Sou usuário de NVIDIA desde meu segundo PC e quase sempre placas da fabricante estiveram presente no meu PC principal. Da saudosa FX 5200 até a poderosa RTX 3080, vários modelos de placas de vídeo foram utilizados quando usava o sistema da gigante de Redmond.
Mas as coisas na vida mudam de rumo e agora vejo usando sistemas baseado em Linux como meu sistema principal. Algo que notei é que experimentei jogos travarem na placa de NVIDIA, mas ao mudar para iGPU da AMD o problema desaparece.
O primeiro sistema operacional que me fez ter uma placa Radeon foi o macOS, visto que tenho um Hackintosh e a partir da versão 12 Monterey, o sistema não suporta nenhuma placa da NVIDIA. Tive que colocar uma RX 580 no lugar da placa da NVIDIA. Agora parece que está sendo a vez do Linux.
Uma vez reportei um bug na emulação do finado Yuzu no Linux que ocorria com a placa NVIDIA, mas na iGPU AMD não. Isso quando era usuário do Ubuntu. Agora no Debian, tenho o Steam com o Proton e passei algumas horas jogando o demo do jogo Aero GPX. A camada de compatibilidade da Valve me surpreendeu, visto que até meu controle de Xbox eu consigo usar sem instalar nada. Mas algo também percebi. O jogo na placa da NVIDIA chega a travar na tela do logo da Unreal Engine, algo que não ocorreu na iGPU da AMD. Como se trata de iGPU, o jogo não roda em todo o potencial, visto que parte da memória é utilizada pelo processador gráfico e o jogo fica lento em altas resoluções, como 4K por exemplo (Tenho que colocar resolução Full HD para ter uma boa taxa de quadroes).
Diante destas experiências, devo desfazer da minha placa GeForce GTX 1650 e colocar uma Radeon RX 570 no lugar? O ChatGPT deu parecer favorável.
Olá! Eu estive pensando no mesmo, porém mais por questões de compatibilidade… Sinceramente ainda não tive problemas com placas da Nvidia no Linux, mas vejo a comunidade falando bastante sobre como a AMD está muito a frente em termos de compatibilidade dos Drivers com Linux.
Outra questão é a performance, muitas placas da AMD conseguimos encontrar com um preço atrativo e mais barato que a equivalente Nvidia
Eu tinha uma GeForce GTX 1070 Ti até pouco tempo atrás. O desempenho da placa ainda era ótimo, mas troquei-a por uma Radeon RX 7600 XT apenas para escapar do inferno interminável de dores de cabeça com os drivers da Nvidia no Linux. Com a placa da AMD está sendo muito mais tranquilo.
Contudo, eu não recomendaria a Radeon RX 570, tendo em vista que é um produto de 2017 e que recentemente parou de receber suporte por parte da AMD. Pior ainda se for a versão de 4GB, que sofre problemas de falta de memória em vários jogos modernos.
Qual é a configuração completa do seu computador? O mínimo que eu recomendaria para jogar atualmente seria a Radeon RX 6600 (que, além de ter desempenho adequado para 1080p, tem ótimo custo-benefício).
Olá companheiro, por experiência própria, eu sugeriria você colocar no radar a Mancer RX 5500 XT Streaky, de 8GB. Em maio, peguei essa gpu numa promoção da Amazon por pouco mais de 800,00. No momento está esgotada, mas vira e mexe ela aparece com um preço bem bacana, acaba ficando numa faixa de preço parecida com o da RX 570 nova.
Nvidia realmente é aquém no pinguim, pelo menos nas experiências que tive. Até pouco tempo atrás eu tinha uma 1070 que me deu muita dor de cabeça, o PC da minha mulher tinha uma R9 290 muito inferior e eu troquei de placa com ela pra não ter BO. A 1070 morreu e substitui pela RX6600 e até agora só alegria. A R9 290 eu troquei por uma RX550 chinesa bem baratinha, estava dando alguns artefatos já pela idade avançada e gastava/esquentava demais.
Eu tinha uma RX470 que vendi no boom da mineração por um preço abusivo e troquei na 1070, em performance bruta foi um salto monstro mas em compatibilidade foi terrível, direto tinha que apelar pra virtualização com passthrough ou dual boot pra jogar algumas coisas., no final teria sido melhor conter a ganância e ficar com a AMD mais humilde mesmo, só fiquei anos passando raiva.
Eu tinha também um notebook intel com nvidia dedicada, híbrido (se não me engano era uma GT540m ou algo assim) e tamanha era a desgraça com nvidia que dos anos que fiquei com ele (2011 - 2019) nunca sequer usei a dedicada. Lembro que tinha aquele esquema do bumblebee ou algo assim mas era um fardo ficar trocando de GPU, não funcionava nada direito, era melhor sempre deixar na integrada mesmo.
