I7 de 8ª geração ou i5 de 11ª geração?

Boa noite!

Estou pesquisando para comprar um notebook novo e encontrei dois modelos que me interessaram: um tem um i7-8565U (i7 de 8ª geração) e o outro, um i5-1135G7 (i5 de 11ª geração). Olhando as especificações de cada processador no site da Intel, tive a impressão de que o i5 é até superior em alguns aspectos. No entanto, não entendo nem metade dessas especificações e, portanto, gostaria de saber o que vocês acham. i5 ou i7?

Você precisa informar os modelos exatos dos notebooks e todas as configurações para avaliarmos melhor. Mas, considerando apenas o processador, o Core i5 1135G7 é (consideravelmente) superior ao Core i7 8565U. Ele é mais rápido tanto em single core quanto em multi core.

No mais, nunca, jamais compare processadores de arquiteturas diferentes usando especificações. Esse tipo de comparação não tem qualquer resultado prático, pois cada arquitetura se comporta de um jeito. Procure por testes e benchmarks.

2 curtidas

Esse i5 parece ser mais vantajoso em relação a esse i7, pois usa um desing de núcleos mais novo que o i7 (Willow Cove x (legado) Sky Lake), fora que é uma litografia mais eficiente (10nm ++ x 14nm +++). A questão é: se ele for usar com alguma distribuição linux, precisa ter um kernel mais “fresco”, creio que superior ao 5.8, pois a 11a geração é datada de setembro de 2020.

2 curtidas

Altough, eu preferiria o i5 neste caso, pelo simples fato de, por mais que sejam arquiteturas diferentes e não possam ser comparadas diretamente, o Coffee Lake data de quase quatro anos atrás. Se eu quisesse comprar um processador para durar bastante tempo sem precisar trocar, preferiria o mais novo, por razões óbvias.

Irônico é um proprietário de Haswell opinando em processadores sete anos mais novos do que o dele :joy:
Acho que preciso trocar minha batata…
2 curtidas

Se quiser fazer um comparativo entre processadores, um bom site é o PASSMARK.

Segue o comparativo entre estes dois:

3 curtidas

O ideal é procurar testes controlados em sites como TechPowerUp, AnandTech, Tom’s Hardware, Clube do Hardware e outros do tipo.

Mas, para aproximações grosseiras, eu uso o UserBenchmark (apenas para pontos de benchmark, ignorando aquele cálculo de pontuação deles que não tem significado prático) e o Passmark. Nesses sites, os resultados são obtidos através de tratamento estatístico de dados obtidos em testes realizados em milhares de máquinas. Ou seja, existe grande variação, pois fatores como velocidade das memórias ou mesmo superaquecimento podem influenciar (por isso digo aproximações grosseiras).

Por outro lado, sites “Super Trunfo”, que comparam especificações e jogam valores sabe-se lá de onde, como o CPU Boss e o Versus, não têm utilidade.

No caso de notebooks, o ideal é focar no conjunto mais potente. O processador que vai durar mais tempo é o mais potente, que não necessariamente será o mais novo.

No caso de desktops você pode dar mais importância à idade da plataforma, já que aí existe um caminho para upgrades (são raros os notebooks que permitem, por exemplo, trocar um processador).

Eu tenho um notebook Ivy Bridge (i7 3537U), um desktop Haswell (i5 4670K) e um netbook Bay Trail (Z3775). Todos antigos… E ainda atendem super bem!

1 curtida

Tive uma imensa surpresa, quando, ano passado, resolvi abrir meu laptop.

Posso remover e trocar livremente o processador, obviamente me limitando ao LGA 1150.

1 curtida

Seu notebook é esse com Core i7 4500U?

Segundo o site da Intel, ele utiliza socket FCBGA1168. Ou seja, esse processador é soldado na placa-mãe em processo de BGA: Intel Core i74500U Processor 4M Cache up to 3.00 GHz Especificações do produto

O socket LGA 1150 é utilizado por processadores de desktop.

2 curtidas

Ué? Eu não tentei, mas tem uma chavinha no socket do processador igual meu antigo desktop, que servia, naquele caso, para soltar ele :thinking:

1 curtida

Acredito que você possa ter confundido mesmo… Esse objeto que você viu pode ser outra coisa.

Infelizmente, FCBGA significa, em essência, “Flip Chip Ball Grid Array”. É uma solda com microesferas. Até dá para remover o processador, mas você precisaria levar a uma assistência que tenha equipamento apropriado para a realização de soldagem BGA. É um processo arriscado. E não há como instalar processadores LGA 1150, embora utilizem a mesma arquitetura.

2 curtidas