/home separada precisa ser em ext4?

Eu estou formatando o meu pc e quero usar em dual boot entre Arch e Windows 8.1, com uma partição em FAT32 para poder salvar os arquivos e usar em ambos os SOs. A minha dúvida é a seguinte: posso instalar o Arch com a /home separada mas com a partição em FAT32 ou ela precisa ser em ext4?

Creio que não seja possível utilizar sistemas de arquivos do Windows, eles não suportam o sistema de permissões do Linux.

Mas o /home não é um diretório livre de permissões, em que você pode fazer qualquer alteração?

Não, todos os arquivos são associados ao seu usuário.

Não é possível instalar o /home em fat ou ntfs. O sistema precisa ter suporte nativo às permissões e arquivos do linux. Use ext4, brtfs, zfs, reiserfs, etc…

Se você usar ext4 (recomendado) e começar a usar também no Windows para salvar arquivos e etc, vc vai começar a ter problemas de permissão de arquivos pois o programa que você usar no windows provavelmente vai salvar os dados como usuário “root”. Daí quando vc voltar pro linux, vai ter que mudar as permissões de todos os arquivos que vc copiou.

Mas como resolver isso?

Use uma partição extra como EXFAT apenas para seus dados pessoais. Ali você salva tudo que quiser que fique compartilhado entre as máquinas. Depois, no linux, vc cria um link simbolico na sua /home/usuario para acessar fácil essa partição. Coloque para montar quando iniciar o sistema (edite o /etc/fstab).

Abraço!

E se eu usar o Windows em uma conta normal? Tipo, criar uma conta admin e uma conta normal, e só usar ela?

Edit: no caso não seria nada de importante, seria só alguns jogos que ficariam instalados ali pra eu poder jogar tanto usando o Linux quanto o Windows, além de fotos, músicas e vídeos.

Não faria diferença alguma em relação as permissões do Linux. Simplesmente crie uma partição de dados genérica, para compartilhar arquivos entre os dois sistemas, não é necessário ter uma partição home separada.

2 Curtidas

Os jogos do steam vc não consegue compartilhar entre linux e windows. O Steam sempre faz download de tudo caso vc inicie em outro sistema operacional.

Eu sempre recomendo uma partiçao separada para seus arquivos. Facilita muito quando dá aplgum problema no sistema operacional e vc faz o backup rapidinho sem esquecer nada.

2 Curtidas