Por um bom tempo, meu pensamento era de contratar o plano mais simples da HostGator ou Hostinger (preferencialmente este último) para hospedar meu site pessoal e criar meu blog Wordpress nele. Atualmente meu site se encontra hospedado no GitHub Pages (aqui o link).
Mas refletindo hoje, parece-me interessante a ideia de fazer meu blog usando apenas JavaScript mesmo (se não me engano, tecnologias como Jekyll e Hugo seguem esse mesmo esquema), só que penso em desenvolver meu próprio software, até para integrar melhor com o meu site. Não haveria mais a necessidade de banco de dados e software escrito em PHP, logo o GitHub Pages continuaria me servindo tranquilamente, por enquanto…
Entretanto, também pretendo hospedar alguns trabalhos artísticos meus no site, o que demandará mais e mais espaço com o tempo. Talvez eu nunca na vida alcance o limite do GitHub, ou pode ser que eu bata o limite em menos de cinco anos; só o tempo dirá, não sei que tipo de projeto vou inventar de fazer.
O GitHub está me servindo muito bem, mas serviços gratuitos podem mudar de uma hora pra outra, sem contar que há limitações. Este é um site pessoal, um negócio para a vida toda, eu poderia pular de serviço gratuito em serviço gratuito se o GitHub Pages acabar, mas…
Como eu disse, o GitHub está me servindo bem por enquanto, mas só para eu ficar sabendo, apenas a título de curiosidade: Para o meu site “estático”, qual é o serviço de hospedagem MAIS BARATO que eu poderia contratar, mas que mantivesse a qualidade de acesso para pessoas em DIFERENTES PARTES DO MUNDO? Sei que normalmente serviço barato é inversamente proporcional de serviço com qualidade, mas meu site não exige tanto, não é como se eu precisasse de um VPS com 8GB de RAM…
Agora vamos para os domínios. Qual é o melhor serviço/site para registrar domínios .com, .com.br e .net? Vejo que há muitos sites oferecendo esse serviço: Hostgator, GoDaddy, SuperDominios, etc.