria no Gerenciador de Dispositivos? Quem sabe reinstalando resolva. Remove e reinicia que ele reinstala. Se é que ela está aparecendo lá.

Ela tem procedência, é da Bringit (identificada como sendo fabricada pela Sanyo).
A questão é justamente essa, se eu desinstalo o driver ou verifico se tem alterações no hardware ela é detectada com percentual de carga certa e tudo, mas, na próxima inicialização do computador o ícone e a detecção da bateria não iniciam junto e tenho que fazer tudo de novo manualmente para que o Windows “enxergue” a presença da bateria.

Já tentei versões mais atualizadas do driver, o problema parece ser no Windows mesmo.

Antes da troca da bateria funcionava corretamente, suponho.

1 curtida

Sim, a bateria antiga (que chegou ao fim de sua vida útil) era detectada já no arranque do sistema.

Se é original vai no Hub, reporta o problema. Ou eles indicam alguns passos, mandam algum script que corrige ou pedem mais dados pra fazer investigação e lançar atualização/correção.

1 curtida

Cheguei a cogitar que pudesse ser algum serviço do Windows que não está carregando automaticamente com o sistema, mas, duro é saber qual seria esse serviço e alterar sua execução para automática.

Tem 5 alternativas aí pra tentar solucionar. Quem sabe alguma resolva também:
Windows 10 - Ícone de bateria não aparece - Comunidade Microsoft

1 curtida

Infelizmente já tentei e nada.

Olha, isso já aconteceu comigo e nunca troquei a bateria do meu notebook, geralmente, reiniciando o processo do Explorer resolve o problema.

1 curtida