Hospedagem para comunidade com Humhub

Fui um dos colaboradores de uma comunidade de artes que se formou em um serviço de comunidades chamado Amino. Mas devido uma série de prolemas que o serviço vem sofrendo ao longo dos anos com suas políticas, recursos desnecessários, ou o fim de características importantes para o funcionamento de comunidades como a que participei, acabamos por ver nosso projeto morrer. Buscamos reviver em outros serviços, mas nenhum apresentava as características que nos fez escolher o Amino no início. Foi aí que tivemos a ideia de investir em uma plataforma própria.
Após buscas por diversos CMS para por no ar um site, como o WordPress, Elgg, etc, escolhemos o Humhub. Essa ferramenta apresenta uma série de características semelhantes ao Amino, com uma interface amigável. Mas agora existe uma dúvida, qual seria o serviço de hospedagem indicado para por o site no ar?

Abaixo apresento algumas características básicas da comunidade para ajudar a responder essa dúvida.

1. A comunidade é fechada: o cadastro não é aberto, novos membros entram por convites de determinados usuários com permissão de enviá-los .
  2. A comunidade é centrada em imagens: os usuários publicariam suas ilustrações. Tenho consciência que isso acarretaria em um alto custo de armazenamento, mesmo limitando o tamanho do envio, por esse motivo que dentro do site os usuários serão incentivados a enviar suas artes em serviços de terceiros (o que o Humhub permite).
  3. O conteúdo publicado seria restrito a seus usuários: basicamente apenas usuários logados poderiam visualizar o conteúdo da comunidade (uma medida para economizar os recursos do servidor)
  4. Dentro da comunidade teríamos conteúdos além das artes, como posts em formato de Wiki para tutoriais, além de organização de eventos, cursos, etc. (Características presentes no Humhub)
  5. A comunidade seria dividida em sub-comunidades, chamadas de “espaços” dentro do Humhub. Funcionariam para dividir os diferentes segmentos artísticos, além de funcionar como pequenos fóruns para diferentes temas. A criação desses “espaços” seria limitada a determinados usuários.

Após pesquisar por diferentes fóruns, observo que hospedagens compartilhadas não são indicadas para esse projeto, e que especialmente a Digital Ocean teria uma oferta satisfatória para nossos objetivos. Não queremos pagar mais que o necessário, nem confiar em serviços que prometem muito, mas que só dariam dor de cabeça. Basicamente procuro uma opinião dos membros aqui do fórum sobre o serviço de hospedagem mais recomendado para esse caso específico. Ou ainda, se conheceriam alternativas melhores que o Humhub.

1 curtida

Olá @Mamf tudo bem contigo?

Em um projeto como o que você descreveu, eu normalmente recomendaria adotar um serviço de cloud para ter máxima disponibilidade e estabilidade (AWS ou Azure) ou ao menos um servidor dedicado.

Eu realmente gosto bastante da Digital Ocean, mas vocês precisariam ter alguém tecnicamente habilitado para manter o servidor seguro e aplicar atualizações.

Algumas empresas que eu indico para contratação de servidores dedicados e onde tenho clientes ativos são: Hostgator e A2 Hosting (meu link de afiliado). Aqui no Diolinux atualmente utilizamos os serviços da Hostinger para alguns projetos.

:vulcan_salute:

1 curtida

Tudo ótimo!
Eu tinha observado essa A2 Hosting, realmente não tenho muito conhecimento técnico sobre servidores, e estava com medo de não conseguir usar o Digital Ocean. Vi que a A2 tem planos especificamente para o Humhub mas tinha ficado em dúvida sobre a qualidade do serviço já que não conhecia, obrigado pela recomendação.

A Hostinger tem preços muito bons, e a comunidade não pretende ser muito grande, com certeza um projeto bem menor que o Diolinux Plus.

Também estava dando uma olhada no Mastodon, é mais simples que o Humhub, mas aparenta ser mais conhecido e talvez, estável, mas não sei direito como criar uma instancia própria. Quero ter uma certa facilidade ao manter o CMS como acontece com o WordPress.

Eu não conhecia o Humhub, mas olhando por cima não creio que seja possível reproduzir aquilo no Mastodon.
Você citou algumas funções bastante específicas e um CMS normal provavelmente não terá as ferramentas necessárias para organizar a informação corretamente.

Uma opção “mais simples” é o próprio Discourse, a plataforma que utilizamos neste fórum.

1 curtida

O Discourse me permite criar uma time-line como página inicial? Tipo, no lugar de listar os tópicos mais recentes, lista os posts mais recentes? Vou dar uma olhada nele em localhost.

O Discourse tem algumas opções “de fábrica” que podem ser utilizadas, no caso que você citou acredito que definir a categorias “Recentes” como padrão da home pode ajudar.

1 curtida