Olá,
Estou instalando um SSD Mvne M.2 de 256gb num Lenovo Ideapad S145 que já possui um HD de 1T.
Vou instalar o ubuntu no SSD, mas não gostaria de colocar a /home no SSD junto com o sistema.
Mas também queria deixar alguns arquivos que uso com mais frequência (texto, imagens, qgis…) no meu trabalho numa pasta no SSD, de modo a usufruir da maior velocidade ao trabalhar com estes arquivos.
Costumo usar a pasta do dropbox sincronizada com a nuvem pra guardar estes arquivos (/home/danilo/Dropbox).
A pergunta: como faço pra criar esta pasta do dropbox no SSD sem ter que ter todo o /home nele também? Ou seja, deixando o /home no HD mesmo.
Além de criar uma partição no HD pra home, crie mais uma no ssd para esses arquivos especiais, separada da raiz do sistema… segue tutorial pra separar a home, que pode ser adaptado para montar essa segunda partição do ssd automaticamente (daí é criar os respectivos atalhos no gerenciador de arquivos e no blob, vulgo “abrir”/“salvar como”)
2 curtidas
Obrigado, Rodrigo!
Pelo que vi, o tutorial é para o caso de querer particionar num sistema já instalado né? Como vou instalar o Ubuntu do zero, posso particionar já na instalação. Blz.
Aí surgem outras dúvidas: teria como criar duas /home? uma em cada disco (HD e SSD). Seria esse o procedimento?
Ou eu poderia simplesmente, após instalado o ubuntu no SSD e o /home no HD, mover uma pasta específica (/home/usuario/Dropbox) do HD pro SSD? Se isso for possível, acho que resolve o problema, né?
Ou to delirando? rs
1 curtida
Não, não tem como - mas vc pode criar atalhos pra facilitar a vida
Desde que a pasta não esteja na mesma partição que a raiz, é tranquilo - se colocar, aí ela fica com privilégios de administrador e empata a vida
2 curtidas
ah massa. importante essa informação. então de qualquer forma, na instalação vou criar uma partição a mais além da que vai receber o sistema no SSD, pra futuramente receber uma pasta que vem do HD (/home/user/Dropbox)…
Seria isso então?
Mas qual tipo seria essa partição?
1 curtida
Olá!
Bem, você pode criar uma partição com o mesmo sistema de arquivos (EXT4, BTRFS, etc.) do sistema (/
) e o ponto de montagem dessa será /home
.
2 curtidas
Faz em ext4 mesmo… nela vc coloca a pasta do Dropbox e a partir dela vc cria um atalho na home ou no gerenciador de arquivos… assim, se liga
Home Reborn e Arquivos são outras duas partições que montei automaticamente a cada boot, os atalhos para elas ficam na pasta /mnt
No caso, sdb2
é a home do Reborn, eu apenas a renomeei ali no canto esquerdo do Nautilus
1 curtida
Oi, Kevin.
Obrigado pela dica. Mas deixa eu perguntar: Nesse caso ficariam duas /home? Uma no HD e outra no SSD?
Porque a /home vai ficar no HD…
No SSD queria só uma pasta pra guardar arquivos que uso com mais frequencia.
Beleza Rodrigo.
Acho que entendi, mais ou menos… Acho que na hora de fazer fica mais claro, né?
O sistema de arquivos dessa partição no SSD é o ext4 mesmo. Blz.
Mas o tipo? Eu coloco /alguma coisa? Ou é possível deixar em branco? Isso que não entendi…
1 curtida
Na hora de instalar, não coloque ponto de montagem nenhum. Deixe para montar a partição após o sistema instalado. Apenas formate-a em ext4
1 curtida
Ahh blz! Entendi.
Ei @Rodrigo_Chile, muito obrigado pela ajuda. E desculpa tantas perguntas. Sou um iniciante cheio de vontade, mas só um iniciante mesmo…
Quando eu fizer a instalação, volto aqui pra dizer como foi.
Valeu.
1 curtida