i3WM é bom? Como usar em uma distro?

Ouvi falar do tal do i3WM, um gerenciador de janelas com foco em modo texto, que basicamente se resume a terminais que podem ser divididos, subdivididos e colocados em outras workspaces, e podendo ainda rodar aplicações gráficas como o Firefox, ainda que este não seja o foco.
Muitas vezes eu uso apenas o navegador e o Terminal, para fazer operações com arquivos. Logo, esse gerenciador pode me levar a ter uma produtividade maior. Apenas gostaria de saber se realmente vale a pena, e se existem SO’s com ele pré-instalado ou é necesssária a instalação manual.

1 Curtida

Há versões do Manjaro que já vem com ele. (Só olhar nas Community Edition)
E normalmente esses WM (Window Manager) são focados nos atalhos do teclado para fazer algumas operações, então há quem ganhe produtividade com eles, e há quem não ganhe.

Não sei nada de i3wm, mas vou invocar o @Lavrudinho em modo de ataque! Esse cara manja do i3wm! Haha

2 Curtidas

Eu usei durante uns 3 anos e meio e lhe garanto que vale muito mas muito a pena… eu usei o awesome por um tempo também mas o i3 na minha concepção se saiu melhor, já o bspw eu não gostei… Se você tiver mais que um monitor então ai meu amigo a experiência multiplica…

Beleza, parece que minha primeira experiência com o Manjaro será através de terminais redimensionáveis, o que acredito não ser o que a equipe do Manjaro queira :sweat_smile:

1 Curtida

Aliás, a instalação dele é pelo terminal como o Arch ou facilitada, como as oficiais do Manjaro?

1 Curtida

Não tenho conhecimento o suficiente para te responder isso, acho que se procurar no Youtube por “I3WM Manjaro” você deve achar algo

O foco de uma tiling window manager, como o I3, não é em terminais. O foco é não perder espaço de tela, e poder controlar tudo pelo teclado. Vai rodar qualquer aplicação que você usa em uma DE normal.

É legal sim, você trabalha com workspaces, por exemplo, posso setar para abrir o meu media player para abrir sempre um workspace específico, é bem mais organizado.

Você instala o i3 do mesmo jeito que instala o gnome, xfce, etc… depois só escolhe na tela de login. Ou como falaram ali em cima, o Manjaro tem uma opção já com o i3.

Mas não existe isso se melhor ou pior, só atende outras necessidades. Já usei várias twm, qualquer dúvida pode mandar ai.

2 Curtidas