I3wm configurando disco

Olá pessoal, gostária da ajuda de vocês eu comecei a usar o i3wm a pouco tempo e estou aprendendo a mexer nele ainda, estou usando bastante o próprio manual mas tem algo que eu não vi (ou acabei não reperando) que é o seguinte, a minha status bar, me mostra que meu SSD tem uns 75Mb apenas (ele tem 400Gb) e eu usei o Gparted para tentar ver se tinha alguma partição que eu criei mas não, não tem nada e sempre que vou instalar algo ele aprensenta um erro
: Erro de partição cheia demais (não há espaço suficiente em disco)
Vocês sabem oque eu posso fazer para arrumar isso ?
Talvez eu tenha que colocar algo no FSTAB ?

Qual a saída do seguinte comando?

df -h

Essa é a saída:

dev 7,8G 0 7,8G 0% /dev
run 7,8G 1,2M 7,8G 1% /run
/dev/nvme0n1p2 9,8G 9,2G 76M 100% / – acredito que ele esteja usando essa partição haha
tmpfs 7,8G 26M 7,8G 1% /dev/shm
tmpfs 7,8G 196K 7,8G 1% /tmp
/dev/nvme0n1p4 446G 3,2G 420G 1% /home – esse é meu ssd
/dev/nvme0n1p1 511M 160K 511M 1% /efi
tmpfs 1,6G 40K 1,6G 1% /run/user/1000

essa partição eu criei durante a instalação do Arch, mas não sei porque ele está usando essa partição.

Como já suspeitava, a sua partição raiz está em 100%, experimente limpar o cache do pacman, com o comando abaixo…

sudo pacman -Scc

Além de cache de possíveis outras aplicações caso esteja utilizando Flatpak, por exemplo, poderá limpar os não utilizados, com o seguinte comando…

flatpak uninstall --unused
1 curtida

Eu limpei, deu certo!
Muito obrigado, você poderia me explicar um pouco sobre esse cache ?
ou me recomendar algo para ler a respeito, eu nunca tive que limpar o cache e não sei se é porque as interfaces gráficas fazem isso automáticamente mas é a primeira vez que faço.

Quando instala e/ou atualiza os pacotes baixados ficam armazenados no diretório /var/cache/pacman/pkg/, e com o decorrer do tempo se acumulam… Mas lembrando estes pacotes podem ser uteis em uma possível necessidade de downgrade de versão, portanto poderá executar o comando à qual lhe informei, nas vezes que precisar liberar algum espaço em disco, entre outros…

Mais informações poderá encontrar no seguinte link → Limpando o cache do pacote | pacman - ArchWiki

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.