De qualquer modo, hoje em dia as placas NVidia são tão caras que é praticamente impossível na minha realidade eu ter alguma delas, as AMD são muito mais CxB e atendem perfeitamente.
Eu uso o Kdenlive para editar vídeos, então eu não devo ter problemas. Encontrei uma RX 580 em promoção na Amazon por menos de 600 reais, e não pretendo gastar mais do que isso em uma placa de vídeo.
Infelizmente há dois anos minha vida virou de cabeça para baixo, e atualmente estou com orçamento bem limitado. Para ter ideia, há três anos tinha uma RTX 3080 rodando muito bem no janelas e com efeitos gráficos de explodir a mente.
Edit .: Notebook com gráficos híbridos é a criptonita do pinguim, R.i.P. NAVE e outras empresas que vendem notebook gamers, infelizmente nenhuma distro Linux tira total proveito de notebooks assim.
Isso possivelmente já foi resolvido com as placas de arquitetura RDNA e superiores. As reclamações que vejo parecem estar associadas às placas mais antigas (como Polaris e Vega).
Sei bem como é isso, pois meu laptop de trabalho tem uma GT 740M. No Linux essas placas antigas da Nvidia com esse esquema de troca de GPU são realmente uma desgraça. Eu já devo ter pago por todos os meus pecados com as dores de cabeça que tive com isso ao longo dos anos.
As placas da Nvidia estão com custo-benefício ruim na maior parte dos segmentos desta geração. Mas vendem muito bem, dado o peso da marca para a maioria das pessoas.
Salvo casos específicos de pessoas que dependem da tecnologia CUDA, as placas da AMD têm apresentado melhor custo-benefício em grande parte das situações.
Apenas para destacar que não existe RX 570, RX 580 ou RX 5500 realmente nova no mercado. A fabricação dessas placas já foi encerrada há muito tempo. Todas que vocês encontrarem sendo vendidas como “novas” na realidade usam GPUs recicladas, geralmente retiradas de placas usadas em mineração. Essas GPUs são inseridas em novos PCBs.
Marcas como MLLSE e 51RISC são chinesas e especializadas nesse negócio de reciclagem de placas. A Mancer é uma marca da Pichau, que apenas importa e coloca o nome.
Isso não desmerece essas placas, mas é importante levar em consideração especialmente pensando em durabilidade. Pode ser que funcione bem por muitos anos, mas também pode ser que estrague rápido.
Essas placas vindas direto do ali/shopee são loteria. Trata-se, de fato, de uma misturada de partes novas e usadas, sem exceção em relação a placas antigas vendidas hoje. A questão central, pra mim, é se terá alguma garantia no pós venda ou se ficará por conta própria.
Vou ficar te devendo a fonte em que vi um tópico sobre isso, mas li que as AMD “out of the box” se dão bem somente com jogos. Qualquer uso mais voltado ao segmento profissional descamba para os drivers direto do site da AMD, que se bem me lembro só funcionam oficialmente para RHEL, SUSE e Ubuntu, mas tais drivers não se dariam bem com os jogos.
Nunca pus à prova essa tese, mas fica como alternativa “last resort” caso tenha o interesse de testar os drivers.
A RX550 que peguei no Ali é desse esquema aí, mas foi tão barata que sinceramente compensou demais, acho que me saiu menos de 300 reais com frete e imposto incluso. A placa funciona muito bem e pra uso básico atende perfeitamente. Roda até emulador de PS3 em 1080p, que foi a coisa mais pesada que testei nela hehe.
Conheço demais essas plaquinhas, usava uma que me custou mais ou menos isso mesmo. É como se diz no marketing, “não tem produto ruim, o que tem é produto mal precificado”…
Fiquei (positivamente) surpreso com essa análise da Mancer. Esse modelo realmente usa GPUs novas (que aparentemente são de laptops e devem ser provenientes de algum estoque antigo guardado). Parece ser uma opção bacana.
Contudo, eu diria que essa não é a regra, mas a exceção. E a RX 5500 XT é relativamente nova se comparada, por exemplo, com uma RX 570 (também conhecida como RX 580 2048SP) ou RX 580. Acho praticamente impossível encontrar uma Polaris dessas nova hoje em dia.
Se a opção for pela RX 580, eu diria que vale a pena dar uma olhada no mercado de usados. É bem mais negócio pegar uma placa usada de marca tradicional (quem sabe até um modelo melhor) que uma placa chinesa usada vendida como nova (já que não sabemos a procedência do chip e se o processo de soldagem foi feito de forma correta, o que muitas vezes não é o caso).
Vale lembrar também que a série RX 5000 ainda recebe suporte por parte da AMD. A série RX 500, contudo, não. Isso é um ponto relevante para a longevidade do produto.
Vou dar minha opinião como Usuário de um PC gamer com Linux e jogando títulos atuais sem problema. Vai jogar no Linux? Use GPU AMD. Funciona. Simples assim!