IA e alto desempenho: conheça as novidades da AMD para notebooks na CES

Apesar de a Consumer Electronics Show ter começado oficialmente no dia 5 de janeiro, a AMD, tal como outras empresas, se antecipou e já vem apresentando há alguns dias, as principais novidades da empresa. Este ano marca o maior portfólio de produtos apresentado pela AMD, sendo assim, o consumidor terá ainda mais opções para escolher um notebook que se adeque às suas necessidades. Conheça as principais novidades da AMD para notebooks!

Processador

A desenvolvedora de semicondutores sediada na Califórnia deve a maior parte do seu sucesso aos processadores e continua trazendo grandes avanços ao núcleo dos computadores. A nova geração de processadores para notebooks é a linha Ryzen 7000 Series Mobile e o modelo mais poderoso até o momento é o Ryzen 9 7945HX, com 16 núcleos, 32 threads, frequência de 2,2 a 5,4Ghz, 80MB de cache, tem suporte avançado à memória DDR5, consome até 75 watt e em benchmarks, apresentou resultados até 78% superiores ao Ryzen 6900HX, do ano passado. Este é o mesmo processador disponível para desktop, mas encapsulado para laptop.

A Intel, por outro lado, anunciou o Core i9-13980HX com 24 núcleos e 32 threads, dizendo ser o mais poderoso processador gamer para notebooks, mas apenas 8 núcleos são de alto desempenho, e os outros 16 são focados em eficiência energética. Entretanto, como não existem comparações diretas, ainda não é possível saber qual fabricante conseguiu oferecer o processador mobile mais robusto.

Além disso, toda a linha AMD Ryzen 7040 conta com um hardware dedicado ao processamento de inteligência artificial, que auxilia na produtividade para criadores de conteúdo, ajuda em alguns jogos e a expandir o uso desse tipo de tecnologia no cotidiano. Processadores dessa linha podem superar o Apple M2 em até 20% na velocidade e 50% no consumo de energia durante a execução de uma IA.

A série Ryzen 7000 consolida o uso dos chiplets, que facilitam a escalabilidade e a diversidade de modelos de CPU. Sendo assim, temos diversas linhas de processadores para notebooks, cada uma voltada a produtos diferentes:

  • 7045HX Series oferece o máximo de desempenho;
  • 7040HS Series entrega todo o desempenho possível em aparelhos mais finos sem comprometer o consumo energético;
  • 7035 Series é a mais focado em entregar o máximo de tempo de bateria;
  • 7030 Series é a linha mais popular, com gráfico integrado, voltado a computadores com preço mais baixo;
  • PRO 7030 Series é semelhante ao anterior, mas com tecnologias de segurança voltadas ao uso por empresas.

Placa de vídeo

Duas séries de placas de vídeo Radeon RX7000 para notebook foram apresentadas. A linha cuja nomenclatura termina com M é focada em maior desempenho e conta com a RX 7600M XT, que oferece desempenho em média 26% maior do que a geração anterior, sendo capaz de operar aplicativos modernos para a criação de conteúdo e jogos em 1080p com as configurações no máximo.

A RX 7600M XT conta com 32 núcleos, 32MB de cache, 8GB de memoria GDDR6 com interface 128 bits além de hardware dedicado ao efeito raytracing e a inteligência artificial, que ajuda em tarefas como o upscaling e a codificação de vídeo, enquanto sua alimentação pode consumir até 120W.

Já a linha com os modelos terminados em S é voltada para notebooks ultrafino e oferece eficiência energética em detrimento do alto desempenho. Por exemplo, apesar de a RX 7700S ser bastante parecida com a RX 7600M XT, apresenta cerca de 1 TFLOP a menos.

AMD Advantage

Os processadores e placas de vídeo AMD para notebook têm presença confirmada em aparelhos de marcas como, HP, Acer, Lenovo, Asus, MSI e Alienware. Além disso, a AMD agora passa a atribuir um selo de qualidade AMD Advantage para laptops que possuam certas qualidades, como processadores e placas de vídeo selecionados, precisam oferecer bom desempenho em games a 1080p, devem ter tela e chassi premium, além da tecnologia AMD SmartShiftRSR, que distribui os recursos computacionais de forma inteligente. Os primeiros laptops com AMD Advantage devem estar à venda ainda no primeiro semestre deste ano.

1 curtida