Home Server para ficheiros

Olá a todos!

Antes de mais, é bom estar de volta ao fórum após muito tempo sem cá vir.

Agora o assunto:

É possível fazer um servidor para ficheiros (como por exemplo para guardar fotos) com, por exemplo, um Raspberry Pi? Se sim, como?

Obrigado a todos :slight_smile:

2 curtidas

Olá @Xinux26, sejam bem-vindo de volta.

É possível você montar um server instalando os pacotes necessários em praticamente qualquer distro que rode neste hardware (samba, ftp, ssh, etc.). Nestes vídeos, existem alguns exemplos do que é possível fazer.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Obrigado!

Será possível acedê-lo de qualquer lugar, como o Google Fotos ou Drive?

Por padrão, você conseguirá acessar seus arquivos apenas na sua rede local.

Para você poder acessar esse servidor de qualquer lugar, será necessário atribuir um endereço IP válido na internet e garantir que todas as configurações estejam ajustadas para acesso em redes públicas. Caso deseje fazer isso, pesquise sobre opções de segurança como firewall e criptografia para proteger seus dados.

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu lembro que que o projeto NextCloud permite vc ter seu próprio servidor estilo google drive. Dei uma olhada lá e vc pode inclusive fazer download de uma VM com ele instalado.

O maior empecilho (ao menos no Brasil) é que há anos as empresas provedoras de internet não disponibilizam endereço ip válido para planos residenciais. Então vc acaba sem conseguir acessar seu próprio computador. Algumas empresas inclusive indicam expressamente no contrato que conexões entrantes são proibidas. Pra ter um ip tem-se que ir para planos comerciais que já custam 10x mais, inviabilizando o usuário doméstico aficionado por TI de montar seu provedor de uso pessoal.

1 curtida