Boa tarde!
O meu hardware e similar ao seu, com a diferenca de que a placa de video eh da AMD. Uma RX 6600.
Bem, voce ja deve saber que TWM sempre vai requerer que voce arregace as mangas e faca configuracoes por texto, entao ha um nivel de dificuldade maior do que simplesmente instalar uma DE. Sendo assim, vamos pular essa parte e ir direito aos seus questionamentos.
1 - O Hyprland, ateh onde eu saiba, me parece uma opcao perfeita de TWM para quem esta usando Wayland e AMD, e isso eu digo por que historicamente, a NVIDIA nao se da bem com Wayland. Isso pode ter mudado; faz muito tempo que nao uso um sistema com uma placa do time verde. Passei pro lado vermelho da forca, sem foices nem martelos, claro.
O Hyprland tem visual sem sacrificar a funcionalidade e vice versa, um ponto crucial em usar um sistema que, por padrao, traz menos coisas na tela (pode ficar cansativo nao ter nada pra olhar, depois de um tempo; passei por isso varias vezes, e hoje me encontro usando Kubuntu. Muita coisa acontece toda hora…);
2 - O i3wm eh muito bom para todo o uso, especialmente pelo fato de que ele traz o X11 como padrao. O Wayland simplesmente nao esta pronto ainda em muitos casos. (Eu sou streamer e preciso da funcionalidade de hotkeys globais, e no X11 eu tenho, mas no Wayland nao. Se isso for um problema dos portais xdg, que seja, mas enquanto nao tiver isso, para mim nao esta pronto ainda. Vamos esperar mais um pouco e ver no que da.) Fora isso, o i3 funciona muito bem, apesar de eu preferir o layout binary-tree do BSPWM, mas sinceramente, eu nao tenho paciencia pra configurar WM. Nunca fica do jeito que eu quero, e eu sinceramente acho aquela escuridao de azul, roxo escuro, e tons mortos muito repetitiva, o que eh 99.9% dos rices de WM por ai.
Quero um rice de WM com cores claras, vivas, de preferencia que mudem com o wallpaper, ou ao menos tenha uma selecao de cores decente, com letras grandes, tamanho 12 ou 13, bem visiveis, claras, e organizadinhas e bonitas. Ai comeco a considerar;
3 - O grande do BSPWM eh o modo binary-tree de dividir as coisas na tela. Novamente, configurar eh um saco, a nao ser que tu goste muito de TWM. Seria interessante que em toda WM houvesse um tratamento melhor dos programas em flatpak em com mais de uma janela. Por que as vezes, usando o gimp por exemplo, eu tenho uma janelinha que eh pra abrir pequena so pra editar uma coisinha, e a TWM quer abrir ela ocupando metade da tela com espaco vazio. Seriously?
No seu caso, eu pularia o Hypr se o suporte a hardware nvidia nao for legal/ele nao te atender em tudo o que precisa de uma TWM, procuraria usar o i3 ou BSPWM por serem X11 por conta do streaming (gravacao de tela em wayland tambem eh uma porcaria completa), e no final escolheria entre essas duas ou outra baseada em X11 dependendo do gosto em tiling, visual alcancavel, etc.
No final, prefiro botar um Plasma mesmo, mas ai foge da ideia do topico.
Enfim, boa sorte! Espero ter contribuido.