I3-gaps e i3wm agora serão um só projeto!

Segundo a nota oficial lançada pelo Airblader (criador e mantenedor do i3-gaps), os projetos se fundiram e o i3-gaps deixará de existir. A previsão é que as mudanças ocorram na versão 4.22 (a versão atual é a 4.21).

Em resumo, todos os recursos disponíveis no i3-gaps, serão incorporados ao i3wm. Logo, na próxima versão, qualquer distro que tenha o i3wm em seus repositórios disponibilizará os recursos do i3-gaps, como tamanho do painel (bar height), gaps, smartgaps etc.

A nota na integra:

PSA: i3-gaps has been merged into i3

Today is a monumental day for me – by far the most commonly asked questions in my ~8 years of maintaining i3-gaps has been: “Why don’t you merge it into i3?”. Well, today is the day this question can finally come to an end.

What’s happening?

As of today, we have merged all i3-gaps features into i3 (pull request). Except for minor technical differences, users will be able to switch to i3 with their i3-gaps config seamlessly.

Note that we decided to merge i3-gaps more or less “as-is”. This means all the existing restrictions and issues will remain for the time being, but the major benefit here is that we got to just finally do it (after many years).

If you have any questions, I’ll do my best to answer them.

What’s next?

For now, the change has been merged, but not yet released (it will be i3 4.22). As some (but not many) changes were made, it would be appreciated if people could give the current i3 HEAD a try to make sure things are working as before.

What does this mean for i3-gaps?

I will archive the project on GitHub and redirect to i3 instead. The repository will remain, however. Any issues worth keeping will be migrated to i3.

Once i3 4.22 is released, distros can simply replace any i3-gaps package with the i3 one, and everything should happen automatically for users.

What does this mean for me?

For me this is the end of an almost decade-long journey with i3-gaps. It started in r/unixporn, and it led me to become a maintainer for i3. i3 and i3-gaps have had a big impact on my life, private and professional, good and bad. So a “thank you” to everyone along the way, from Michael, TonyC and Orestis (maintainers) to all the people in the community and just everyone who enjoys using i3.

fonte

8 curtidas

Se o i3gaps contempla tudo que o i3wm possui e ainda é possível escolher entre o que gostaria de ser padrão no comportamento, além de poder mesclar funções, na minha opinião, foi uma escolha acertada, visto que não há uma perda e mescla os projetos que são similares.

A dúvida é se ambos os desenvolvedores continuarão com voz no projeto, espero que sim. Toda e qualquer ideia pode ser bem vinda.

1 curtida

Faz sentido, sempre legal ver a galera juntando forças. Ambos eram usados frequentemente juntos de uma forma ou de outra. :slight_smile:

2 curtidas

Na verdade, na prática, o i3-gaps é apenas um fork do i3wm com todas as opções originais do i3wm, apenas adicionadas as opções que o Airblader gostaria que estivessem presentes no i3wm. Em outras palavras, não fará a diferença nenhuma para o usuário final. Apenas a facilidade, para o usuário e para as distros, de instalar/empacotar apenas o i3wm.

Uma opção que sentia falta no i3status, era poder controlar o tamanho da barra. Agora, com a fusão, isso será possível no i3wm original.

Pelo que sei, o Airblader não tinha intenções de adicionar outras opções além das já adicionadas ao i3-gaps. Logo, não acredito que haverá divergências entre os devs. É até bom ter mais gente para lidar com bugs e melhorias.

Eu como usuário de i3wm original, sem o gaps, só vejo vantagens. Aqui no Arch eu estou usando o i3-gaps, embora use muito pouco os gaps, mas uso a opção bar height (tenho o gaps instalado só por isso, porque gosto de alternar entre o i3status e a polybar). Assim que sair a nova versão do i3wm, já vou instalar ele no lugar do gaps. Como eu disse, só vejo vantagens.

Entre as três funções que sentia falta no i3wm, uma delas foi resolvida com a fusão (o bar height), as outras duas, se forem adicionadas futuramente ao i3wm, na minha opnião deixaria o i3wm perfeito. Seriam elas, adicionar informações a i3bar, via i3status, através de scripts e a opção (que existe em outros twm como o bspwm) de fixar um container.

2 curtidas

Desde o começo sempre preferir ambos juntos, até pq a grande diferença é os gaps mesmo, no caso quem não quiser gaps é só desativar e vice-versa, muito bom.

1 curtida

Saiu a versão 4.22! Já com os gaps. Ainda não tive tempo de testar, assim que der vou atualizar e testar os “novos” recursos. Novos entre aspas mesmo, porque já estavam disponíveis no i3-gaps.

Nota oficial de lançamento: https://i3wm.org/downloads/RELEASE-NOTES-4.22.txt

2 curtidas

Atualizei na minha distro secundária aqui (atualmente o Arch) e foi tudo ok. O próprio pacman sugeriu a remoção do i3-gaps e a substituição pelo i3wm. Após a atualização, fiz os testes com as opções mais comuns do extinto i3-gaps (gaps, bar height, smart gaps etc.) e tudo funcionou perfeitamente. Pelo menos no meu uso até agora não vi nenhum bug. Certamente nessa primeira versão depois da fusão, encontraremos alguns bugs. Então é bom ficar de olho e seguir o canal oficial (que agora é lá no github) para eventuais problemas/bugs que você encontrar.

No Debian testing ainda não saiu. Mas, eu esperava que o xfce fosse demorar mais e rapidinho saiu no Debian testing. Então, é aguardar.

1 curtida

Chegou no Debian Testing! Acabei de atualizar. Foi bem rápido, achei que o Bookworm ficaria com a versão 4.21.

1 curtida

Até agora, no Debian, tudo certo também. Não encontrei nenhum bug. Fiquei com a ligeira sensação de que, no Debian Testing, desempenho do i3 está um “tiquinho” melhor que no Arch, como se tivesse um pouquinho mais de fluidez na abertura e movimentação das janelas. Pode ser só percepção mesmo, ou alguma sensação causada pelo colorscheme ou sei lá o que :wink:

No Arch, uma ou outra vez que dei um restart no i3, tive um bugizinho gráfico. Como se o wallpaper tivesse falhado o carregamento. Era exibida uma faixa cinza na parte de cima do wallpaper (entre a polybar e a janela aberta), quase como um efeito de blur. Só vi esse comportamento uma ou outra vez, e somente quando estava usando os gaps + smart_gaps off (ou seja, sempre exibindo os gaps, mesmo com apenas uma janela aberta). Em outras circunstâncias, mesmo usando os gaps, não tive esse problema. Provavelmente é algum problema com o smart_gaps. Vou ficar de olho. Se acontecer outras vezes, vou lembrar de tirar um print e abrir um issue lá no github do projeto.

P.S: acabou de sair uma atualização do i3, para a versão 4.22-3, no Arch. Vou atualizar e ver se, depois desse update, acontece o possível bug.

1 curtida