Help Wanted - Steam Proton travando em qualquer keybind em vários jogos no Zorin OS (Input Lag)

Estou precisando de ajuda para resolver um caso que está acontecendo com várias pessoas que usam Proton no Linux (Não só nesse sistema operacional), por exemplo, R.E.P.O demorando para responder para andar ou correr; Hollow Knight e Dead Cells não param de andar por um certo período (É uma linha reta, ou seja, tem que segurar muito o keybind para os lados), etc.

Eu estava pensando:

1. Qual o melhor Proton para gaming?
  2. Tem como consertar o input lag sem trocar de Proton?
  3. Jogar jogos da Steam com Wine?
  4. Por que alguns jogos da Steam funcionam?
  5. Será por causa da placa de vídeo?

Por enquanto é só isso que tenho que perguntar, por favor me ajudem. ):

1 curtida

Olá amigo, espero te ajudar, com soluções que encontrei quando tive diversos problemas.

A melhor versão do proton, estou usando em todos os jogos é o ProtonGE. Para instalar, você deve instalar o ProtonUp-Qt.

As questões de Input Lag, podem ter diversas soluções.
Desativar o VSync. Caso você use KDE, desative o compositor (Alt + Shift + F12 ) antes de jogar.
No Gnome, certifique que está em tela cheia exclusiva.
Limite de FPS também pode ocasionar inputlag, recomendo deixar ilimitado.

Não é recomendado trocar o Proton pelo Wine.
O Proton já e uma versão do Wine, turbinada com diversas correções e otimizações para jogos.

Outro detalhe é que alguns jogos possuem versões nativas do Linux, mas podem estar desatualizadas e com isso diversos Bugs (Meu exemplo é Dying Light, a versão proton funciona, a nativa do Linux não)

Placa de vídeo eu não sei te dizer, ja ouvi dizer que no linux quando a GPU bate 100% de uso, pode acontecer alguns atrasos para processar comandos do teclado, mas não sei a veracidade dessa informação.

No mais, espero que tenha te ajudado de alguma forma, ou ao menos te dado uma luz de esperança!