Fala gente, tbm? De novo eu aqui, dessa vez, pra dar um palpite, sobre o Vim e o Neovim…
Enfim, eu estou mudando definitivamente para o Helix, um editor modal tbm, bem menos conhecido do q o vim, obvio, mas q pra valer, eu to gostanto bastante.
Embora esteja dando um bom trabalho pra acostumar, a forma de editar com ele é muito mais eficiente do que o vim, ele tem uma pegada bem mais ‘selecionar e agir’, q deixa tudo bem mais eficiente.
Além da forma de edicão dele ser bem eficiente, e a aparencia dele bem elegante tbm (eu pessoalmente acho q mais bonito q o Neovim com Lazyvim e essas coisas), as configs dele são muito, mas MUITO enchutas, com poucas opcões de customizacão
Eu sei q isso não vai agradar todo mundo, mas pra mim, é bem melhor q ficar sofrendo com mais de 10 .lua expalhados nos meus dotfiles, até pq,
eu não sou lá muito fã de se usar linguagens de programacão pra fazer configuracões, entendo o apelo, condicões, personalisacão e tals, mas msm assim, prefiro o toml…
Deem uma breve olhada no meu Helix
Bem clean né? E pra ter isso, essa é toda a minha config:
theme = "gruvbox"
[editor]
cursorline = false
cursorcolumn = false
gutters = []
color-modes = true
Sim, só isso, é toda a minha config de UI do meu Helix, inclusive voltei pro Gruvbox hj no meu novo setup do Hyprland (mas vai ter Catppuccin, fiquem de olho), e pra config dos LSP, é só isso tbm:
[language-server.emmet-ls]
command = "emmet-ls"
args = ["--stdio"]
[[language]]
name = "html"
language-servers = ["vscode-html-language-server", "emmet-ls"]
auto-format = true
[[language]]
name = "css"
language-servers = ["vscode-css-language-server", "emmet-ls"]
# Para React/JSX/TSX
[[language]]
name = "tsx"
language-servers = ["typescript-language-server", "emmet-ls"]
[[language]]
name = "jsx"
language-servers = ["typescript-language-server", "emmet-ls"]
Enfim, espero q tenham gostado, o Helix é muito legal msm, e bem rápido, e bem minimalista, sei q não agrada a todos, e a trasicão é bem dificil, mas espero q vcs gostem, até mais!