Hospedagem de site pessoal simples e registro de domínio

Por um bom tempo, meu pensamento era de contratar o plano mais simples da HostGator ou Hostinger (preferencialmente este último) para hospedar meu site pessoal e criar meu blog Wordpress nele. Atualmente meu site se encontra hospedado no GitHub Pages (aqui o link).

Mas refletindo hoje, parece-me interessante a ideia de fazer meu blog usando apenas JavaScript mesmo (se não me engano, tecnologias como Jekyll e Hugo seguem esse mesmo esquema), só que penso em desenvolver meu próprio software, até para integrar melhor com o meu site. Não haveria mais a necessidade de banco de dados e software escrito em PHP, logo o GitHub Pages continuaria me servindo tranquilamente, por enquanto…

Entretanto, também pretendo hospedar alguns trabalhos artísticos meus no site, o que demandará mais e mais espaço com o tempo. Talvez eu nunca na vida alcance o limite do GitHub, ou pode ser que eu bata o limite em menos de cinco anos; só o tempo dirá, não sei que tipo de projeto vou inventar de fazer.

O GitHub está me servindo muito bem, mas serviços gratuitos podem mudar de uma hora pra outra, sem contar que há limitações. Este é um site pessoal, um negócio para a vida toda, eu poderia pular de serviço gratuito em serviço gratuito se o GitHub Pages acabar, mas…

Como eu disse, o GitHub está me servindo bem por enquanto, mas só para eu ficar sabendo, apenas a título de curiosidade: Para o meu site “estático”, qual é o serviço de hospedagem MAIS BARATO que eu poderia contratar, mas que mantivesse a qualidade de acesso para pessoas em DIFERENTES PARTES DO MUNDO? Sei que normalmente serviço barato é inversamente proporcional de serviço com qualidade, mas meu site não exige tanto, não é como se eu precisasse de um VPS com 8GB de RAM…

Agora vamos para os domínios. Qual é o melhor serviço/site para registrar domínios .com, .com.br e .net? Vejo que há muitos sites oferecendo esse serviço: Hostgator, GoDaddy, SuperDominios, etc.

Olá!

Para registro de domínios Brasil sugiro manter centrado numa conta direto no Registro BR. É o gerenciador nativo e todos os demais acabam atuando via api.
registro.br

Agora, quanto a hospedagem gratuita não tenho como dizer porque realmente depende de pesquisa e todo dia pipocam serviços gratuitos e todo dia eles também somem ou mudam por completo.

O que posso sugerir é, por exemplo, que verifique o free tier da Oracle com máquinas ARM que para o fim que precisa será bem tranquilo. Salvo engano eles ainda mantém uma versão de entrada free lifetime. Daí só precisa ver a possibilidade de um gerenciador de dns lá para conectar ao registro.br

3 curtidas

Na verdade, não tenho problema com uma hospedagem paga, afinal de contas, eu já estava considerando contratar serviços da Hostgator ou Hostinger mesmo. E quanto a serviços gratuitos, o GitHub Pages atende minhas necessidades atuais e é “pra sempre”.

Eu quero é conhecer o melhor serviço PAGO para as minhas necessidades: manter um site “estático”. VPS é overkill para minhas necessidades e serviços como AWS e Azure não mostram opções claras pra mim.

Sei dos serviços gratuitos da Oracle, AWS, Azure, etc. Normalmente oferecem 12 meses grátis, mas um momento o serviço gratuito acaba e não gosto da ideia de ficar pulando de serviço em serviços. Só quero algo barato e sem surpresas.

Olhei a página de preços do Amazon S3 (uso o Amazon S3 como exemplo, mas o mesmo serve para qualquer um desses serviços) e parece que cobram centavos por gigabyte. É isso mesmo? Tem alguma “pegadinha”? Quer dizer então que se todo o meu site tem apenas 50MB, só pagarei ±US$0,0025 (±R$0,015!) por mês? E a questão do tráfego, a cobrança muda se meu site tiver menos ou mais acessos? E se, por algum motivo, meu site sofrer um ataque DDoS, receberei uma conta de R$15.000,00 no final do mês devido a grande quantidade de acessos? Minhas páginas HTML e arquivos linkados a elas (imagens, vídeos, documentos, arquivos executáveis, etc) hospedados lá estarão acessíveis para o usuário comum como se estivesse hospedado num serviço de hospedagem compartilhada comum? Além de relacionar o domínio .com ou .net comprado ao endereço IP desse serviço de hospedagem, eu deveria me preocupar com mais alguma coisa como certificado SSL ou algo que não estou levando em consideração no momento? Leve em consideração que meu site basicamente se resumirá a isso que mostrei no opening post, até mesmo o blog pretendo fazer apenas em JavaScript, totalmente sem banco de dados.

Se é algo simples, qualquer hospedagem vai dar conta…

Nesses casos em que o projeto é simples, a questão que pesa mesmo é a qualidade do atendimento e suporte. Tem hospedagens que oferecem ótimos benefícios a preços baixos, mas na hora que dá algum pepino é uma vida pra conseguir suporte… Coisas como atendimento demorado, técnicos que não resolvem o problema, dificuldades de contato, são coisas que é sempre bom você pesquisar…

1 curtida

O Hostinger mais simples pode atender bem.

Agora, o free tier da Oracle é bastante suficiente e é lifetime, gratuito pra sempre segundo eles.

Sobre o AWS quando você cria o plano vc tem os 12 meses free em tier ec2 small, máquias de baixa especificação, mas potentes para o que você precisa. A questão da cobrança é relativa. Se você tem ec2 ligada cobrará o tempo dela online e na modalidade vem o perfil de ssd disponível que pode utilizar e dentro dessa franquia fica mantido o custo padrão, somente se ultrapassar que entra a bilhetagem por GB assim como bilhetagem de tráfego fora da zona de operação. Precisa ver o detalhe dos serviços e as coberturas para cada modalidade. Questão de segurança lá é você ler as documentações da própria aws mostrando todos os passos para fechar ao máximo e é bastante seguro.

Quanto ao certificado SSL também vai depender de onde vc esta hospedando, mas em geral atualmente é praticamente obrigatório caso queira qualquer buscador, indexador etc não dando flag negativo no site. Além disso aumentar o nível primário de segurança. Para isso existe o ZeroSSL/Let’s Encrypt, cloudflare, e similares que ofertam ao menos 1 certificado gratuito.

1 curtida