Estou para fazer um upgrade no meu notebook, adicionarei um pente de memória RAM maior e trocarei o HDD por um SSD (não dá para manter o HDD). Por se tratar de um notebook, às vezes acho interessante colocá-lo para hibernar e eu queria saber qual seria a melhor opção.
Crio uma partição swap como tradicionalmente se faz? Minha configuração atual é essa, quero saber se é recomendável fazer o mesmo com o SSD.
Faço uso de um arquivo swap? O *ubuntu o gera pra mim ou eu mesmo que tenho que criar?
É lógico que se houver outra estratégia, serei de todo ouvidos.
Aproveitando a oportunidade: vamos dizer que esqueço de configurar o sistema e deixo o sistema com a configuração de suspender quando eu fechar a tampa. Nessa situação, o que acontece quando eu fecho a tampa sem que o sistema tenha swap? Ele irá travar de forma que terei que (des)ligar o notebook manualmente? O sistema criará automaticamente um arquivo swap pra mim?
Deixa o que a distro decidir pra vc, assim vc não precisa pensar sobre
o ubuntu cria sozinho
suspender != hibernar
quando vc fecha a tampa, até onde sei, uma suspensão é feita, isso significa que a ram vai continuar ligada e os outros componentes do computador vão desligar, e é isso
então não vai acontecer nada
Hibernar corta o supremento de energia na RAM e como ela não mantem informação sem energia tudo que esta na RAM é perdido para isso a hibernação armazena o que esta na RAM na swap que fica no SSD antes de cortar a energia.
Então a swap para fazer a hibernação precisa ser grande para caber tudo que esta na memoria.
Semelhante ao desligamento. O conteúdo da RAM será copiado pro SWAP e na próxima vez que ligar o computadorserá tudo carregado. Prós:
O computador fica desligado sem consumir energia e sem risco da bateria descarregar
Programas podem ficar abertos e vc recomeça exatamente de onde parou
Contras:
O conteúdo da RAM será compactado e escrito na SWAP. Uma RAM muito grande indica um volume de dados grande a ser escrito.
A escrita diária de grandes quantidades de dados no disco vai gerar desgaste do SSD. Pode ser um problema se vc tiver 16G ou mais de RAM.
O processo de escrever vários G no disco vai atrasar o processo de hibernação em diversos segundos dependendo do disco e do tamanho da RAM
A depender do tamanho da RAM as vezes é mais rapido o boot normal do que ler imensa quantidade de dados do disco.
Suspensão:
O computador entra em um modo de stand-by semelhante aos demais eletrônicos como TV e home theater. A placa mãe continua energizada, bem como a memória RAM, para o conteúdo dela não se perder. Prós:
Processo extremamente rápido tanto para entrar no estado bem como sair dele
Programas podem ficar abertos e vc recomeça exatamente de onde parou
Contras
Se houver interrupção da energia elétrica ou descarregar a bateria do notebook, os dados abertos não salvos serão perdidos.
Há consumo de energia, embora irrisório. Irá drenar a bateria do notebook caso não esteja conectado à tomada.
hybrid-sleep
Esse modo copia a RAM pro disco como se fosse hibernar, mas faz a suspensão do computador. Então se acabar a energia, o conteúdo é carregado do swap. Se não acabar a energia, o processo é rápido como se tivesse apenas suspendido. Faz sentido o uso nos desktops.
suspend-then-hibernate
Esse modo suspende o computador, depois acorda o computador e faz a hibernação. É bom para notebook, pois o sistema rapidamente “apaga” e depois faz sozinho o processo mais demorado de hibernar.
Aqui eu uso apenas suspensão no desktop. Quando acaba a energia não tem problema pois não corrompe o sistema de arquivos btrfs. No meu notebook que ficava ligado na tomada o tempo todo, também usava apenas a suspensão.
