sempre quando eu tento iniciar algum jogo no heroic games laucher ele da o seguinte error:
alguem sabe como resolver?
sempre quando eu tento iniciar algum jogo no heroic games laucher ele da o seguinte error:
alguem sabe como resolver?
Você instalou os drivers Nvidia (incluindo CUDA, que parece ser necessário para o DXVK na Nvidia atualmente)? Quais jogos exatamente estão tendo esse erro?
Traga as suas informações do sistema. Em especial, há uma tela do Heroic com o básico:
Para ser ainda mais preciso, ative os registros avançados:
Tente iniciar o jogo com problema, e assim que der erro, vá em “Settings” → “Log”, selecione o nome do jogo que está com problema, e vá em “Upload Log File”; isso vai gerar um link que você pode colar aqui e poderemos analisar.
VocĂŞ instalou a Heroic em flatpak ou nativo?
infelizmente sou meio leigo no linux entao nao sei oque Ă©
mas eu lembro que eu baixei ele de uma loja de aplicativos do proprio linux tipo igual playstore
Pelos logs aqui, ele foi instalado nativo:
We are not running inside a Flatpak container
info: Found device: NVIDIA GeForce GTX 750 Ti (NVIDIA 535.18.2)
info: Skipping: Device does not support required feature 'maintenance5' (extension: VK_KHR_maintenance5)
info: Found device: llvmpipe (LLVM 20.1.2, 256 bits) (llvmpipe 0.0.1)
info: Skipping: Software driver
warn: DXVK: No adapters found. Please check your device filter settings
warn: and Vulkan drivers. A Vulkan 1.3 capable setup is required.
err: Failed to initialize DXVK.
Fui dar uma olhada nessas linhas, e parece que o DXVK removeu o suporte a sua GPU (GTX 600-700).
Há a solução mais simples, mas que pode custar performance, que é ativar o WineD3D. Na Settings → Game Defaults → Advanced, desça um pouco até Environment Variables e insira PROTON_USE_WINED3D = 1 e clique no (+) para confirmar, então inicie o jogo. Não custa muito tentar. (se estiver em dúvida de onde é, olhe o terceiro print desse post).
Se quiser o máximo de perfomance possĂvel, sugiro dar uma olhada no Proton-Sarek ou no Proton-CachyOS, que sĂŁo feitos especificamente para fazer voltar a compatibilidade a elas (aproveitando, ping @ruanelivelton18)
Uma interface gráfica para te ajudar nisso Ă© o ProtonUp-Qt (talvez esteja disponĂvel na loja – se nĂŁo, baixe do link).
Selecione a opção que começa com “Heroic Proton” em “Instalar para”, e selecione “Proton-CachyOS” como ferramenta de compatibilidade.
(No meu caso, Ă© Heroic Proton Flatpak, pois eu instalei por Flatpak; no seu caso, vai ser um pouco diferente).
Vai aparecer uma barra de progresso embaixo, aguarde ela concluir.
Quando estiver pronta, reinicie o Heroic. Vá em Settings → Game Defaults.
Na Aba “Wine”, troque a Wine Version pela que você acabou de baixar.
Depois vá na aba Advanced, desça mais um pouco para Environment Variables e adicione uma linha com PROTON_DXVK_SAREK = 1 e clique no + para salvar.
Com uma nova versĂŁo do Proton nĂŁo oficial, Ă© normal que demore um pouquinho mais no Launching....
Estou usando uma GPU com suporte aos DXVK mais novos, entĂŁo nĂŁo consigo garantir que vai funcionar.
La fala “arquitetura Kepler da Nvidia (a maioria das séries GTX 600 / 700) não é mais suportada. Por favor, use DXVK 1.10.3 em combinação com estes cartões.” mais a minha placa de video como eu andei pesquisando é da arquitetura MAXWELL, por favor se eu estiver errado me corrija…
Se estiver disponĂvel no gerenciador de atualizações, instale uma versĂŁo mais recente do driver da Nvidia. O driver mĂnimo Ă© o 550 e o recomendo 575, mas vocĂŞ tem o 535.
De fato o chip Ă© um GM107 (M de Maxwell), mas de qualquer forma a versĂŁo do Vulkan que o driver vocĂŞ tem no seu sistema Ă© antiga demais para rodar o DXVK atual.
como instala drivers da nvidia aqui no linux? sou iniciante no mundo linux, nao sei quase nada
NĂŁo sou mais usuário de Ubuntu, mas deve haver um Ăcone chamado “Programas e Atualizações” que permite fazer isso, na guia “Drivers adicionais” (exemplo abaixo):
Escolha o “Nvidia binary driver”/“Nvidia driver metapackage” de maior versão – evite os com o nome Nouveau.
foiiiiiii valeu man, o dia q tu se casar eu vou ta la no seu casamento!!