Homelab para mqtt e +

Sou iniciante no mundo Linux, mas estou precisando de um servidor pra servir como Broker MQTT mas não quero utilizar a AWS por falta de conhecimento técnico no momento e por não querer gastar muito. Estou pensando em montar um homelab com um notebook antigo para esse fim, mas eu não queria que servisse apenas para o Broker, gostaria de talvez o usar um CasaOS da vida pra aplicações gerais além das aplicações semi-profissionais (no momento o broker), caberia rodar esse broker em um docker? qual distro linux usar? Ubuntu server? Tem como rodar o Broker e o CasaOS simultaneamente? Alguém poderia me tirar essas dúvidas? Desde já obrigado :slight_smile:

1 curtida

Salve. Você pode instalar um Mosquito MQTT dentro do CasaOS usando docker, por exemplo. Eu recomendaria Ubuntu Server ou Debian pelo longo suporte, dá pra ficar bastante tempo sem atualizar o servidor, AlmaLinux ou Rocky seria uma opção boa também. Usei bastante o CasaOS + Debian no meu homelab e ele facilita bastante a vida, é bem fácil subir os containers dentro dele, pode fazer até de forma gráfica. Recomendo fazer uma VM antes pra testar o setup e depois partir pra produção.

O CasaOS basicamente adiciona uma interface gráfica pra você gerenciar os containers como se fossem apps, você adicionando manualmente via terminal, portainer ou qualquer outra coisa acaba sendo redundante. Não sei se adicionando manualmente ele aparece lá no CasaOS para gerenciar, nunca tentei, então acho melhor centralizar tudo por lá pra facilitar a vida.

1 curtida