Headset sem fio com problemas para funcionar no linux

Ola, espero que estejam bem.

Estou enfrentando um problema com meu novo fone de ouvido, o Headset Havit Fuxi-H3. Ontem recebi ele e fui testar no windows, funcionando perfeitamente, tanto o audio quando o microfone. Hoje tentei testa-lo no meu linux (Fedora 43) e por alguma razão ele não funciona bem. O comportamento geral é que ele sai áudio apenas se eu deixar o volume no 100%, e apenas do lado direito. Se eu diminui o volume para 99, ele para de funcionar. Fiz um experimento com o alsamixer, onde consigo ver duas colunas de áudio no dispositivo (PCM e PCM 1). A primeira coluna fica em 100 se deixo o audio do computador em 100, mas se abaixo para 99, a coluna vai para 0 instantaneamente. A segunda coluna fica sempre no 0. Até funciona se eu for e mudar manualmente para 100 as duas colunas, mas queria não ter que fazer isso toda vez que precisar ou querer usar o fone de ouvido no Linux.

Se alguém souber ajudar ou tiver alguma pista, estou aceitando qualquer conselho.

ATUALIZAÇÃO: Mexendo em algumas configs, fiz a proeza de fazer parar de funcionar minhas caixinhas de som também kkkkkk, ai senhor.

Para todos aqueles que vierem após mim, consegui resolver.
Não consigo dizer com precisão o que era, mas resolvi trocar do pipewire para o pulseaudio para testar e começou a funcionar. Depois de algumas configurações com o pavucontrol eu consegui fazer com que tudo funcionasse bem. O fone funciona de ambos os lados e responde ao controle de volume e a caixa voltou a funcionar perfeitamente.

Para trocar de pipewire para pulseaudio, usei o comando: sudo dnf swap --allowerasing pipewire-pulseaudio pulseaudio

Isso eu retirei deste link: Changes/DefaultPipeWire - Fedora Project Wiki

1 curtida

Olá aotokobayashi

Cara que beleza que deu certo, é massa demais quando conseguimos resolver algum problema assim. Parabéns! Esses problemas de Headset sem fio sem som, são geralmente cabulosos de resolver.

Depois marque sua reposta acima como resolvido, assim fica mais fácil do pessoal localizar na pesquisa depois.

Abrass!