/home do Linux no Windows 10

Minha máquina tem:

• HD 1TB
  • SSD NVMe 256GB

No SSD tenho dualboot entre Linux e Win10. O Windows veio depois, e a partição /home no linux já existia e em ext4.

Agora tô começando a enfrentar problemas com espaço de armazenamento no Windows e não posso utilizar o HD, que está inteiro no /home.

Alguém tem alguma solução para que eu possa usar meu HD no Windows? Sei que o Windows não lida com ext4, precisaria ser NTFS, mas como fazer essa transição sem perder tudo?

Soluções, direções, insights, qualquer coisa ajuda.

Você vai precisar:

1. Um pendrive com uma ISO live que tenha o Gparted (pode ser o Ubuntu, Mint, Zorin, Manjaro Gnome ou XFCE)
  2. Um HD externo pra fazer backup - apesar de pequeno, o risco de perda de dados existe
  3. Pesquisar em como passar a salvar os dados pessoais no HD (há vídeos no YT que ensinam a fazer isso, é bem simples; de forma geral, é recortar fotos, documentos, vídeos etc. do C: para o D: - o vídeo sobre o Windows “para técnicos” do infame William Azarado ensina o truque)

Faça o backup, entre na distro pelo modo Live, redimensione o HD para o tamanho desejado, diminuindo a partição /home. Pode deixar o espaço vazio sem formatação.

Entre no Windows, vá no gerenciador de disco, formate o espaço vazio em NTFS, atribua uma letra (D:, no caso) e faça o procedimento de “montar o D: como /home” (tá, não é isso, mas equivale a, o procedimento é análogo a montar uma home em partição separada após o sistema instalado)

QQ dúvida, pergunta. Acho que isso é o básico a se fazer. Se quiser passar coisas da Home pro D: depois do procedimento feito, faça pelo Ubuntu. O Windows até tem como reconhecer partição ext4, mas é limitado e chato de fazer, use apenas de forma pontual

1 curtida

Pode ajudar: Ext2Read download | SourceForge.net
Tem outros drivers ext para o Windows, um que ate permite escrita mas eu acho o ext2read mais seguro porque aparentemente ele só faz leitura sem nenhuma gravação.

1 curtida