Helix: um editor MELHOR q o VIM?

Fala gente, tbm? De novo eu aqui, dessa vez, pra dar um palpite, sobre o Vim e o Neovim…
Enfim, eu estou mudando definitivamente para o Helix, um editor modal tbm, bem menos conhecido do q o vim, obvio, mas q pra valer, eu to gostanto bastante.
Embora esteja dando um bom trabalho pra acostumar, a forma de editar com ele é muito mais eficiente do que o vim, ele tem uma pegada bem mais ‘selecionar e agir’, q deixa tudo bem mais eficiente.
Além da forma de edicão dele ser bem eficiente, e a aparencia dele bem elegante tbm (eu pessoalmente acho q mais bonito q o Neovim com Lazyvim e essas coisas), as configs dele são muito, mas MUITO enchutas, com poucas opcões de customizacão
Eu sei q isso não vai agradar todo mundo, mas pra mim, é bem melhor q ficar sofrendo com mais de 10 .lua expalhados nos meus dotfiles, até pq,
eu não sou lá muito fã de se usar linguagens de programacão pra fazer configuracões, entendo o apelo, condicões, personalisacão e tals, mas msm assim, prefiro o toml…

Deem uma breve olhada no meu Helix

Bem clean né? E pra ter isso, essa é toda a minha config:

theme = "gruvbox"

[editor]
cursorline = false
cursorcolumn = false
gutters = []
color-modes = true

Sim, só isso, é toda a minha config de UI do meu Helix, inclusive voltei pro Gruvbox hj no meu novo setup do Hyprland (mas vai ter Catppuccin, fiquem de olho), e pra config dos LSP, é só isso tbm:

[language-server.emmet-ls]
command = "emmet-ls"
args = ["--stdio"]

[[language]]
name = "html"
language-servers = ["vscode-html-language-server", "emmet-ls"]
auto-format = true

[[language]]
name = "css"
language-servers = ["vscode-css-language-server", "emmet-ls"]

# Para React/JSX/TSX
[[language]]
name = "tsx"
language-servers = ["typescript-language-server", "emmet-ls"]

[[language]]
name = "jsx"
language-servers = ["typescript-language-server", "emmet-ls"]

Enfim, espero q tenham gostado, o Helix é muito legal msm, e bem rápido, e bem minimalista, sei q não agrada a todos, e a trasicão é bem dificil, mas espero q vcs gostem, até mais!

4 curtidas

Os atalhos seguem o do vim?

PS: Muito bonito seu waybar e o Helix também.

1 curtida

Ah irmão fico feliz demais de você voltar ao distro hopping e aos TUis :sweat_smile: :rofl: , e parabéns como sempre tudo muito bonito!

Eu tô aqui curtindo demais o i3 com o Wallpaper do debian e a paleta de cores que vc me passou. Já até arrisquei fazer um .dotfiles.

Sobre IDE em terminal tô sossegado, peguei ranço de Vim motions não quero nunca mais ver isso. Editor de terminal configurei o nano mesmo, troquei as teclas para as que estou acostumado e pra mim já está ótimo.

Sobre o Helix como é para configurar o Linter e Language Server? no Neovim dá uma trabalheira danada e tem que instalar um monte de coisa, pelo menos para programar em PHP foi o que testei.

Olha como ficou o meu nano:

1 curtida

Q bom q gostou mn! Não, os atalhos são meio inspirados, principalmente o modo de comando, como, :w, ou :wq. :wqa, etc, mas a edicão de texto fica bem diferente, tipo, dd fica xd (ou seja, x seleciona a linha, d deleta), ou xy (x seleciona a linha, y copia), e assim por diante, é bem eficiente…

1 curtida

Pô mn, ficou massa demais seu nano! Eu nunca cheguei a configurar ele não, mas ficou muito bonito! Sobre o Helix, pra Language Server, é incrivel, é so instalar o pacote global, seja pelo npm, ou cargo, ou pelo oq vc quiser, ex: pnpm i -g typescript-language-server, e pronto, não precisa fazer mais nada, o Helix já vai usar o LSP pro TypeScript automaticamente, é muito de boas… E os Linters é so configurar no language.toml, q nem aqui:

1 curtida