Home lab para redes e cybersegurança

Prezados,

Minha ideia inicial é montar um homelab voltado para estudo de redes e cybersegurança, também colocaria as funções mais comuns como automação, arquivos, streaming e etc. Porém meu foco atual seria para estudos mesmo.

A principio eu havia pensado em colocar um proxmox com uma máquina com ubuntu server, outra maquina com um kali linux(para estudos de cybersecurity). Atrás desse servidor com proxmox eu terei uma mikrotik gerenciando a rede e ao lado dela um roteador para distribuição do WiFi.

Minha duvida é, a melhor escolha seria o PROXMOX mesmo? ou existe algum outro sistema que seja baseado em linux, a principio gratuito, que tenha um desempenho melhor ou seja ais eficiente?

Agradeço a atenção.

1 curtida

Fala Max, não sou nenhum especialista nem tenho muita experiencia, só tenho um CasaOS simples pra gerenciar downloads/midias.
Mas pra esse tipo de finalidade costumo ver o pessoal realmente usar o proxmox, creio que seja o mais consolidado para o que você busca.

1 curtida

A ideia do Proxmox é boa, porém depende de quantas máquinas virtuais vais deixar em aberto. Podes criar uma VM com eve-ng com imagens virtuais nele e outra VM para o Kali.
Há também como colocar o Eve-ng instalado direto no pc e colocar as imagens dentro do Eve-ng, hoje uso assim, peguei um notebook e instalei o eve nele e dentro do eve tenho imagem do mikrotik, linux, fortinet, blockbit, windows.
A princípio tem suprido o que eu uso, porém ao colocar o proxmox e nele criar as vms, eve e linux, o proxmox faz um menor uso de recursos ao carregar as vms.

Não sei se consegui explicar bem.

Obs1: Tenho vontade de instalar o proxmox e nele colocar o Eve-ng, mas estou com preguiça, pois já coloquei as images que preciso nele e tem me atendido bem.

1 curtida

Não tem coisa melhor do que o Proxmox para o que você planeja, havia o ESXI mais a VMware/Broadcom acabou com a versão gratuita ( e também era difícil instalar o ESXI em PC domestico por questão de compatibilidade ). Tenho um servidor Proxmox e o utilizo a anos, também comecei para estudos de redes.

1 curtida

Consegui compreender sim o que passou, de fato não havia pensado em instalar o eve diretamente no pc, mas acho que seguirei com a ideia do proxmox mesmo, assim terei mais “controle” por assim dizer caso eu tenha alguma falha ou coisa do tipo.