A escrita diária de grandes quantidades de dados no disco vai gerar desgaste do SSD. Pode ser um problema se vc tiver 16G ou mais de RAM.
A mais de 5 anos atrás, sim, se preocupar com o desgaste nos SSD era necessário. Hoje em dia já existem testes comprovando que mesmo que vc grave vários GBs por dia, todos os dias, talvez vc só chegue ao limite de gravações garantida pelos fabricantes em 10 anos de uso do SSD.
Atualmente, somado ao avanço tecnológico e a queda do custo dos SSDs, basta usá-los, desencana da preocupação com desgaste.
Mas isso se a memória estiver cheia, não? Por exemplo, vamos dizer que tenho um pente de 16GB de RAM, mas no momento da hibernação eu só estava usando 2GB. A quantidade escrita no swap não será de 2GB?
Ia comentar sobre, se preocupar com desgaste do swap em SSD em pleno 2020 é algo bem datado, isso era uma preocupação das primeiras gerações de SSD quando lançados exitam poucos testes e muita desconfiança sobre a Tecnologia em si, hj, há chances maior de queimar a controladora do SSD do que atingir o limite de gravação desses dispositivos, sem contar que dependendo a situação diretórios como /var, /temp pode ser muito mais “nocivos” do que o swap.
Procurem SSD de boas marcas como Crucial, Corsair, Kingston, Adata, WD… mantenha uma boa ventilação do gabinete e do notebook, deixem o sistema gerenciar swap e sejam felizes…
Depende. A configuração padrão da hibernação é usar 3/5 da RAM para o swap. Lembre-se que vc também tem cache na memória, então se monitorar a memória utilizada, com algumas horas de uso a memória já está cheia. Compactar tudo vai gerar esse uso de swap, independente de quanto estava efetivamente alocado por processos, que é o quando você visualiza como efetivamente usado. É possível configurar para gerar a menor imagem possível atraves do arquivo /sys/power/image_size, setando para zero. Mas é chato pq eu não sei como tornar essa configuração persistente. Nesse situação o kernel vai preparar a menor imagem possível pra hibernar.
Sobre a preocupação com o desgaste do SSD:
Vamos analisar o caso de eu pegar um SSD de 240 GB (SSD Lexar NQ100 que eu vi agora no KABUM). O fabricante informa que a durabilidade é de 96TBW (96 TB de dados gravados). Se eu quiser usar esse disco por 5 anos, um valor aceitável de vida util, eu tiro uma média diária de 46GB que posso escrever diariamente nesse disco. É bastante. Mas no caso de alguém ter 16G ou mais de ram, vai hibernar e gravar 3/5 disso a cada hibernação (uns 9G). É praticamente 1/5 da vida útil do disco usada em hibernação…
Concordo que seja um valor pequeno, mas não é desprezível a ponto de ser ignorado numa discussão sobre o assunto.
Sobre a preocupação com o desgaste do SSD:
Vamos analisar o caso de eu pegar um SSD de 240 GB (SSD Lexar NQ100 que eu vi agora no KABUM). O fabricante informa que a durabilidade é de 96TBW (96 TB de dados gravados). Se eu quiser usar esse disco por 5 anos, um valor aceitável de vida util, eu tiro uma média diária de 46GB que posso escrever diariamente nesse disco. É bastante. Mas no caso de alguém ter 16G ou mais de ram, vai hibernar e gravar 3/5 disso a cada hibernação (uns 9G). É praticamente 1/5 da vida útil do disco usada em hibernação…
SE, e somente SE, a pessoa usar a hibernação 7 dias por semana, 365 dias no ano talvez, quase que improvável, vc chegue perto de usar 1/5 da vida útil do SSD hibernando. Ainda mais que restaria 30GB que deveriam ser gravados todo dia pra chegar a isso.
Imagine a pessoa usando despreocupadamente/normalmente, aí mesmo que não chega a isso. Desencana amigo, que seu SSD vai estar firme e forte.