Hibernação Linux Mint Cinnamon

Boa noite galera, vi alguns post sobre a hibernação do linux mint, porém todos os passos que eu tentei não deram certo, vi até aqui no fórum mesmo. Um dos posts fala para digitar no terminal o “sudo systemctl hibernat” ele me retorna essa mensagem: “Failed to hibernate system via logind: Sleep verb “hibernate” not supported”
o que eu posso fazer para ativar a hibernação ?

Hibernação no Linux é um “treco” muito complicado. Primeiramente, qual seu hardware e quanto de swap tem?

1 curtida

Cara 12 de ram i7 de oitava geração, a swap tava com 2gb só que eu aumentei para 8gb. Tenho que deixar os 12g por conta da ram para o comando rodar ?
Fiquei tristão quando não deu certo.

image
Coloca mais swap.

Só para ver se eu entendi certo a imagem, no meu caso eu teria que colocar de 15 a 24g ? Porque eu tenho 12 de ram, é isso né ?

É isso mesmo.

Mas siga esse tutorial e veja se ajuda:
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=284100

Tooop, to dando uma lida agora no link que você mandou, vou tentar fazer hoje de noite para ver se da certo. Tava vendo que mexe no kernel, você acha melhor fazer um backup do sistema ou um ponto de restauração? E o que você me aconselha de software para fazer isso?
Desculpa se a pergunta parece meio tonta, sou novatão de tudo no universo Linux.

Se for só no Kernel não tem muito problema, o mint costuma vir com 2 kernels, se você não deletar o mais antigo você não terá muito problema.

Não recomendo nenhum software de recuperação ou ponto de restauração pois nunca funcionou bem comigo. Faça backup dos seus arquivos importantes na nuvem. hd externo, cd/dvd, etc. e vai fundo.

1 curtida

belezura, logo eu eu volto com noticias… kkkkk’

No Windows eu usava o próprio OndeDrive instalado no not para fazer o up dos arquivos, eu tava lendo um pouquinho parece que não tem o app do onedrive para linux, tem alguma interface que você pode me indicar?
No momento só estou utilizando a versão web.

Também:
se o secure boot estiver ativado pode não hibernar.
se o disco ou swap estiver criptografado também não hiberna.

1 curtida

Acho que o secure boot esta desabilitado já mas vou confirmar novamente, e sobre a swap, como eu sou beeem novato eu fiz a instalação padrão do mint e só consegui alterar ela por conta desse vide-o Mudando o tamanho do arquivo de swap - YouTube, por padrão, ela vem criptografado?

Não. A não ser que vc tenha escolhido criptografia de disco inteiro ao instalar o Mint.

Ata entendi, não eu não habilitei, vou aumentar a swap conforme a tabelinha e verificar o secure boot e tentar novamente o “udo systemctl hibernat” para ver se muda a mensagem.

1 curtida

Você chega a usar a Hibernação ?

Já cheguei sim, mas não no Linux Mint.
Hoje em dia não uso mais…

Tentei fazer aquele tutorial que você indicou mas nem apareceu na caixa de sessão, quando do o comando para verificar se é possível hibernar ele ainda me retorna “Failed to hibernate system via logind: Sleep verb “hibernate” not supported”. Acho que vou ficar na suspensão mesmo kkkk’.
Muito obrigado galera <3

2 curtidas